Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Guia de instalação do SUSE 10.1 a partir de uma imagem ISO de 35MB - e já tem mirror no Brasil!

Se você tem uma boa conexão de rede e não deseja fazer o download das 5 (ou 6, dependendo de sua opção) imagens ISO completas da distribuição, dê uma olhada neste tutorial do OpenSUSE.us que ensina a instalar o sistema (lançado ontem) a partir da imagem 'mini.iso' - imagem oficial para instalação via Internet.

Se você prefere os ISOs completos, o Márcio H. Ferreira, do #Suse-BR da Freenode, informa: "A Unicamp gentilmente (graças ao Fábio e ao Rubens Queiroz) está hospedando as ISOs do SUSE Linux 10.1 para i386 e x86_64. O link é este".

E o Mauricio Teixeira (netmask) complementou a notícia de ontem sobre o lançamento da nova versão: 'Após grande esforço e atrasos, o Projeto OpenSUSE orgulhosamente anuncia o release imediato do SUSE Linux 10.1. O projeto dedica este release a Douglas Adams. Entre as várias mudanças eu, pessoalmente, gostaria de chamar uma atenção especial para o novo layout dos CDs e o novo sistema de atualizações. Agora o SUSE vem em 5 CDs, com um 6o CD extra para o software não-OSS (Acrobat, Flash, Java, entre outros). Também é a primeira versão da migração em direção ao uso do ZENWorks para o sistema de atualizações (deixand o de lado o YOU) e o novo sistema de instalação de pacotes (apes ar de ainda ser possível utilizar o YaST) (mais informações). Com relação às imagens de DVD, elas não estão mais disponíveis, mas você ainda pode gerá-las utilizando o script makeSUSEdvd. Verifique alguns pequenos reviews em LinuxCompatible.org e theWeekelyRant.com, também algunas screenshots disponíveis no OSdir.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Icoslau
Breve análise, com screens, da Instalação do SuSE 10.1: Apesar de já estar atrasado, aproveito para indicar o que se segue, abordando a instalação através de DVD, do SuSE 10.1 com ambiente KDE.

Informo tbém que o artigo que cito apenas cobre a instalação, não a utilização, o que se espera fazer tão logo possível.
Comunidade SuSE Brasil - Breve análise, com screens, da Instalação do SuSE 10.1

Abs
Comunidade SuSE Brasil
Comentário de Manoel Pinho
Outro mirror: Nosso mirror não é tão rápido quanto da Unicamp e a velocidade é limitada a uma determinada taxa máxima (mas superior à velocidade de acesso à internet de muita gente) mas pode ser útil como reserva

ftp://mirror.de9.ime.eb.br/pub/iso/Suse/10.1/

Só coloquei a versão i386 por ser mais popular e haver restrição de espaço.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de ricarab
Novo sistema?: Alguém poderia me explicar qual a diferença entre o novo sistema de atualização e o antigo? Quais os benefícios?

Obrigado!

----------------------------------------------------------------------------------
A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004