Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gimp 2.4 fica mais próximo com o lançamento da versão 2.3.19

A equipe do GIMP está se preparando para o lançamento do GIMP 2.4.0. Hoje foi lançado o GIMP 2.3.19, que corrige uma série de pendências a ponto de se considerar que grande parte dos problemas conhecidos no código já estão consertados ou serão consertados no futuro próximo. O Graphos IV, anunciado no dia 1 de abril deste ano, continua sendo vaporware, entretanto.

Saiba mais (phoronix.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Vamos ver então: Eu realmente estou esperando boas novidades no Gimp.

Eu sou usuário diário do Gimp, uso ele dezenas de vezes todo santo dia. Mas ele anda meio parado no tempo, com vários problemas de usabilidade.

Quer ver? Vai tirar um screenshot com ele, ele tem duas caixas de texto onde você deve colocar quantos segundos você quer. Uma caixa para dizer os segundos no caso de usar screenshot de tela cheia e outra se for apenas de uma janela. Isso é muito bizarro.

Enquanto o Krita ainda não tá bem legal, vou de Gimp mesmo.

Eu acho que os programas de manipulação de imagem como o Gimp ou o Krita tem que se preparar para deixar as funções simples o mais fáceis e rápidas de fazer o quanto possível. Principalmente Crop e Resize.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Henrique
puts...voltaram com o: puts...voltaram com o assunto do graphos IV de novo..aoihauihiahuiahuiha...quanto ao GIMP, vamos ver como vai ficar né? não vai mudar muita coisa, mas sei lá, não me adaptei direito a ele ainda..=/
Comentário de Clésio Luiz
GIMP flagship nos gráficos: O GIMP é o mais importante programa para gráficos no GNU/Linux, mas como todo software importante, deve procurar a melhoria contínua. Eu vejo a interface dele como uma tentativa de inovar nessa área, mas as coisas saíram meio errado. Desenhar uma simples linha reta deixar um usuário novato meio assustado. Algum de vocês aí sabe qual é o procedimento para desenhar uma linha reta, sem pesquisar a respeito?
Eu costumo digitalizar aqueles posters duplos que mostra um raio-X do avião, da velha TOP-GUN. Como no meu scanner só cabe uma folha por vez, tenho que unir as duas depois, o que costumo fazer no GIMP, pois sua ferramenta de rotação é a mais precisa que eu já tive contato, com uma resolução de 0,01 graus (o Krita é de 0,1), muito importante em imagens grandes com 300dpi de resolução. Além disso, o GIMP tem uma performance com imagens grandes muito superior ao Krita, que parece que não foi feito para manipular imagens grandes. Mas para mim o uso do GIMP termina aí, pois para fazer os ajustes finos na imagem a interface do Krita é mais prática de usar. Como eu costumo restaurar a imagem, tenho que desenhar centenas de traços retos, e isso é chato de fazer no GIMP, além de outras ferrametas cuja método de utilização no GIMP é meio bizarro, e nada intuitivo. Nesse quesito o Krita é melhor, mas não por uma margem muito grande.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Fred
Os maiores problemas do Gimp!: O maior problema do Gimp, é que os desenvolvedores do Gimp não dão muita importância ao que os usuários pedem, pois se os mesmos ouvissem os usuários teríamos um programa infinitamente mais amigável.

Primeiramente eu acho que o Gimp deveria ter opção de escolha de interface como o Dreamweaver, entre a clássica com janelas soltas e a MDI, onde todas as janelas do aplicativo ficam dentro de uma única janela do programa.

Outra coisa que eu acho que os desenvolvedores deveriam priorizar era uma otimização do tamanho das janelas do Gimp, pois mesmo escolhendo a opção small, ainda sim as mesmas ocupam uma boa parte de do monitor. Com a barra de ferramentas e as janelas de opções e camadas abertas quase não sobra espaço na tela. Fiz a comparação do espaço que as janelas das ferramentas e opções que o Gimp ocupa, e quase 3x mais espaço útil no monitor do que no Photoshop. E olha que o meu monitor é um de 20 inc. quem tem um de15 ou 17 tem que fazer malabarismos para trabalhar.

