Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Google planeja fechar Orkut no Brasil caso não haja acordo com Justiça


“O Google Inc. planeja proibir que usuários brasileiros acessem sua rede social Orkut caso a empresa não chegue a um acordo com o Ministério Público Federal, segundo notícia publicada nesta sexta-feira (25/08) no jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a notícia, fontes dentro da companhia afirmam que, caso não consiga conter a ações de usuários envolvidos com assuntos maliciosos, como pedofilia, incitação ao ódio e tráfico de drogas, o Google Inc. planeja fechar o serviço no Brasil.

O suposto fim das atividades da rede social, gerenciada pelo Google na Califórnia, no Brasil reflete a ação iniciada pelo Ministério Público Federal na última terça-feira (22/08), que ordena que o Google Inc. libere informações de usuários envolvidos com crimes digitais.”


Veja o texto completo em IDG Now! - Google planeja fechar Orkut no Brasil caso não haja acordo com Justiça.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ufa
Fechar Orkut no: Fechar Orkut no Brasil??
Vão bloquear por IP?
Estranho isso...
Comentário de Marcus VBP
Talvez eles fechem: Talvez eles fechem definitivamente o orkut. O Google só tem público no brasil. no EUA o público deles é ridículo, menos de 200 mil pessoas.
Comentário de Koolosh
fechar formalmente.: Possivelmente vão bloquear os range de IP's brasileiros e dizer oficialmente que não o Orkut não é para o Brasil. Desta forma quem acessar saberá que brasileiros são oficialmente proibidos no Orkut, mas não dou uma semana pra "alguém" inventar uma maneira de burlar isso e espalhar pro povo.

Pessoalmente só acho que é charme deles, não vão fazer isso, pois o Orkut virou uma febre aqui, brasileiro adora coisas inúteis mesmo, a começar pelos nossos políticos (se bem que não são tão inúteis na hora de roubar).
Comentário de vmedina
Pronto, lá vem o cabo de guerra.: Isso não vai prestar.

O Google não quer abrir os registros, uma boa pergunta seria "Por quê?", o MPF não vai dar para trás em ano de eleição, quando eles vão tentar parecer o supra-sumo da defesa da justiça. Adivinha para quem vai sobrar.

É pessoas, o lance é paquerar/conversar/conhecer gente por outro meio mesmo.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Moderem por favor: Post duplo, devido a dificuldades técnicas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Inventar?: Use o básico e multi plataforma: http://anon.inf.tu-dresden.de/index_en.html

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de henrique
Já foi dito aqui: Alguem ja escreveu nesse site, o google so esta queimando o filme com essa atitude, podiam simplesmente apagar certas comunidades, e tomar a mesma providencia com os boots e fakes ... tem alquele botão de denununcia pra que ?

Henrique.
Comentário de fzero
Independente do motivo...: ...se o Orkut for bloqueado no Brasil, já vai tarde.

De qualquer forma, alguém tem que explicar b-e-m d-e-v-a-g-a-r para o pessoal do MP como a internet funciona. A falta de conhecimento técnico está fazendo com que eles passem vergonha com declarações absolutamente imbecis.
Comentário de David
O Brasil não é um país sério.: O Google Inc. nunca se negou a fornecer nenhuma informação, inclusive já forneceu várias.
O problema do Ministério Público é que eles não entendem que o Google Brasil não possui dado nenhum sobre usuários do Orkut, uma vez que o serviço é hospedado e gerenciado pela Google Inc., lá nos EUA.

O Google Inc. designou um representante no Brasil para receber as solicitações do MP.
Só que o MP insiste em exigir que o Google Brasil forneça esses dados, que ele não possui.

Por isso o Google Brasil entrou com uma ação na justiça para que seja indicado um especialista independente que possa verificar e explicar para o MP que o Google Brasil não tem relação alguma com o Orkut, e solicite as informações diretamente ao Google Inc.

Ai o MP ameaçou fechar o Google Brasil, o que não ia afetar em nada o Orkut, e que mostra o quão ignorantes em funcionamento da internet são os promotores.

Como isso já tá virando palhaçada, a Google Inc. disse que vai fechar o Orkut pros brasileiros, o que equivale a fechar o serviço em si, uma vez que nos EUA quase ninguém sabe que ele existe e quase só tem brasileiros.

