Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Apple Leopard, para o Linux um motivo real para correr atrás do prejuízo no futuro

“De acordo com análises publicadas, o novo sistema operacional da Apple, o Leopard, está anos luz à frente do que um dia pode ser o Windows Vista: integração entre sistema operacional e aplicações em uma arquitetura sem igual. Esse realmente pode ser um grande motivo para que todos envolvidos com o desenvolvimento do Linux pensem mais no usuário final.

Sei que a notícia não tem muito a ver com Linux, mas como a Apple recentemente anunciou a liberação do seu kernel para arquitetura Intel e algumas ferramentas sob uma licença livre, pode dar o que pensar às pessoas envolvidas com o desenvolvimento e manutenção do Linux.”


A nota foi enviada por Leonardo da Silva Calado (lscaladoΘlscalado·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Thiago M M
Concordo inteiramente com o: Concordo inteiramente com o que você disse na notícia.
E apóio a Apple em todos os sentidos. Só não compro de seus hardwares pelo preço salgado que sai pra nós aqui no Brasil.

OBS: Temos que deixar de criar/customizar tanta distribuição linux, isso não agrada até mesmo quem o faz com certeza.
Comentário de Manoel Pinho
Liberdade: Mas o MacOS X não é software livre e, pior do que o windows, ainda restringe a compra de hardware. Trocar o windows por um MacOS X ainda pode fazer sentido por causa do parentesco com o Unix, mas um usuário consciente da importância do software livre não troca um linux ou um *BSD por um Mac, mesmo que perca um ou outro efeito cosmético ou de usabilidade como chamam.

Mas concordo que ainda há muito espaço para melhorar o linux no desktop, mesmo já estando muito bom e suficiente para usuários avançados ou então aqueles realmente usuários, isto é, que somente usam o sistema configurado por alguém, como é o caso do desktop em empresas.

O linux só perde do Mac em termos de oferta de programas proprietários de uso profissional e, mesmo assim, a diferença só é maior em áreas específicas como programas gráficos, de som e de vídeo

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Leandro
Não vejo relação:
OBS: Temos que deixar de criar/customizar tanta distribuição linux, isso não agrada até mesmo quem o faz com certeza.


Não concordo. Eu nunca criei uma distro, nem customizei uma. Sou apenas usuário. E acho muito bom ter tantas opções. Se as pessoas perdem tempo com isso é porque tem usuários.

Não vejo relação entre a grande quantidade de distros e os problemas do Linux para ser mais prático para o usuário final, como supostamente o SO da Apple é. Digo supostamente porque nunca usei um apple.

E sim, eu gostaria muito de ter um apple... para dar de presente para a minha esposa :) Para mim quanto mais barato o micro, melhor.
Não sinto mais a menor inclinação para pagar milhares de reais por um computador, ou celular, ou máquina digital.

Devo estar com uma nova doença tecnológica. Eu me sinto um imbecil completo ao comprar algo e alguns poucos meses depois ver o mesmo produto pela metade do preço (isso aconteceu com meu DVD player).

Prefiro comprar usado e por uma mixaria. A tecnologia existe para me servir, não para levar meu (pouco) dinheiro suado. E os produtos apple são para mim o símbolo máximo de consumismo tecnológico com seus preços de 1o. mundo para o nosso salário de 4o. mundo.

Comentário de yamane
Correr atrás do prejuízo? :-): Como eu já li essa frase duas vezes hoje (nesse tópico e também no outro tópico referente a "O Speedy se vinga do Vírtua") é bom deixar claro que ninguém gosta de correr atrás do prejuízo.
Todos nós corremos atrás do lucro (seja ele financeiro ou não) eheheh
Correr atrás de prejuízo é coisa de masoquista :-)

Mas voltando ao assunto... MAC é coisa para a "Elite", LINUX é coisa para "Geeks" e MS Windows é coisa para "povão".

