Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editorial: eventos do final de semana, orçamento, computador pré-pago e software livre nas universidades

Esta semana temos um editorial um pouco mais curto do que os anteriores. Veja abaixo a íntegra!




Eventos da comunidade: no Rio, em Minas e na França



Neste sábado tem o Segundo Install Fest da Zona Oeste do Rio (com uma programação super interessante, incluindo palestra do mestre Júlio Neves) e o Ubuntu Uai, em Belo Horizonte, uai. Está rolando também o iSummit - encontro mundial do Creative Commons no Rio, que você pode acompanhar online pelo liveblog do Fabio FZero - torcendo sempre pra bateria do notebook dele não acabar antes do discurso e cantoria do Ministro Gilberto Gil!

armelle


Ao longo da semana convidei também o Helio Castro pra ser o nosso representante na sétima edição dos Rencontres Mondiales du Logiciel Libre, já que ele estará lá. Ele topou, então em julho vamos ter a oportunidade de acompanhar o que rola neste evento internacional. Obrigado, Helio!


Computador pré-pago: a antítese do software livre



A Microsoft está lançando no Brasil a antítese do software livre: um computador que o usuário adquire por um preço não muito abaixo do valor cobrado por outros PCs populares e depois precisa pagar por "recargas" (equivalentes a licenças para uso do sistema por mais algumas horas) para continuar usando-o. O micro tem processador de 1,1GHz e memória de 512MB, e vem de fábrica com o Windows XP Home, Microsoft Works, Zoo Tycoon e Age of Empires, e "crédito" para 10 horas de uso.

O novo método de comercialização esteve em teste por um bom tempo, e agora vai ser disponibilizado a mais interessados. Veja um trecho da documentação do site oficial, explicando o que acontece a quem se comporta mal com o "seu" PC pré-pago:


Ao ligar novamente o computador, aparecerá uma tela contendo instruções, um número de telefone e várias caixas de texto.

Até que as instruções na tela sejam seguidas, você não terá acesso a mais nada no seu computador. Seus programas e os atalhos na área de trabalho não funcionarão quando você perder todo o acesso.


Perfeito para ocorrer na véspera da entrega do seu relatório final, hein? Não sou um exemplo de mobilização anti-Microsoft, mas essa idéia de não ter domínio sobre seu próprio computador não combina com a minha visão de computação pessoal. Espero que o mercado reaja mal a ela e não vejamos ela se expandir.

Software livre no governo federal



A semana começou com um bolo registrando os primeiros 30 dias sem uma reação oficial ao Windows imprevisto no Computador para Todos. Ao longo dela tivemos uma manifestação do Mario Teza dando um interessantíssimo histórico da idéia do computador popular no governo federal, desde sua concepção no governo FHC até a triste situação atual, com o dual boot de Windows autorizado pelo MCT contra a vontade de quem gestou a idéia (mas aparentemente não contra a letra da lei).

Tivemos também algumas notícias interessantes sobre a evolução dos dispêndios com software no âmbito do governo federal. Infelizmente a menção a um executivo da Microsoft em uma delas atraiu bem mais atenção e debate do que os números em si, o que até reduz o meu interesse em prosseguir na discussão.

Mas houve boas notícias também: o CACIC, um raro exemplo de software livre nascido no âmbito do governo federal, completou 5000 cadastramentos em sua comunidade, e acabei de ver chegar em minha caixa de entrada as respostas da SLTI às perguntas que lancei no final de semana em que foi publicada aquela infame reportagem da Veja sobre a política de software livre do governo federal - certamente vou publicá-la na íntegra, ainda no início da tarde de hoje.

Instituições de ensino superior amigáveis ao software livre?



O leitor André Simões enviou nesta quinta-feira uma questão interessante: que instituições de ensino superior amigáveis ao software livre?

A pergunta dele já recebeu diversas respostas contando experiências pessoais. Acrescento a minha: sou aluno de pós-graduação em Implantação de Software Livre em uma instituição aqui de Santa Catarina (a Unisul), e o curso é de muito boa qualidade. Mas o material disponibilizado on-line para estudo e exercícios freqüentemente vem apenas em formato DOC do Word, e as instruções de envio de material pelo site do curso também fazem referência apenas a este formato, sem alternativas. É uma pena, mas em algum momento eles vão acabar dando o passo além que ainda falta.



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004