Um recurso que seria útil seria uma ferramenta de adaptação aos usuários de outros aplicativos. Como? Simples, para aqueles que vem do Phostshop com um clique, todos os atalhos das ferramentas e ações automatizadas como a utilização das ferramentas pelos atalhos combinados poderiam ser habilitadas com essa ferramenta. Desse modo que vem do Photoshop habilitaria o comportamento no Gimp, para o mesmo ter o comportamento Photoshop, pelo menos nos atalhos.

O Gimp precisa evoluir nos pinceis, não nas formas mais na praticidade, pois se eu quiser aumentar ou diminuir o tamanho do pincel no Photoshop eu apenas teclo no teclado ] ou [ no Gimp tenho que abrir as opções do pincel e selecionar manualmente.

Alem disso acho que urgentemente precisamos

Ainda falta nele.
1. Uma interface melhor de introdução de textos.
2. Um orientação mais obvia de seus menus, sugiro o do Photoshop. Não é atoa que surgiu o Gimpshop.
3. Reorganizar o menu de ferramentas, e unificar ferramentas semelhantes como rotacionar e dimensionar.
4. Criar uma ferramenta simples de remoção de olhos vermelhos. Qualquer programinha tem isso, até os mais infames.
5. Dar um suporte melhor a quem tem tablet, pois mesmo configurando a pressão da caneta a diferença e gritante se comparado à reação que o Photoshop tem com o mesmo table “a minha é uma Wacom”.
6. Criar uma ferramenta de ações, já está fazendo muita falta essa ferramenta. Com ela podemos agilizar o trabalho com operações repetidas.
7. Desvincular o tamanho do documento ao tamanho da camada. Exemplo, se você tem um documento de 800x600 e cria outra camada, você tem que especificar o tamanho da outra camada no caso 800x600. Mais a mesma fica com um delimitador de camada. Mais se você criar uma camada com 400x400, você não pode ultrapassar essa camada na hora que estiver trabalhando. No Photoshop apenas criamos uma nova camada, ele não te pergunta o tamanho, pois a mesma é variável, e você trabalha sem preocupações.
8. Dar opções inteligentes as ferramentas. Exp. Quando você redimensionar uma camada selecionada, você querendo diminuir ele não conserva a proporção, você tem que fazer isso no olhomentro. Quando domos um crop “cortar” me aparece uma tela de opções maior que o mundo na frente da seleção, chegando atrapalhar a operação. Tenta com a ferramenta seleção fazer uma reta perfeita. No Gimp não temos uma ferramenta de lasso poligonal.
9. Que trabalha com o Photoshop sabe que a seleção é bastante precisa, no Gimp a ferramenta de seleção é meia grosseira. Exemplo. Quem vai colorir uma imagem preto em branco, um desenho, obviamente vai selecionar as partes fechadas de dentro para o Gimp criar a seleção e você pintar apenas aquela parte. Pois bem, que trabalha com Photoshop sabe o que eu digo. A seleção do Gimp ainda deixa muito a desejar.
10. Ser mais intuitivo, não ir contra a maré, ouvir os usuários. Melhorar as ferramentas. Admitir que o Photoshop é o líder de usabilidade, se quisermos ter o mínimo de usabilidade não podemos fugir do que o Photoshop tem. É como querer fazer um pão sem farinha, só por que a padaria da frente começou a fazer pão primeiro.
11. Uma interface descente de impressão. Pois depois do documento pronto, quando mandamos o Gimp imprimir seu gerenciador de impressões é muito limitado.
12. Dá a possibilidade a comunidade interferir mais no desenvolvimento do Gimp. Pois o andamento do mesmo parece que é chefiado pela máfia Russa, ninguém mente o dedo. Pois se meter, corre o risco de o cortador de charuto cortar. Rsrsrrs...

É isso que eu acho, tinha mais coisas para sugerir, mais meu tempo ta meio curto.

Comentário de daa
"Algum de vocês aí sabe: "Algum de vocês aí sabe qual é o procedimento para desenhar uma linha reta, sem pesquisar a respeito?"

