Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jonathan Schwartz, da Sun, acha que o Ubuntu pode ser a distribuição mais importante hoje

A Sun parece estar bastante interessada em absorver parte do impulso do software livre no mercado: ontem aproveitou a abertura do seu evento JavaOne para anunciar que pretende abrir o código do Java, e hoje durante o mesmo evento insinuou que vai aproximar-se do Ubuntu Linux - justamente uma das raras distribuições entre as mais populares que tem um compromisso público de ser permanentemente gratuita, tanto em sua versão desktop quanto na versão enterprise.

Jonathan Schwartz afirmou em uma conferência com a imprensa que 'o Ubuntu vem ganhando uma tonelada de impulso, e é possivelmente uma das mais importantes, senão a mais importante distribuição de Linux lá fora'. A ZDNet vê a afirmação como 'um dedo no olho da Red Hat e da Novell'.

O Ubuntu Dapper Drake, a ser lançado no início de junho, vai rodar em sistemas Intel de 32 e 64 bits, PowerPC e uma quarta arquitetura, ainda não anunciada. Será o Sparc? Eu acredito que sim. Veja o texto completo em Sun flirts with Ubuntu: ZDNet Australia: News: Software.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bohne
Nada é perfeito: Ótima a notícia que a Sun pretende abrir o código do Java, apesar de haver o termo "pretender" no anúncio. Que lucro vai trazer à comunidade em saber da pretensão da Sun de abrir algum fonte? Melhor que anunciassem que 'abriram' o código, e pronto. A atitude da Sun transparece muito mais uma jogada de marketing do que uma ação efetiva em favor ao Software Livre.
Outra coisa que chamou-me a atenção, foi o tom de predileção ao Ubuntu (excelente, sem dúvida) em detrimento às outras distros. Se queriam bater na Red Hat ou Novell, que digam. O que não se pode fazer é comparar uma distro com outra. Como comparar o Ubuntu que tem a prerrogativa de manter-se grátis (sic) com um Gentoo, que possui uma infinidade de aplicativos e uma das melhores documentações que eu já vi até hoje (tirando os manuais que vinham com as estações SUN).
Todos tem o direito de gostar desta ou daquela distro, o que não achei apropriado foi um representante de uma empresa como a Sun, pender suas opiniões a uma maneira subjetiva. E a parte técnica da escolha? Preferia ter lido sobre esta.
Enfim! Que continuem se aprimorando, que abram o código e que se aproximem do Ubuntu. Desde que se moldem aos preceitos da comunidade de Software Livre, só temos a ganhar.
Comentário de Pedro Ribeiro
Dizer que o cara "acha" que: Dizer que o cara "acha" que "pode ser" não torna esse artigo muito interessante. ;-)
Comentário de talexbh
Ubuntu: por falar em Ubuntu, já está disponível a distribuição gratuita de mídias do Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake), é só ir no http://shipit.ubuntu.com e solicitar!
Comentário de Peter Parker
Abrir o código?: O código da JVM e das classes do JRE já é aberto há vários anos, inclusive os códigos do JRE já vem pra serem instalados quando vc faz o download da JDK. E, na área de downloads, tem o código da JVM.
O que se discute é tornar o código da JVM GPL.
Comentário de Rodrigo Tassinari
Ubuntu no Sparc: Ubuntu já roda, e muito bem por sinal, na plataforma Sparc, inclusive nos novos CPUs multi-core Niagara. Vide este benchmark por exemplo, que mostra o Ubuntu Dapper Drake (beta) rodando Apache no Niagara com melhor performance do que os próprios Solaris (10 e Express) da Sun.

Esse pequeno benchmark saiu na época do FISL7. Na hora chamei o pessoal da Sun no evento, Simon Phipps e Stephen Lau, para vir ao nosso stand do Ubuntu Brasil ver a notícia, e até eles estavam bem impressionados.

A diferença é que com essa notícia o Sparc pode entrar como plataforma suportada oficialmente, com CDs via Shipit e tudo mais.

Além disso, como o próprio Simon confidenciou, a grande maioria dos desenvolvedores do OpenSolaris na Sun usam em suas estações de trabalho na verdade o Nexenta, que vem a ser o Ubuntu com kernel do OpenSolaris :)
Comentário de Eduardo Linux
Importância do Ubuntu: Tá, o Ubuntu é uma distribuição muito legal de se usar; daquelas que a gente até recomena a namorada, a mãe ou qualquer outra pessoa leiga a tentar instalar sozinha em seu computador e coisa e tal; mas uma coisa importante a ser dita é que o aumento do número de usuários não é premissa para o aumento da qualidade de um produto.