Além disso o serviço é ruim e não dá lucro nenhum. Está muito longe de ser prioridade pro Google.
Comentário de Dm7
Rapaz, depois que a ex ou a: Rapaz, depois que a ex ou a sua família e vizinhança sua tá online, você passa a gostar da vida anônima...
Comentário de nemesis
spam brasileiro: e pelo que vi nos comentários do slashdot, a maioria extremamente enfurecida pela quantidade de brasileiros mal-educados desrespeitando opções de linguagem e mandando emails em pt_br para todos em suas listas de amigos e dos amigos destes. Verdadeiro spam brasileiro em massa.

Orkut e MSN são duas pragas patéticas pra deslumbrados que não têm o que fazer. Outra são blogs... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de henrique
Não é bem assim.: O google no brsail, continua sendo responsabilidade do google no exterior, eh uma filial, pertence ao mesmo grupo econômico.
Agora o que o ministerio publico nao pode fazer eh ajuizar uma acao contra um empresa nos estados unidos. O que ele faz? tentar negociar ou amedrontar a filial, pois alguem aqui deve ter o telefone de algum chefe nos eua.

O que o ministerio publico quer eh que a matriz nos eua libere os dados por medo de perder a filial no BR.

Henrique.
Comentário de bode
Tchau Yogurte...: Brasileiro na internet é uma praga. É tão grave quanto um vírus. Se espalha, contamina, atrapalha, trava, burla... é complicado viu.
Vário jogos online já bloquearam IPs vindo do Brasil porque os players não sabiam se portar decentemente.
É o mesmo que está acontecendo com o MEGA-POP Orkut.

Comentário de MrHelix
O Brasil é uma piada: O Brasil é uma estranha democracia, onde o voto, que deveria ser um direito, é um dever! Experimente nao exercer o seu "direito", pra ver o que acontece na sua vida! Aquele tipo de democracia empurrada goela abaixo.

É um estranho país onde os bandidos mandam e desmandam.

Onde as "leis" sao tao brandas que mais parecem um conto de fadas. Parece que eles ate tem vergonha de fazer leis severas.

Onde menores criminosos sao presos, e no dia seguinte, um juiz manda soltar, para que eles continuem a cometer crimes.

Onde a populacao tem medo de bandido, e tem medo de policia. Tem medo de juiz, e tem medo de politico.

Onde bandido nao pode ficar enclausurado em regime fechado, porque sempre aparece um FDP, do MP que diz que aquilo é desumano.

Onde a corrupcao parlamentar vira pizza, com direito a coreografia.

Onde o contrabando de armas e drogas ocorre abertamente.

Onde um reu confesso de assassinato dos pais, daqui a alguns anos ja podera circular livremente por ai, como se nada tivesse acontecido.

Onde um menor estuprador e matador covarde(champinha), aos 18 anos, estara solto, com a ficha totalmente limpa, e podera ser reintegrado a sociedade.

Onde todo parlamentar criminoso usa a prerrogativa da "imunidade" para nao ser preso.

Onde a sonegacao corre solta.

Onde os impostos extorsivos correm soltos.

Na minha opiniao, se a informacao dos usuarios estivesse disponivel, o Google poderia informar sem medo, porque aqui, nesse paiseco de M.., só vai preso quem nao tem dinheiro pra pagar advogado.

De toda forma, punir milhares de usuarios do servico por causa de uma minoria, nao é justo. Mas afinal, estamos no Brasil.

...Como se nos States nao houvesse pedofilia...

Por enquanto, o Brasil é um pais que me causa vergonha.


