Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o SUSE Linux 10.1

Depois de oito meses de teste, o projeto openSUSE finalmente lançou o muito esperado e atrasado SUSE Linux 10.1: 'Após muito trabalho e vários atrasos, orgulhamente anunciamos a disponibilidade do SUSE Linux 10.1. Como sempre, oferecemos as últimas versões dos pacotes open source disponíveis no momento. Menciona principalmente a inclusão do XGL para aceleração 3D no desktop, NetworkManager para acesso WiFi sem dor em qualquer lugar, a aplicação completamente open source AppArmor 2.0, e a integração completa do Xen 3 no YaST.'” A nota foi enviada por Emerson Gomes (emerson·gomesΘgmx·net), que acrescentou este link de download.

Mais detalhes sobre as novidades da nova versão podem ser vistos na notícia anterior enviada pelo pessoal do #Suse-BR da Freenode.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Link alternativo para download: Caso o site do OpenSuSE esteja fora do ar novamente, como aconteceu hoje pela manhã, há um link alternativo para download (plataforma i386):
ftp://mirrors.kernel.org/opensuse/distribution/SL-10.1/SUSE-Linux-10.1-GM-i386.torrent

Demais plataforas podem ser obtidas em:
ftp://mirrors.kernel.org/opensuse/distribution/SL-10.1/

Esse link é para donwload via torrent, como o Azureus:
http://azureus.sourceforge.net/

Prefiram fazer o download via torrent para não congestionar os servidores.

Um abraço,
Renato
Comentário de doutor.zero
Não existem isos de: Não existem isos de dvd?

obrigado.
Comentário de Emerson Gomes
(Ainda) não, mas é: (Ainda) não, mas é possível converter as ISOs de CD para uma única de DVD. O Howto estava em opensuse.org, mas o site esta sobrecarregado e indisponível por conta do release do 10.1.
Google ;)
Comentário de masp
DVDs só dia 18 de Maio!: DVDs só dia 18 de Maio!
Comentário de rwar
o que há em cada iso?: Quais são os pacotes de cada ISO? Onde poderia verificar, pois estou muito interessado em trocar minha distro atual (Ubuntu) pelo SuSE (que utilizei há um bom tempo atrás e não me queixo de nada).
Comentário de escovadordebit
Conversão tranqüila.: Ja fiz a conversão para DVD da rc2. O processo não é complicado. Apenas havia um pequeno erro no caminho de procura de arquivo de um dos comandos que tive que corrigir. Postei a correção na página do wiki howto do site.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de asdsad
aonde que eu acho esse: aonde que eu acho esse script pra converter os 5 cds do suse pra 1 dvd?
Comentário de Márcio H. Ferreira
ISOs no Brasil: Em breve, ISOs disponíveis para i386 e x86_64 no ftp da unicamp

Se alguém tiver um contato do admin de mirrors.uol.com.br, favor avisar o brain :)

Comentário de escovadordebit
O link é este: O link é este aqui:
http://en.opensuse.org/Making_a_DVD_from_CDs

Quando verifiquei a wiki estava fora do ar. Provavelmente o site todo esta sofrendo os efeitos do grande volume de acessos. Ou a Novell se ligou que muita gente iria buscar a conversão e tirou-o do ar propositalmente. Não posso descartar esta possibilidade.

Você pode tentar este link alternativo. É para a versão 9.3, mas basicamente os comandos são os mesmos. Você só tem que alterar os nomes dos arquivos.

http://linux.derkeiler.com/Mailing-Lists/SuSE/2005-08/1427.html



Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Dm7
Atualizar, compensa?: Tenho o 10 instalado, vale a pena atualizar?
Abs

Comentário de JPayne
Com certeza....: Eu não uso Suse... mas pelo tempo que demorou para sair essa atualização... acredito que eles tenham mudado coisas internas do sistema mas importantes !!!

Se ele realmente vem com o XGL (desktop 3D) pronto pra uso eu acho que vale a pena sim... vi esse Desktop 3D num Install Fest que eu fui e acho que valeria a pena atualizar sim !!!


João Paulo
Linux User #345200
Comentário de Dm7
De qualquer forma,: Atualizar é diferente de instalar... assim aproveito para perguntar: Quais são os maiores inconvenientes ou resultados inesperados de uma atualização?
Comentário de escovadordebit
Tudo pode acontecer...: Opinião pessoal.

Tudo pode acontecer.Os caras podem jurar de pé junto que nada vai acontecer e que ja testaram as atualizações à exaustão, mas a verdade é que os pacotes instalados e o hardware no qual ele esta rodando varia muito e grande parte das distros vai lendo a configuração da máquina e configurando-a na instalação.

Esteja preparado para um bom exercício de estudo pois pode ser que você precise reconfigurar algumas coisas.

Atualmete estou usando o Kurumin e na última atualização (apt-get dist-upgrade), simplesmente minhas contas e senha de root foram detonadas.O sistema também não subia mais o X nem de um jeito nem de outro. Só subia o X logado como root.Tive que montar a partição com um live-cd para alterar a senha de root e tentar consertar o problema mas mesmo alterando a senha, não teve jeito.

Claro que tudo tem um jeito de ser resolvido, mas o problema é o tempo de pesquisa e estudo que isso pode tomar. Pode ser um ótimo exercício desde que você esteja preparado para isso.

De qualquer forma, fica apenas a dica para que esteja atento no caso de você estar necessitando do sistema para alguma tarefa de produção.

Quem tiver opinião divergente, com cases de sucesso, por favor fique a vontade para me contestar.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."



Comentário de Dm7
Pois é escovadordebit, eu: Pois é escovadordebit, eu já tive esses efeitos colaterais que vc mencionou... queria saber se o processo tá ficando menos traumático, mas pelo jeito ainda não!
Abs,
Comentário de feliperamone
XGL separado: É possível baixar o XGL pra usar na versão 10.0, sem ter q atualizar/reinstalar?
Comentário de renatogdelf
Sim, é possível.: Eu coloquei o XGL no meu SuSe 10.0 a um tempo atrás e ficou fino (tive que fazer umas fuçadas). O troço é legal demais.

As dicas que olhei foram do OpenSuse, mas acho que está fora do ar agora (congestionamentos!!!!).

No entanto, acabei de ver esta dica, parece boa. É semelhante ao processo que fiz
Xgl on SUSE 10.1 for Gnome and KDE with NVidia Graphics Cards
Comentário de rwar
E para placas da ATI existe: E para placas da ATI existe como implantar XGL? Fiz uma busca no site da Novell, mas sem sucesso.
Comentário de eltern
Aos que morarem em Contagem: Aos que morarem em Contagem ou Belo Horizonte podem pegar a cópia comigo dos 05 cds 32Bits.

Mande uma mensagem pelo form que a gente da um jeito, quero apenas os cds pra gravar :)

Eltern De Assis
Comentário de Metatron
Em breve a versão retail para download: Boa noite,

No site linuxiso.org, há um fã do SuSE que sempre compra o pacote oficial e cria ISOs para download, ele já avisou para os interessados aguardarem.
Para maiores informações : http://knetdome.homelinux.net/bt/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004