No caso do Ubuntu - e de softwares livres/de código aberto em geral - o lance é estimular os novos usuários a se tornarem co-desenvolvedores, provendo feedback, documentando, participando ativamente dos projetos. E, se o Ubuntu, de alguma forma, fomenta este tipo de atitude por parte de seus usuários, aí sim poderemos concordar que sua importância hoje é relevante.

Red Hat, SuSe, Debian e outras distribuições mais antigas têm uma base de usuários bem grande; muitos as usam até mesmo sem saber, mas o que realmente as torna importantes são seu potencial produtivo, realizado por seus desenvolvedores.
Comentário de hamacker
O que posso dizer sendo: O que posso dizer sendo usuario Debian e Ubuntu é que uma boa parte que gosta de debian tambem usa ubuntu. A contribuição com traduçoes, reportar bugs, workarounds, howto's, wiki's,... tá na veia. O canal de comunicacao do ubuntu com esses usuarios que tambem contribuem é muito bom, tanto os bug-tickets como as de tradução sao simples e eficientes. A comunidade em torno dela talvez seja mais eficiente do que a distro em sí.
Comentário de brandizzi
a || !a: No fim o Schwartz falou nada com coisa nenhuma :)

Ademais, o que seria ser a distro mais "importante"? Se o parâmetro for adoção, o Ubuntu ou deve estar chegando lá, ou já deve ser mesmo a mais importante. Mas, e se o Debian acabasse? Um terço do mundo das distros teria de rever sua estrutura. Se a Red Hat falisse? O Linux corporativo levaria um golpe que variaria entre o extremamente doloroso e o mortal. SuSE não poderia ser a mais importante, por ser tão bem feita?

Enfim, nada com coisa nenhuma.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de semente
E o Debian?:
Ubuntu Linux - justamente a única distribuição entre as mais populares que tem um compromisso público de ser permanentemente gratuita, tanto em sua versão desktop quanto na versão enterprise.


O Debian é bastante popular, é um projeto de comunidade e tem um compromisso público de ser gratúita também.

Talvez seria mais correto dizer que o Ubuntu, entre as distribuições geridas por empresas, bla bla bla...

--
# aptitude install anarchism
Comentário de semente
É Debian com Kernel OpenSolaris!: ...o Nexenta, que vem a ser o Ubuntu com kernel do OpenSolaris...

Bom, não seria Debian com Kernel OpenSolaris!? Veja no site: http://www.gnusolaris.org/gswiki

--
# aptitude install anarchism
Comentário de brain
compromisso público: Não sabia, achava que o compromisso do debian se limitava aos termos da DFSG. Você pode me mandar o link do compromisso público do Debian com a gratuidade? Gostaria de saber mais sobre o assunto.
Comentário de Márcio
Contrato Social Debian: Talvez o Contrato Social Debian http://www.debian.org/social_contract

de onde destaco:

"1 - O Debian permanecerá 100% livre

Nós disponibilizamos as definições que usamos para determinar se um software é "livre" no documento intitulado "A Definição Debian de Software Livre (DFSG)". Nós prometemos que o sistema Debian e todos seus componentes serão livres de acordo com essas definições. Nós iremos fornecer suporte às pessoas que desenvolvem ou usam software livre e não-livre no Debian. Nós nunca faremos o sistema depender de um componente não-livre."

Se for questão de "gratuidade" e não liberdade tem tb está parte do mesmo documento, que acho, acoberta o assunto e inclusive trata da questão em que apoia iniciativas como Knnopix, Ubuntu, Kurumin e tantas outras derivadas:

"4 - Nossas prioridades são nossos usuários e o software livre

Nos guiaremos pelas necessidades de nossos usuários e da comunidade software livre. Colocaremos seus interesses em primeiro lugar nas nossas prioridades. Nós iremos fornecer suporte às necessidades de nossos usuários para que o sistema funcione em diversos tipos de ambientes computacionais. Não faremos objeção a softwares não-livres que têm como objetivo rodar em sistemas Debian, nem tentaremos cobrar taxa alguma às pessoas que criarem ou utilizarem estes softwares. Permitiremos que outras pessoas criem distribuições contendo o sistema Debian e outros softwares, sem cobrar taxa alguma. Como forma de amparar estes objetivos, nós disponibilizaremos um sistema integrado, com materiais de alta qualidade, e sem restrições legais que possam impedir tais usos do mesmo."

E claro que posso estar errado, ou não tenha intendido sua pergunta!