Comentário de maotsetung
Brincadeira de: Brincadeira de criança:

http://www.publicproxyservers.com/

Comentário de Ednei Pacheco
(...) Outra são blogs...: (...) Outra são blogs... ;)

Será?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Bruno Gonçalves
So faltou falar dos Fotologs: Bons tempos quando não existia Fotolog, Orkut, Blog e MSN era pouco usado.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de vonRyan
Se o Orkut acabar, vão: Se o Orkut acabar, vão migrar pra outra rede (vide MySpace, que já tem um certo nível de invasão brazuca).
Comentário de popolony2k
Blogs: "Orkut e MSN são duas pragas patéticas pra deslumbrados que não têm o que fazer. Outra são blogs... ;)"

Ainda bem que o Blog br-linux existe para expressarmos nossas opiniões contra os blogs.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Concluindo (O brasil (com minúscula) é uma piada): Onde quando expressamos nossa opinião em um blog famoso como esse, outro brasileiro nos modera negativamente, como se a verdade fosse algo terrível.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Moda...: Agora que já socamos impostos no povão, vamos para o next level, extorquir as empresas extrangeiras no melhor estilo departamento anti-trust americano e comissão européia.

Pra mim é bom, pelo menos nossos governantes esquecem que existimos na arte de apertar pra tirar dinheiro.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
E tem mais....: Orkut.......já vai tarde


Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de marcus
Citação: "Orkut e MSN são duas pragas patéticas pra deslumbrados que não têm o que fazer" by Nemesis

Posso usar essa citação na minha assinatura?
Comentário de Sem nome
Fim dos orkuts, volta ao contato físico entre pessoas:
Um usuário disse que tinham que procurar novos
meios de contato, diferentes do Orkut.

Outro sugeriu uma comunidade My Space, etc.

E que tal o "contato físico"?

Que tal chamar a namorada para um namoro
à moda antiga, onde o homem beijava
a mulher, e sabiam mais o que fazer?

Estes ambientes virtuais, estão dopando,
alienando mais que a TV, e perturbando
a mente da juventude.

Vejam os fotologs. Pra que mais sinal
de carência, solidão e narcisismo, quando
alguém sorri secamente, e tira uma foto
de si mesmo, e pede para desconhecidos
ficarem comentando e adicionando suas fotos
em seus outros fotologs.

E parem para ler os comentários, quanta
profundidade.

O futuro de nossa nação é isso aí,
esta safra de poetas, de pensadores.

Trabalho com Internet dia e noite. Mas
adoro quando falta energia na cidade inteira.

O povo é forçado a sair dos quartos.

São forçados a conversar com seus vizinhos.

Em alguns interiores, sem tanta violência,
voltam para as calçadas, e conversam sob a Lua.

O erro não está nas novas tecnologias, que estão
aqui para nos ajudar, mas o erro está no
mal uso que se faz destas novas tecnologias.

Comentário de Dm7
Bom... cada um sabe e tem: Bom... cada um sabe e tem seu próprio limite de virtualização (!). Na minha opinião pessoal, nada é mais real, completo ou informa mais do que o contato visual, olho-a-olho, a observação dos gestos e do comportamento. ;-)
Comentário de escovadordebit
Sabe o que isso ta me cheirando...: Ta cheirando a Napster.

Você tenta controlar o que ja é incontrolavel.
Aparece outra comunidade... e outra... e outra... e o MP vai sair atraz de todas elas fechando uma a uma?

Pô meu... tem que dizer pra esse povinho parar de buscar a auto-promoção e começar a ser mais esperto. Aciona a Policia Federal, se infiltra na comunidade e aí prende os caras pô. Usa o Orkut contra eles mesmos...

Não tem nem legislação que regulamenta o armazenamento dos logs e querem rastrear os usuários... essa é boa mesmo...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de escovadordebit
P r o x y: Possivelmente vão bloquear os range de IP's brasileiros...

E o acesso via p r o x y p ú b l i c o.

Vão barrar todos eles também?

Não dou uma semana pra todo mundo saber como burlar...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de nemesis
claro, vá em frente! :): claro, vá em frente! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
por isso pus um smiley: por isso pus um smiley irônico... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
perfeito, cara! disse: perfeito, cara! disse tudo!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Pinga com Limão
Além de tudo isso aí...: ... tem a dupla Tor+Privoxy... maneiras é que não faltam :)
Comentário de Pinga com Limão
De mais a mais, que se foda: De mais a mais, que se foda o orkut. Um amigo meu perdeu um namoro de cinco anos por causa dessa merda. Quando ele chegou se lamuriando, eu disse: BEM FEITO! Vai expor sua vida pessoal pra qualquer zezão ver...
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Na dúvida, mate o mensageiro: Essas ferramentas todas que o nemesis citou são legais, o problema maior, na minha opinião, é a forma com que os brasileiros usam elas...

