Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançamento da versão beta do Netbeans 6.0


“Como previsto na linha de desenvolvimento do Netbeans a versão beta 1 do Netbeans 6.0 foi lançada hoje. Todas as features que foram proposta para esta versão já se encontram implementadas em fase de teste.”


Enviado por Rodrigo Pinheiro Matias (rodrigopmatiasΘyahoo·com·br) - referência (rodrigopmatias.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Copernico Vespucio
Sem dúvida...: A melhor versão do Netbeans já criada até hoje. Em uma primeira análise, parece que todas as deficiências da IDE foram corretamente endereçadas.

Netbeans agora lidera o ranking de melhor IDE para Java (e não só para Java!).

Resta agora a versão final sair do forno, e que os desenvolvedores mais comodistas reconheçam isso "saindo do escuro"...
Comentário de nemesis
sinistro, hein?!: "Netbeans agora lidera o ranking de melhor IDE para Java (e não só para Java!)."

de fato, é possível desenvolver para C++ (e C?) e, veja só!, Ruby on Rails! Pelo visto, a Sun realmente está levando suporte a Ruby a sério!

mas veja o poder do Marketing, né? Eclipse tem um nome bem mais reconhecido entre desenvolvedores Java! IBM é bem maior que a Sun...

tudo legal, se eu algum dia precisar desenvolver em Java no trabalho, já sei o que priorizar. Mas para projetos pessoais ainda teimo na simplicidade de vim... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ricardo Cruz
Look and Feel: Com tanto Look and Feel bonito ai poderiam mudar o NetBeans para outra neh? O Metal do Swing nao é nada atrativo.
Comentário de Copernico Vespucio
Período de Hibernação (sem trocadilho):

Eclipse tem um nome bem mais reconhecido entre desenvolvedores Java!


A IBM com o Eclipse chegou em um tempo em que a Sun e seus colaboradores (e o mercado!) estavam muito focados em aplicações servidoras e ignoravam um pouco o desktop. A IBM endereçou alguns problemas do Java Swing com o seu (péssimo, na minha opinião) SWT e criou uma IDE baseada no código de suas proprias suítes de desenvolvimento e seu compilador JDT. Assim o Eclipse (para desafiar o "Sol") nasceu.

O Eclipse é ruim em muitas coisas. Plugins desencontrados, falta de suporte completo ao Ant (ele insiste em usar seu próprio esquema de organização de projetos), o próprio SWT, "cegueira" (intencional?) em relação aos padrões JCP, etc.

Só recentemente (uns 2 anos) o Netbeans "acordou" e entrou pesado na luta. Ou melhor, implementando muita coisa que o Eclipse não tem por não ser interesse da Fundação.

É aquilo de quem chega primeiro se estabelece. Como as pessoas são preguiçosas por padrão e padronizam essa preguiça, o Eclipse, apesar de inferior, ainda terá vantagem na briga por muito tempo ainda.


Mas para projetos pessoais ainda teimo na simplicidade de vim... :)


hehe. No blog do J. Gosling ele conta a história de vários colegas dele que usavam o Vim e não gostavam do Eclipse. Ele os convenceu a testar o novo Nb (então 5.5) e agora muitos deles não querem outra coisa. Meu conselho é: experimente também. :P

Um editor (não uma IDE) mais simples que eu tb. gosto bastante (mas não uso mais tanto, em detrimento do Nb) é o JEdit (www.jedit.org), do soviético Slava Pestov.


Pelo visto, a Sun realmente está levando suporte a Ruby a sério!


Ei! Lembrando que não se trata da Sun e sim do Netbeans Group. A Sun só doou o código legado (e alguns programadores).

Dê ao público o que ele (acha que) quer, né? :-/

Melhor que brigar é compatibilizar... E jogar limpo.

Pra terminar: destaque para a revista virtual (em pdf) do Netbeans, escrita em inglês com o staff composto quase completamente de... brasileiros!!!


Comentário de Copernico Vespucio
PLAF: O PLAF do Netbeans não é exatamente Metal (que atualmente é um pouco mais bonito e se chama Ocean...).

Através das preferências de sistema, ao que me lembro é possível alterar o LAF para o nativo do seu sistema (Windows ou GTK).

Ainda não fiz a experiência, mas uma vez que o Look And Feel do Swing é plugável, creio que é possível fazê-lo trabalhar com qualquer LAF escrevendo um "lançador" com poucas linhas de código. Algo assim como (de cabeça):

public class NetbeansLauncher{
public static void main(String a[]){
javax.swing.UIManager.setLookAndFeel("nomedaclassedoseulaf");
NomeDaClassePrincipalDoNetBeans.main(a);
}
}

seria só colocar o jar do seu laf no classpath...

Um dia desses experimento! :-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004