Coloquei até umas imagens para representar isso no meu blog

Fazendo uma analogia com carros, o MAC seria o Rolls Royce Phanton(cheio de frescuras e conforto), o LINUX seria o Porsche 911 Turbo (para quem gosta de adrenalina e velocidade), já o Windows seria o Volkswagen Gol (carro para qualquer um).

É impossível aliar o conforto de um Rolls Royce, que no caso do Phanton ainda conta com um "secretário 24h" disponível ao toque de um botão que pode lhe indicar os melhores restaurantes e hotéis mais próximos de você, com a velocidade e esportividade de um Porsche!

Os dois se completam.

Já o Volks...

Desculpem a brincadeira :-)

Um abraço,
Renato
Comentário de bagatelo
Vai demorar milénios até....: Acho que vai demorar milênios até tudo mundo entender que o principal objetivo do linux não é derrubar outros sistemas operacionais poderosos e famosos. O objetivo principal do linux e de seus desenvolvedores é a sua evolução por si só. Eu acredito que enquanto eles mantiverem esta personalidade, o linux poderá, pela unica maneira, criar estrutura para realmente ser melhor que MACOSX e VISTA. Eu não gosto do MAC, achei o vista horrivel, embora eles tenham algumas coisas interessantes (spotlight-dashboard-quartz-beleza estética) mas ainda acho que o kde e gnome capturam meu gosto por como usar o computador (exceto ter que usar o terminal, que é interessante, mas nao gosto).
Comentário de Antonio Carlos V da Silva
Apple leopard: Com referência ao assunto "usabilidade", indico dois artigos do articulista Benito Piropo que fala justamente sobre isso.

Está focado no windows vista mas a idéia central de como se desenvolveu a usabilidade e como a MS se utiliza dela pode dar uma luz a quem se interessar pelo assunto:

Usabilidade I: Interfaces gráficas
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=172055

Usabilidade II: Como aferir?
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=174443

Usabilidade III: Windows Vista
http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=175440

Li a gostei muito. Quem sabe o XGL/AIGLX não pode ser o ponta-pé inicial???

Comentário de Heitor Moraes
Você nunca teve um mac né?: Ou pelo menos um com OSX?!

Cara, é muito pó pro Linux comer, e é uma corrida perdida pro Windows.

Há, e eu uso OSX porque é bom.
No trabalho só Gentoo e RedHat, em casa onde as coisas tem que funcionar sem 6 horas de shell, eu tenho um iMac G5 rodando OSX.

Você não tem o direito de achar que alguém como eu não entende o real sentido de software livre, só porque o Linux não atende as minhas necessidades de usuário doméstico.

Meu micro de casa é como meu carro: só precisa funcionar e ser confortável. Não posso fazer um update do X e depois descobrir que nem o ssh tá rodando. Eu não vou ter tempo de arrumar.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Heitor Moraes
Uma foto ai pra você.:
http://www.oreilly.com/catalog/covers/0596003560_cat.gif

Mas eu tenho que admitir que concordo quase completamente com o que você disse.

Só que o OSX tem um motor de Shelby debaixo do capô - e ninguém sabe direito como usar.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de CWagner
Ainda bem que o Linus não: Ainda bem que o Linus não tinha essa idéia antes de se formar na Finlândia, senão ele seria um empregado da M$ e não o desenvolvedor de um S.O. alternativo para PCs.

E digo alternativo no sentido de ser uma alternativa, uma opção, e não um simples remendo para cobrir um dos milhares de buracos que o Wndow$ deixa nos PCs de hj em dia.

Como S.O. o Linux é muito robusto grças às linhas ideológicas que o Linus resolveu adotar, tanto na sua concepção quanto no desenvolvimento. Os padrões POSIX e tantos outros adotados pelo UNIX, apesar de muitos acharem obsoletos e ultrapassados são os melhores porque não foram criados para ganhar dinheiro, mas sim para resolver da melhor maneira possível os vários problemas de arquitetura de um S.O.