Abraços,

_________________
Márcio Inácio Silva
.~.
/ v \ Seja Livre, use GNU/Linux!
/ ( ) \
^^-^^ GNU/Debian/Linux
Comentário de semente
Pelo que sei, todos os: Pelo que sei, todos os componentes do Debian devem ser disponibilizados gratuitamente, assim como o Debian.

Não achei nada referente à isso, posso estar errado. Creio que os softwares que se enquadram na DFSG acabam sendo gratuitos (não estou querendo confundir livre e gratuito).

Porém, acredito estar realmente enganado, não achei referências para garantia nenhuma que o Debian será sempre gratuito. Apesar do Debian ser uma distribuição não comercial, isso não quer dizer que não possa ter um preço futuramente (apesar de acreditar que isso nunca acontecerá). Acho que confundi nesse ponto: não comercial X gratuito.

--
# aptitude install anarchism
Comentário de semente
Opa!: nem tentaremos cobrar taxa alguma às pessoas que criarem ou utilizarem estes softwares

Opa! Li o Contrato Social e nem reparei nisso! Acho que tá aí de onde tirei essa idéia! :-P

--
# aptitude install anarchism
Comentário de Márcio
Acho não aver duvidas!: Posso estar errado, mas:

http://www.debian.org/intro/about

"* Afinal de contas, o que é o Debian?
* É tudo livre?
* Livre? Mas os CDs e a banda de rede custam dinheiro.
* A maior parte do software custa centenas de dólares. Como vocês podem simplesmente dá-lo?
* Que hardware é suportado?
* Antes de decidir, preciso de mais informações.
* Ainda não estou convencido. Quais são alguns prós e contras do Debian?
* Como eu consigo o Debian?
* Eu não consigo configurar tudo sozinho. Onde eu consigo suporte para o Debian?
* Afinal de contas, quem são vocês?
* Como tudo isso começou?"

De onde destaco o trecho especifico sobre compromisso:

"O Debian é tão compromissado com o software livre que decidimos que seria útil que esse compromisso fosse formalizado em um documento escrito. Assim, nosso Contrato Social nasceu."

Sobre o contrato social Debian já foi dito, e acho interessante que todos leiam para fomentar a discussão da forma correta!

Abraços,

_______________
Márcio Inácio Silva
.~.
/ v \ Seja Livre, use GNU/Linux!
/ ( ) \
^^-^^ GNU/Debian/Linux
Comentário de Leandro Cardoso
O gentoo é uma das: O gentoo é uma das distribuições mais populares existentes e também tem o compromisso de permanecer sempre livre.
http://www.gentoo.org/main/en/contract.xml
Tomem cuidado com palavras como "única", "toda", etc.
[]s
Comentário de brain
Obrigado, Márcio!: Obrigado pelo esclarecimento, vou reformar na notícia.
Comentário de semente
Esclareça "livre".: Livre em liberdade ou você está falando de gratuidade!? ;-)

Nossa discussão é quanto à gratuidade. Quanto a ser software livre, o Debian garante que será sempre livre, assim como o Ubuntu, se não me engano.

--
# aptitude install anarchism
Comentário de Copernico Vespucio
equívoco?: É a API Core do Java (escrita em Java) é que vem com o código-fonte no download (coberto pela antiga licença SCSL: ela permite que vc. leia o código, mas não deixa reaproveitar nem distribuir nada baseado no conhecimento adquirido - Na época era uma defesa contra as M$ da vida).

Apesar de hoje (J2SE5.0 ou superior) vc. poder baixar os mesmos códigos sob a licença de pesquisa (que ainda não permite "cópia" mas vc. pode ler o código e agir de acordo com o know-how adquirido como bem entender - é o que ajuda bastante iniciativas como o Apache Harmony, por exemplo).

O que não é público ainda é o código das próprias implementações Sun da JVM (escrito em C e assembly) para cada SO (Windows, Linux e Solaris, pq a Apple implementa sua própria JVM para o Mac), assim como os códigos do compilador JIT (Just In Time compiler, que melhora bastante a performance, principalmente em servidores) da Sun, o HotSpot.

Embora a especificação da JVM seja pública e baseada em técnicas acadêmicas (coleta de lixo generacional, etc), o código da Sun para sua implementações nunca foi liberado. Além de tornar mas acessível a licença de toda a API core, creio que é das implementações de JVM que Schwartz está se referindo.
Comentário de Copernico Vespucio
Grande Kernel + Grande Distro: Um excelente Kernel com uma excelente distro! Vou dar uma investigada no Nexenta! :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004