Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Leitores da Linux Format escolhem os destaques do código aberto em 2006

Meu exemplar da Linux Format de setembro chegou ontem, e ainda estou começando a leitura (quando terminar, publico uma matéria sobre ela aqui no BR-Linux). Mas uma das matérias me chamou a atenção: a escolha dos 'Reader Awards 2006' - votação que dura 4 meses, em que os leitores da revista inglesa escolhem os destaques do código aberto.

Me chamou a atenção que vários dos resultados espelharam as escolhas dos Favoritos de 2005 da comunidade brasileira publicada pelo BR-Linux no final do ano passado. Veja abaixo a seleção dos leitores ingleses:


  • Melhor distribuição: Ubuntu (sem surpresas aqui: foi a escolha brasileira também, e faz tempo que é a mais popular no DistroWatch)
  • Melhor software para Internet: Firefox (também sem surpresas)
  • Melhor aplicativo desktop: Firefox (aqui sim eu me surpreendi. Os outros softwares bem colocados foram o KDE, OOo e Amarok)
  • Melhor jogo: Frozen Bubble (outro empate com os brasileiros)
  • Projeto de software livre do ano: KDE. Parabéns!
  • Melhor software servidor: Apache (o Apache ganhou em todos os anos, desde que o prêmio foi criado)
  • Melhor ferramenta de desenvolvimento: GCC (no Brasil ele ficou em 4o. Por aqui ganhou o Eclipse)
  • Prêmio corporativo: Novell
  • Melhor ferramenta Office: OpenOffice.org
  • Melhor suporte a hardware: NVidia
  • Prêmio de Linux Embarcado: Nokia 770
  • Melhor recurso de suporte: Google (ganhou dos sites e fóruns de grupos de usuários)


No final do ano vocês terão oportunidade de votar também aqui no BR-Linux ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de alexandre_parente
Nvidia: Todo mundo é contra driver binário, mas a nvidia sempre eh citada, e aqui como melhor "suporte a hardware" (por parte do SL é que não eh)

Quanto ao firefox,("sem surpresas"), para mim ele é uma surpresa ate hoje! lento, feio e soh abre 35 tabs (soube disso a pouco tempo hehe). não entendo pq o usuário do gnome não usa outro navegador em gtk.(não estou falando do(a) gecko)



Comentário de Douglas Augusto
?!?:
(...) em que os leitores da revista inglesa escolhem os destaques do código aberto.


Fiquei chocado com a escolha da Nvidia na categoria de melhor suporte a hardware em uma votação sobre "código aberto". Não sei se a pesquisa indicava exatamente isso (p.e.: melhor hardware com suporte binário) ou os leitores da Linux Format não sabem diferenciar/reconhecer código proprietário de código aberto --isto é muito sério.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de nemesis
ratings: nvidia :: +1, Insightful
firefox :: -1, Troll

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ednei Pacheco
Eis o motivo pelo qual tenho: Eis o motivo pelo qual tenho a absoluta consciência de que a maioria dos "linuxers" gostam do Tux pela "gratuidade" dos programas, e não pela sua filosofia livre.

Até reconheço que existem especificações técnicas que impedem a nVidia (e a ATI) de liberarem o código dos drivers para que o concorrente não tenham acesso a informações confidenciais. Mas já que essa é a tendência, porque as duas (ou mais empresas do ramo) não abrem SIMULTÂNEAMENTE o código?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de CWagner
Sinceramente não sei quais: Sinceramente não sei quais segredos seriam revelados com a divulgação das especificações do driver das placas, mas sejam eles quais forem, acho que um novo movimento já está começando a ser percebido ao longe http://br-linux.org/linux/intel_libera_drivers_da_familia_de_chipsets_955
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004