Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Educação a um clique: projeto da UFSC leva software livre a alunos do ensino fundamental

Projeto da UFSC leva, de forma totalmente gratuita, informática para alunos de escola pública de Florianópolis. Através da implantação de softwares educativos de código aberto, estudantes e professores se aproximam do computador e colégio utiliza programas para auxiliar no ensino pedagógico sem despesas com licenças.

Desde o mês de fevereiro deste ano a sala de computadores do Colégio Estadual Simão José Hess, em Florianópolis, deixou de ser um espaço fechado e pouco utilizado para ser freqüentado por 420 crianças do pré à 4ª série que lotam o local nos dias de aula de informática. A rotina começou a mudar com a implantação na escola do projeto Classificação de Software Livre Educativo (CLASSE), desenvolvido por pesquisadores do Centro GeNESS da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O CLASSE tem como objetivo pesquisar e catalogar programas de computador em código aberto que apóiem o projeto de ensino e aprendizado nas escolas. Aplicado no Colégio Simão Hess há pouco mais de quatro meses a diferença na escola já é sentida dentro e fora da sala de aula. 'A realização do projeto trouxe para a frente do computador alunos e até professores que antes só espiavam esses equipamentos de longe', afirma a assessora de direção do colégio, Solange Becker Gomes.

A mudança envolveu também a estrutura do colégio. Antes do CLASSE os 13 computadores disponíveis mal funcionavam e por isso raramente eram utilizados, sendo que o acesso era limitado para que os alunos das séries mais avançadas realizassem pesquisas. Os equipamentos passaram por uma manutenção e a sala de informática passou a ter computadores operando com o sistema Linux. A alteração reduziu os custos com o pagamento de licenças de softwares e aumentou o desempenho dos equipamentos.

Todos os programas educativos que estão sendo testados pelos alunos através do CLASSE são livres, permitindo à escola investir em softwares educativos sem pagar nada por isso. 'Apesar de haver muitos softwares livres considerados educativos, há pouco conhecimento sobre eles entre os educadores brasileiros, além de haver dificuldade para encontrar informações sobre os programas em português. Assim, o projeto CLASSE surgiu para avaliar técnica e pedagogicamente softwares livres educacionais com o objetivo de organizar e facilitar o acesso às informações sobre eles', explica Kimie Nakahara, pesquisadora do Centro GeNESS da UFSC.

A classificação dos programas se dará segundo os parâmetros curriculares nacionais, definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, os softwares livres educacionais serão analisados e depois, aqueles que podem servir como instrumento auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem, serão relacionados e catalogados. Juntamente com a lista de programas será criado um material explicativo sobre cada software e, posteriormente, será montado um CD-Rom com uma coletânea dos programas. Parte do trabalho já está na internet, no endereço http://classe.geness.ufsc.br. Lá é possível acessar informações sobre cada programa analisado, sua aplicação e onde encontrá-lo.

Para o coordenador do projeto e do Centro GeNESS, professor José Eduardo De Lucca, o CLASSE servirá não somente como um projeto voltado a estudantes de Ensino fundamental e Médio, mas também para a comunidade de desenvolvedores. 'Esperamos que o projeto seja um ponto de encontro para o debate sobre o assunto e inclusive para o desenvolvimento de melhorias nos softwares já que um dos princípios do software livre é esse: ser aberto para ser passível de aprimoramento', argumenta De Lucca.

Educação pelo mouse

Os testes dos softwares realizados no Colégio Simão Hess envolvem os alunos de pré a 4ª série que freqüentam semanalmente as aulas de informática utilizando programas de alfabetização, matemática, geografia, português, etc. 'Os resultados com os testes são sentidos no rendimento dos alunos nas outras atividades da escola. Além de oferecer o acesso à informática, o projeto está desenvolvendo a agilidade de raciocínio e até mesmo a coordenação motora devido ao uso do mouse e do teclado', destaca Solange.

'O software educativo é um recurso didático tal qual livros, revistas, imagens, música e filmes. Ele ajuda a compreender um conteúdo, ilustrar e exercitar, com a vantagem de possuir muito mais recursos visuais e auditivos, além de permitir a interatividade. Também tem o importante papel de promover a inclusão digital já que coloca os alunos em contato com o computador que aprendem a usá-lo para executar os programas. A aplicação do software também aproxima os professores desta tecnologia dando apoio e incentivo para que se apropriem deste recurso', completa a pedagoga Júlia Koefender, uma das pesquisadoras do CLASSE.

Expansão do projeto

A próxima escola a participar do CLASSE é o Colégio Estadual Getúlio Vargas. Entre os dias 5 e 8 de junho foi realizado na escola um curso de capacitação em informática para os professores. O curso buscou preparar os docentes para o uso do sistema operacional Linux e de programas educativos de código-aberto em aula. Na ocasião foram distribuídos CDs do CLASSE contendo os softwares educativos. “O curso marcou o início da parceria entre a unidade escolar e o CLASSE, que oferecerá acompanhamento pedagógico para o uso dos softwares educativos na escola”, destaca a pesquisadora Kimie Nakahara.

Mas o projeto não deve parar por aí. Acompanhando o planejamento para o ano de 2006 da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, o CLASSE é uma das ferramentas para atingir a meta de, a partir de 2007, Santa Catarina ser modelo no país em inclusão digital pela educação. O Governo do Estado anunciou a distribuição de quase cinco mil computadores, além de 500 impressoras a laser e 300 aparelhos de conexão com a internet, destinados a todas as 1.324 escolas da rede pública estadual. Todos esses equipamentos deverão ser fornecidos com software livre, envolvendo desde o sistema operacional, aplicativos básicos como navegação, e-mail, multimídia, edição de textos e planilhas até os softwares educacionais, escolhidos e avaliados pelo CLASSE.
” A nota foi enviada por Simone Ferreira Rabuske (simoneΘitres·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Profano
PARABÉNS À UFSC E AO POVO CATARINENSE: Poucas vezes temos a oportunidade de ver notícias como esta, alvissareira. Oxalá tenhamos a oportunidade de ver o desencadeamento de outras mais, nessa mesma direção: A construção de uma sólida base para a divulgação do saber e abertura de perspectivas de um futuro melhor, através do ensino prático àquelas crianças que adentram no ensino básico.

Vivemos a expectativa da implementação do Projeto elaborado pelo Ilustre Professor Negroponte - o OLPC. Vingando essa semente plantada pela UFSC, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, certamente aquele Projeto utilizará a estrutura dos utilitários ora anunciada. Isto significa que 1.000.000 de crianças brasileiras, as mais carentes e, habitantes das mais recônditas e humildes paragens, terão acesso a esse magnífico trabalho.

Vamos 'torcer' para que outros kurumins, que a cada ano deverão ingressar nas Escolas, possam também, obter a necessária assistência. Afinal, o País PODE(E DEVE) fornecer os meios necessários.

Quem sabe, assim, esse GIGANTE entenda por bem abandonar a inerte e apática posição de "deitado eternamente em berço explêndido" contida no nosso Hino.

Parabéns à UFSC, pela iniciativa;
Parabéns ao Governo do Estado de Santa Catarina, pelo apoio e investimento;
Parabéns aos educandos de Santa Catarina.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004