Eu tenho conta no orkut e ainda acho ele legal porque consegui velhos amigos que ha muito não sabia por onde andavam. Isso é legal! Mas ficar fazendo propaganda, spam, sair escrevendo no scrap dos outros, escrever em português numa comunidade "English" é falta de educação.

Eu tenho um blog também (que está no link do meu nome). Mas evito ao máximo contar coisas de minha vida pessoal. Minha vida pessoal tem que ficar no nível pessoal, e não na Internet.

Não tenho um fotolog e nem vou ter. As fotos que eu tenho são pessoais, logo, se enquadram no que disse acima. Mas para uma pessoa que viaja muito, visita lugares legais e gosta de fotografia um fotolog é muito legal...

Eu tenho MSN mas parei de usar porque os 'mal-educados' ficavam me chamando o tempo todo durante meu trabalho. Mas o ICQ, por exemplo, me foi útil por muito tempo. Agora uso somente IRC e fico somente em canais que são importantes pra mim.

Ou seja, acho que o problema é a falta de educação sem fim dos brasileiros e não as ferramentas que estão por aí.
Comentário de Carlos Roberto
Intenção: Mesmo que o Google venha a bloquear os IPs brasileiros e proibir o uso para nós. A intenção é dificultar o uso do Orkut, - uma vez que é impossivel bloquear o acesso completo.

Eu duvido, mesmo que essas ferramentas, howto, receita de bolo, venham a público, todo mundo saiba bular.

Se os brasileiros tiverem o acesso bloqueado, pode ter certeza que veremos uma migração em massa para outro(s) serviço(s) de relacionamento.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de cesar pinheiro
Patética a atitude da Google.: Esse pessoal da Google está achando que o conteúdo e política das suas ações aqui no Brasil devem ser regulamentadas pelas leis americanas.
São muito arrogantes, e nesse caso, se não mudarem de opinião, devem ser efetuadas ações imediatas para, ou encerrar o Orkut no Brasil, ou fechar o escritório da Google no Brasil.
Esse negócio de dar uma barrigada falando que o problema não é da Google brasileira e sim da americana, é história para imbecil acreditar.
Se tivermos de nos curvar às leis americanas para o que eles fazem aqui no Brasil, será melhor fechar o congresso, importar a constituição americana e assumir que viramos capachos dos americanos.
Comentário de popolony2k
Boa: Por falar em Smiley. Como coloco esses smileys ??

[]'s

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de patrick
Petição inicial: Para que ninguém fale sem conhecimento de causa, eis o inteiro teor da petição inicial:

http://conjur.estadao.com.br/pdf/Google.pdf

Abraços,
Patrick
Mossoró-RN
Comentário de Patola
Orkut já vai tarde?: ...se o Orkut for bloqueado no Brasil, já vai tarde.

Você só pode estar brincando. Eu já havia notado por outros posts que você não conseguia pensar muito "out of the box", mas a coisa chega a esse ponto?

Apenas por você não usar um serviço, você acha que ele não tem utilidade nenhuma, ou que ninguém vai perder nada com o fechamento dele?

A primeira coisa para que eu atentaria é o que o Acidbase disse, mas não é só isso. E também não é verdade que as pessoas burlariam facilmente com proxies públicos, porque o tipo de usuário que acessa orkut não é lá muito vidrado em tecnologia, em geral.

O negócio é que o Orkut, pelo momento que acumulou e pelos usuários que arrebanhou, se transformou em um imenso serviço de utilidade pública, não só por permitir que você encontre pessoas que sumiram de sua vida há bastante tempo, que mantenha contato com essas pessoas (o que por si só já justificaria a resistência ao seu fechamento), como também é essencial em pelo menos três pontos:

  • Comunidades científicas: não conheço no Brasil nada que tenha o potencial agregador de discussões científicas de alto nível como o Orkut. Sítios, blogs, portais, outros sítios de relacionamento... nada chega nem perto. Existem muitos cientistas sérios que viram no Orkut uma oportunidade boa pra conduzir suas discussões, apresentar seus argumentos, e até rascunhos de suas teses. Tente achar, por exemplo, material ou discussões de psicologia evolutiva na internet brasileira; não existe, fora do Orkut.

