Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - França oferece acesso a computador com internet a 1 euro por dia



“A França pretende oferecer a 1,2 milhão dos cidadãos mais pobres do país um computador com acesso à internet ao custo de 1 euro (1,28 dólar) ao dia, para garantir que o crescente número de serviços públicos online possa ser acessado por todos.

O governo francês tem metas ambiciosas quanto à oferta de serviços públicos via internet, mas está preocupado com a população que não tem possibilidade de acessá-los. Pouco mais da metade dos franceses tem computador em casa, e apenas 38% utilizam a internet a partir da residência, sendo 10 milhões em banda larga. Segundo dados do governo, metade dos franceses usa regularmente a internet, incluindo os que acessam no trabalho. No entanto, a proporção entre os idosos e os pobres é bem menor, e são eles os que mais precisam dos serviços públicos.

O Primeiro Ministro francês, Dominique de Villepin, anunciou o plano “1 euro por dia” depois da reunião de terça-feira, com o Comitê Interministerial de Informação Social, que propôs a idéia.

Os provedores de acesso serão encorajados a oferecer pacotes de computadores de baixo custo com softwares para navegação, segurança e produtividade, instruções para quem precisa e conexão banda larga com tarifa equivalente a 15 euros por mês ou menos, com um contrato de três anos. O governo garantirá o preço de 1 euro por dia para a parte mais pobre da população e provavelmente usará o mesmo critério de seleção que faz para a distribuição de energia elétrica.

O custo de 1 euro por dia é altamente simbólico. Outros projetos oferecem ao jovem a oportunidade de tirar a carteira de motorista por apenas 1 euro ao dia. Houve também, em 2004, o patrocínio do governo no projeto de laptops a 1 euro por dia para os estudantes universitários. Segundo o governo, este projeto ainda continuará, com a meta de colocar laptops nas mãos de 35% dos estudantes. De setembro de 2004 ao mesmo mês de 2005, o percentual de alunos com laptops cresceu de 8% para 22%.

Na mesma reunião, o governo planejou facilitar o acesso à internet de banda larga aos moradores rurais, por meio da introdução da tecnologia sem fio Wimax, já que o serviço DSL para regiões com baixo número de pessoas é economicamente inviável.

O governo francês ainda se comprometeu a apoiar um grupo de antispam, a Signal Spam, que lançou um site com informações públicas. Ao longo do ano, o grupo também iniciará um serviço de denúncia de e-mails comerciais não autorizados.
” Veja o texto completo em IDG Now! - França oferece acesso a computador com internet a 1 euro por dia.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Idéia boa mas: A idéia boa mas alguém sabe se vão usar linux nesses computadores ?

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Damarinho
Telecomunicação Francesa: (*_*)
Há mais de 12 meses que a França desestatizou as Comunicações. As empresas, na França, que operam as telecomunicações revolucinaram seu uso, sob custo de 30 euros mensais, e com serviços de Internet, Telefonia (a internacional a custo local) e recepção de TV.
- 90% da telecomunicação está em fibra ótica.

2 - O incentivo governamental, taxado a 1,28 euro, é datado de mais de 12 meses. A implantação dos serviços foi gradativa.

Naquela época, os serviços do governo, sob decreto, estavam em 35% com Linux.

\o/

(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
De Ashtar Sheran: http://www.caminhosdeluz.org/10.htm
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004