Selecione o pincel, faça (clique) o ponto de início da reta, pressione Shift e faça o ponto final da reta.
Comentário de Valdomiro
Pois é! O GIMP é realmente: Pois é! O GIMP é realmente muito poderoso, mas chatinho de usar. Para algumas coisas uso o Gimp para outras uso o Phtofiltre (bem simples inclusive nos recursos - retoques, recortes, degradê, etc -, mas que atende às atividades mais comuns com intuitividade e facilidade), que é for windows, sob wine, pois uso linux.

O pessoal do Gimp poderia mudar a interface do programa, a começar pela implementação de facilidades de acesso, ou seja, tornar as coisas mais diretas às tarefas mais comuns. Certamente ele só não é mais popular, porque tudo que se faz nele, por mais simples que seja, como foi dito acima, precisa de estudo antes.

Sds.
Valdomiro.
Comentário de nemesis
doh!: "O Graphos IV, anunciado no dia 1 de abril deste ano, continua sendo vaporware"

claro que entenderam que era brincadeira, né?

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nq6
O maior problema do Gimp: O maior problema do Gimp, é que os desenvolvedores do Gimp não dão muita importância ao que os usuários pedem, pois se os mesmos ouvissem os usuários teríamos um programa infinitamente mais amigável.

Primeiramente eu acho que o Gimp deveria ter opção de escolha de interface como o Dreamweaver, entre a clássica com janelas soltas e a MDI, onde todas as janelas do aplicativo ficam dentro de uma única janela do programa.

Outra coisa que eu acho que os desenvolvedores deveriam priorizar era uma otimização do tamanho das janelas do Gimp, pois mesmo escolhendo a opção small, ainda sim as mesmas ocupam uma boa parte de do monitor. Com a barra de ferramentas e as janelas de opções e camadas abertas quase não sobra espaço na tela. Fiz a comparação do espaço que as janelas das ferramentas e opções que o Gimp ocupa, e quase 3x mais espaço útil no monitor do que no Photoshop. E olha que o meu monitor é um de 20 inc. quem tem um de15 ou 17 tem que fazer malabarismos para trabalhar.

Um recurso que seria útil seria uma ferramenta de adaptação aos usuários de outros aplicativos. Como? Simples, para aqueles que vem do Phostshop com um clique, todos os atalhos das ferramentas e ações automatizadas como a utilização das ferramentas pelos atalhos combinados poderiam ser habilitadas com essa ferramenta. Desse modo que vem do Photoshop habilitaria o comportamento no Gimp, para o mesmo ter o comportamento Photoshop, pelo menos nos atalhos.

O Gimp precisa evoluir nos pinceis, não nas formas mais na praticidade, pois se eu quiser aumentar ou diminuir o tamanho do pincel no Photoshop eu apenas teclo no teclado ] ou [ no Gimp tenho que abrir as opções do pincel e selecionar manualmente.

