Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF suporta o usuário médio através de lista de prioridades de desenvolvimento

O NewsForge relata a iniciativa da Free Software Foundation no sentido de expor seu posicionamento de busca da liberdade não apenas para desenvolvedores, mas para todos. Peter Brown, diretor da fundação, disse que uma das formas de a organização buscar este objetivo é a sua lista de projetos de alta prioridade, criada no ano passado e que está por ser atualizada com os resultados da reunião geral da entidade, realizada no último dia primeiro de abril.

Segundo o Newsforge, a lista lembra vagamente aquela publicada recentemente pela Novell (e noticiada no BR-Linux) indicando as aplicações que os usuários pesquisados mais gostariam de ver portados para ambientes livres, mas seu propósito é mais específico: encorajar o desenvolvimento das ferramentas que os usuários precisam para rodar um sistema livre que possa fazer tudo que um sistema proprietário faz.

Segundo Brown, a lista é um sucesso, e vários itens incluídos nela no ano passado já podem ser cancelados, pois estão concluídos. No momento a lista consiste de 6 itens: uma BIOS livre, drivers livres para placas gráficas ATI, OOo com Java livre, um Flash player livre, um compilador GNU para Java e uma coleção de bibliotecas Java livres. Segundo o texto, os últimos 4 itens são os que estão para ser removidos da lista - e substituídos por outros.

Veja o texto completo em NewsForge | FSF supports average users with high-priority list.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
indiretas: não acho que o usuário mérdio dá lá muita bola para o BIOS ou drivers livres, mesmo que seja enormemente beneficiado indiretamente por esses esforços...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de leonardo_lopes
Você está considerando: Você está considerando usuário médio, aquele cara que usa o windows XP piratão... A visão de usuário médio da FSF é uma pessoas que quer ter as mesmas coisas desse krinha que usa o windows XP piratão, entretanto somente quer usar software livre e não sabe programar para cria-los. :)

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de hamacker
Usuario médio é aquela: Usuario médio é aquela pessoa de uma altura de cerca de 1,68m (aqui as mulheres se beneficiam dos homens) pesando cerca de 80kg (aqui nos beneficiamos das mulheres). Ou seja é a média masculina e feminina dos usuarios de computador. :)

Pô, voces precisam entender de informatica como eu, que compreendo tudo.:)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004