  • Comunidades tecnológicas bem específicas: eu tenho um celular pouco conhecido no Brasil, o Nokia 7710. Não existe também nada sobre ele em português; mas existe uma comunidade muito boa no Orkut, com muitos dados e programas. É algo que acontece com outros dispositivos e ilustres desconhecidos - Nokia 770, robótica e outros assuntos: só encontraram massa para discussão no Orkut.

  • Profissionalmente, o Orkut te dá muitos contatos informais em comunidades de interesse. Você pode estar em comunidades de Linux, AIX, Solaris e discutir nelas e com isso atrair empregadores que vêem seus problemas serem resolvidos. Sítios como o br-linux e os especificamente profissionais não têm a mesma sinergia de funcionamento pra permitir isso - por exemplo, ou não têm grupos de discussões informais ou não têm a possibilidade de ver seu perfil.



Isso porque existem muitos outros usos importantes que eu ainda não conheço. Provavelmente é um canal importante para promotores de festas e eventos, também. É verdade que o Orkut tem seus pontos ruins? Claro, permite às pessoas bisbilhotar demais, faz relacionamentos acabarem. Mas isso é mau uso, se a pessoa não quer mostrar seus dados na internet, que não mostre. No fundo, tudo o que ele faz é aproximar todos para que se comuniquem melhor, e a comunicação, em alguns casos, é perigosa mesmo.

No entanto, chegar e afirmar que o Orkut já vai tarde, que não é necessário? Isso é de leviandade e egoísmo imensos, além da minha compreensão. É como alguém que só anda de carro dizer que o transporte público deva acabar; é muita falta de noção e consideração com quem precisa desses serviços. É destacar-se da realidade e não ver que, além do seu mundinho, existem outras pessoas.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Ataliba
Bom ...: O caso não é talvez de se curvar a leis americanas ou até leis brasileiras, o caso é analisar se realmente o erro não está no Ministério Público, em não perpetrar uma ação internacional.
Ou seja, em um tribunal internacional, talvez, conseguissem de um modo muito mais inteligente, o que estão querendo, ao invés de ficar um monte de promotor e a tal da SAFERNET querendo aparecer na mídia.
Resumo, ambos os lados estão errados. Não sei se isto é juridicamente plausível, mas sinceramente, para tudo tem um jeito.

Comentário de You have to leave your name.
velha & sem graça: temos que mudar isso
Comentário de Seu nome:*
Myspace tem os sites mais toscos da rede: Myspace é um atentado aos olhos e ouvidos
Comentário de bebeto_maya
Em parte, Patola esta certo!: __Eu concordo com o Patola, em parte...Muitas informaçóes que nos escondem. inclusive informações cientificas náo muito agradáveis para cientistas manipuladores e governos corruptos, são livremente debatidas no Orkut...

__Porém cabe-nos tomar cuidado, pois o Orkut não é um "veículo de primeira", mas pode ser usado como "primeira" fonte de investigação, para posteriores pesquisas.

__Mas se vocë acha que a ignoräncia é uma bënção...

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de escovadordebit
É justamente disso que estou falando...: não continham nem mesmo o número do protocolo de Internet (conhecido como “IP”) gerado no
momento da publicação do conteúdo criminoso ,


Primeiro temos de fazer o tema de casa. Não existe ainda legislação que regulamente o gerenciamento dos logs. É terra de ninguém...

Cada um mantém os registros (ou não) pelo tempo que bem entende. O problema é bastante complexo pois alguns provedores podem gerar logs astronômicos em termos de volume de dados. Tudo isso é custo de armazenamento, principalmente considerando que estas informações podem nunca ser usadas. É assunto polêmico e por isso não tem sido levado adiante. Existe um projeto de lei que fala em 2 ou 3 anos para armazenamento dos logs mas está parado.

Hoje qualquer um pode simplesmente afirmar: não faço backup dos logs. Não verifico o ip dos acessos e era isso.
A requisição deve estar respaldada na lei, do contrário o requisitado simplesmente pode informar não possuí-la.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Sem nome
Nem todos sabem seus limites de virtualização, extrapolam-no.: Nem todos sabem seus limites de virtualização, extrapolam-no.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004