Alem disso acho que urgentemente precisamos

Ainda falta nele.
1. Uma interface melhor de introdução de textos.
2. Um orientação mais obvia de seus menus, sugiro o do Photoshop. Não é atoa que surgiu o Gimpshop.
3. Reorganizar o menu de ferramentas, e unificar ferramentas semelhantes como rotacionar e dimensionar.
4. Criar uma ferramenta simples de remoção de olhos vermelhos. Qualquer programinha tem isso, até os mais infames.
5. Dar um suporte melhor a quem tem tablet, pois mesmo configurando a pressão da caneta a diferença e gritante se comparado à reação que o Photoshop tem com o mesmo table “a minha é uma Wacom”.
6. Criar uma ferramenta de ações, já está fazendo muita falta essa ferramenta. Com ela podemos agilizar o trabalho com operações repetidas.
7. Desvincular o tamanho do documento ao tamanho da camada. Exemplo, se você tem um documento de 800x600 e cria outra camada, você tem que especificar o tamanho da outra camada no caso 800x600. Mais a mesma fica com um delimitador de camada. Mais se você criar uma camada com 400x400, você não pode ultrapassar essa camada na hora que estiver trabalhando. No Photoshop apenas criamos uma nova camada, ele não te pergunta o tamanho, pois a mesma é variável, e você trabalha sem preocupações.
8. Dar opções inteligentes as ferramentas. Exp. Quando você redimensionar uma camada selecionada, você querendo diminuir ele não conserva a proporção, você tem que fazer isso no olhomentro. Quando domos um crop “cortar” me aparece uma tela de opções maior que o mundo na frente da seleção, chegando atrapalhar a operação. Tenta com a ferramenta seleção fazer uma reta perfeita. No Gimp não temos uma ferramenta de lasso poligonal.
9. Que trabalha com o Photoshop sabe que a seleção é bastante precisa, no Gimp a ferramenta de seleção é meia grosseira. Exemplo. Quem vai colorir uma imagem preto em branco, um desenho, obviamente vai selecionar as partes fechadas de dentro para o Gimp criar a seleção e você pintar apenas aquela parte. Pois bem, que trabalha com Photoshop sabe o que eu digo. A seleção do Gimp ainda deixa muito a desejar.
10. Ser mais intuitivo, não ir contra a maré, ouvir os usuários. Melhorar as ferramentas. Admitir que o Photoshop é o líder de usabilidade, se quisermos ter o mínimo de usabilidade não podemos fugir do que o Photoshop tem. É como querer fazer um pão sem farinha, só por que a padaria da frente começou a fazer pão primeiro.
11. Uma interface descente de impressão. Pois depois do documento pronto, quando mandamos o Gimp imprimir seu gerenciador de impressões é muito limitado.
12. Dá a possibilidade a comunidade interferir mais no desenvolvimento do Gimp. Pois o andamento do mesmo parece que é chefiado pela máfia Russa, ninguém mente o dedo. Pois se meter, corre o risco de o cortador de charuto cortar. Rsrsrrs...

É isso que eu acho, tinha mais coisas para sugerir, mais meu tempo ta meio curto.

Comentário de hamacker
Não sei se é porque nunca: Não sei se é porque nunca usei o PS, mas me sinto a vontade na interface do GIMP, especialmente porque tenho de lidar com várias janelas simultaneamente e ficar copiando/reduzindo/aplicando trechos de outras janelas abertas no modelo MDI a-la-windows ia ficar complicado, talvez aceitasse se fossem abas.

A linha reta é o shift, até no mspaint é shift, porque no PS não é shift ? As vezes as pessoas gostariam de usar o PS com o nome de Gimp, temos que entender que o objetivo não é ser clone do PS.

Concordo que para algumas coisas deveria haver recursos direto ao ponto como olhos vermelhos, balanceamento de luz/contraste, mas como esse são recursos fotográficos e não específicos de edição, talvez uma outra ferramenta fosse melhor. Para essas coisas acho o Picasa melhor, mas sem dúvida ter esses recursos mais diretos no Gimp iria cair bem.
--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de CWagner
Creio que seja de: Creio que seja de conhecimento de muitos que "O GIMP" tem suporte a script. Não seria o caso de alguém disponibilizar um para correção de olhos vermelhos, ao invés de esperarem o pessoal do GIMP colocar um diretamente no programa?

Afinal de contas como você falou, retoque de fotos não é o foco principal do programa, embora muitos tentem utilizá-lo somente para isso.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
Pixel: Sou um usuário bem básico do gimp e nunca usei o Photoshop. Acho que muita gente reclama do gimp por reclamar porque não deve usar nem 10% dos recursos do Photoshop, que é um programa bem caro e que deveria ser usado por isso mesmo somente por profissionais da área gráfica. Mas como o Brasil é a terra dos "Fotochópi" piratas vendidos em qualquer camelô, muita gente usa o programa para fazer coisas simples como tirar olhos vermelhos de fotos e retocar imagens, coisa que qualquer programa faz.

