Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSFE tem papel importante na luta da UE contra a dominação da Microsoft

O Slashdot deu destaque a um artigo do International Herald Tribune sobre o papel do ramo europeu da Free Software Foundation no caso da União Européia contra a Microsoft, incluindo declarações de Andrew Tridgel (criador do Samba) e de Carlo Piana (advogado da FSFE). Um trecho do artigo do IHT é citado, contrastando os recursos à disposição da Microsoft com os da FSFE. Veja o texto completo em Slashdot | The 'Hairy Guys' Vs. Microsoft.



Veja também a entrevista com Georg Greve, presidente da FSFE publicada pelo Groklaw.

A FSFE tem uma atitude bastante pragmática - e exemplar em sua abertura - com relação a iniciativas de liberação de código por parte da Microsoft. Aliás, quem dera estas intenções recentemente declaradas da Microsoft se aproximar do código-aberto reduzisse as razões dos desenvolvedores do Samba terem que recorrer a engenharia reversa para fazer avançar seu projeto. Se a MS é mesmo séria nessa história de aproximação com o código aberto que anunciaram no FISL (e estamos acompanhando com atenção), bem que poderiam demonstrar isso de forma clara e prática, contribuindo com projetos populares usados na interoperabilidade, como o Samba ou o OpenLDAP. Aí restaria bem menos dúvida de que a intenção é prática. Mas, como em todos os movimentos de empresas deste porte, não tenho esperanças de ver isso se realizar em menos de um ano. Tomara que eles provem que estou errado ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Isaac S. Dias
O que falta no Samba?: Já usei o Samba e ele funcionou perfeitamente.
Consegui enxergar máquinas Ruindow$ compartilhadas e vice-versa.
Tanto impressoras quanto pastas.
O que que falta ainda no Samba, como o Andrew Tridgel disse que ele está 10 anos atrasado em relação ao Ruindow$??
Comentário de Manoel Pinho
Samba: O Samba não implementa ainda todos os recursos das versões mais novas dos NT server, especialmente a parte relacionada com o Active Directory.

Veja o que está sendo incluído na versão 4.0 e que ainda não é considerado estável

http://us1.samba.org/samba/devel/roadmap-4.0.html


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004