Existe um programa não livre mas multiplataforma chamado Pixel que é bem mais semelhante ao Photoshop no uso e recursos e bem mais barato

http://www.kanzelsberger.com/pixel/?page_id=7

Acho que quem realmente precisa pode e deveria pagar os US$ 38 do programa. Acho esse programa um bom contra-exemplo para aqueles que usam o gimp (como se fosse o único programa do tipo para linux) como argumento para dizer que o linux não presta para trabalhos com imagens. É uma pena que não haja mais programas deste tipo, porque em nichos como esses é muito difícil que um software livre consiga satisfazer a todos.
Comentário de wagnerluis1982
Simulação MDI?: Uma pessoa me mostrou que no verbet Gimp da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gimp tem uma informação que diz assim: "A mais recente versão em desenvolvimento é a 2.3.14 (lançada em 23/01/2007), que já conta com o recurso de seleção inteligente chamado SIOX e com o recurso de simulação de janelas MDI. Permitindo que, assim como no Photoshop, as barras de ferramentas fiquem sobre a imagem. A próxima versão madura é a 2.4, que tem todas as características do Adobe Photoshop 7.0"
Alguém ouviu falar sobre esse recurso de simulação de janelas MDI? Pois na época em que eu li isso eu pesquisei e não encontrei nenhuma informação sobre, em outros lugares.. Provavelmente a informação é falsa.
Comentário de Clésio Luiz
O vencedor: Você acaba de ganhar um chiclete Ploc no sabor hortelã :-)

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Clésio Luiz
Linha reta: No Gnu/linux, temos também o Kolourpaint e o Krita, e em ambos, para desenhar uma linha reta, basta simplesmente clicar com o ponteiro do mouse nos dois pontos, e a linha está pronta, sem a intervenção do Shift. É simples e intuitivo. Citei esse exemplo para demonstrar como algumas ferramentas do GIMP poderiam ficar mais fáceis de usar. Eu por exemplo levei um tempão para descobrir isso, pois nos outros programas que eu usava era sem o Shift.
A interface do GIMP não é ruim, é diferente, mas isso não significa que não possa melhorar. Simplificar alguns procedimentos é um bom começo.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de cochise
Usem a série 2.3: Por favor, antes de reclamar do gimp usem a série 2.3
Uso a 2.3.18 e acho que a diferença entre essa verão e a 2.4 é gigantesca.
Redutor de olhos vermelhos? Têm.
Controle de niveis de cor por historiograma? Tem.
Controle das caixas de ferramentas para se comportarem como janelas independentes ou caixas de ferramentas? Tem.

Comentário de Reginaldo Radel
GIMP - CMYK ????: A falta da CMYK não foi citada em nenhum comentário. É o pior problema que encontro na migração p/ Linux (quando preciso de impressão na industria gráfica). Será que não estou sabendo usar o Gimp?

Estou saindo de Corel para a trio Gimp, Inkscape e Scribus. Mas a falta de CMYK tá quebrando minhas pernas. :-(
Sei que o Krita tem CMYK mas só estou usando p/ converter p/ a paleta.

Tentei usar o Krita p/ salvar arquivos JPG e verifiquei que o tamanho final dos arquivos podem ficar 50% a 100% maior que salvos no Gimp.
Comentário de Samuel
NQ6, amén!: NQ6, amén!

Manda esse email pra lá, eu também mando e todo mundo manda pra ver se o pessoal se toca.
Comentário de bebeto-maya
A informação não é falsa.: A informação não é falsa.
Vá em File>Preferences>Window Management>Keep Above...Na janela principal do Gimp. Reinicie o aplicativo e apartir daí a barra de ferramenta fica sobre a área de trabalho. Assim como o Photoshop no MAC...
Comentário de isaqueprofeta
¬_¬" - Pelo meu ponto de vista: A nova versão do Gimp 2.4 só vem complicar a vida de quem ja usa o mesmo... caixas totalmente modificadas e atalhos também.

Melhorias reais e limpas eu só encontro na futura implementação da GEGL que pelo que eu estava averiguando vai ser realmente muito forte no quesito suporte a metodos de cor e trabalho.
Comentário de wagnerluis1982
Isso daí que voce falou: Isso daí que voce falou funciona na série 2.2.

Essa simulação MDI, ao que entendi do site, faz funcionar realmente como o Photoshop.
Comentário de wagnerluis1982
Post duplicado: Post duplicado, desculpem!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004