Beleza e estética são ótimos para vender, mas nenhum produto bonito se mantém se não consegue resolver o problema do consumidor. Ergonomia e usabilidade são muito importantes e estão sendo pensados por criadores das interfaces gráficas e gerenciadores de janelas, que aproveitam os recursos disponibilizados pelo S.O., veja o caso do HAL, automounts, avahi, entre outros projetos. Estes são projetos importantes para o lendário e inatingível, mas sempre perseguido, conforto do "usuário final". As necessidades supridas com esses programas/técnicas/projetos estão sendo adotados até mesmo por (pasmem) M$ e Apple. enquanto esta às vezes divulga suas especificações e até mesmo libera o fonte, aquela só quer saber de virtualizar e dificultar o trabalho dos desenvolvedores de SL.

O preço do Appple é caro porque a Appple projeta, desenvolve e produz seus computadores, S.O. e boa parte dos aplicativos que rodam nos Macs da vida. Graças a Deus alguém da IBM teve a brilhante idéia de abrir as especificações dos padrões utilizados no PC senão até hoje teríamos uma briga feia entre IBM e Apple, com alguns computadores no estilo dos velhos MSX, CP-400/500, TK2000, etc... brigando pelas migalhas dos compradores e até mesmo a reserva de mercado ainda estivesse instaurada, protegendo nossos "fabricantes" nacionais de computadores da concorrência desleal dos estrangeiros.

Algumas das causas do alto preço do PC no Brasil são as altas taxas de juros, praticamente inexistência de indústria de semicondutores no país, guerra fiscal entre estados, etc... Se quisermos ver preços baixos, basta pararmos de comprar peças e equipamentos prontos, deixar as vitrines e estoques entupidos que um dia a casa, ou melhor o preço cai.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de CWagner
Parabéns pelos links, já: Parabéns pelos links, já estão no bookmark ;)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Manoel Pinho
Não, nunca tive um Mac e: Não, nunca tive um Mac e não porque não tenha condição de comprar um. Não digo que é bonito e que a interface não seja muito bem feita, mas se quisesse um sistema operacional proprietário para rodar um monte de programas proprietários eu ficaria com o windows mesmo, que tem muito mais oferta de programas proprietários (depois que o windows passou a usar kernel NT e o hardware do PC melhorou, o Mac perdeu a exclusividade da grande maioria dos programas que eram o forte da plataforma).

Se o seu problema é rodar alguns softwares livres de vez em quando, até o windows pode cumprir esse papel instalando um Firefox, OpenOffice, PuTTy/WinSCP e Cygwin.

O hardware da Apple já deixou de ser uma grande vantagem há um bom tempo, especialmente agora que adotou o processador Intel. Deixou de ser um Audi A6 para ser um Audi A3, que basicamente é um Golf com um toque de Audi.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Fabiano_blessed
concordo em parte com o bagatelo: Com certeza o objetivo dos desenvolvedores linux não é derrubar outros sistemas,mas essa integração é importante para o crescimento do sistema,essa filosofia geek de uma certa forma tem levado ao usuários mais leigos a se manterem com uma certa distancia do linux,cito uma analogia publicada pelo pessoal do meiobit:"Um carro 0KM não vem com um kit de ferramentas "conserte você mesmo". Você compra esperando tirar da loja e sair dirigindo. È justo exigir conhecimentos de direção, não de mecânica e engenharia automotiva.".E isso realmente tem sido feito pelas as empresas que realmente se interessam por isso como a novell e a red hat,vi um vídeo da apresentação do sled 10 e um dos principais focos deles é a integração do sistemas.De quem foi a iniciativa de desktops opengl ? da novell,e quando começou a ficar de portas fechadas com o trabalho,a red hat,preocupada com a integração decidiu começar a desenvolver por si mesmo para não perder tempo.E é importante esses usuários leigos porque quando eles começarem a utilizar o linux que empresas como a adobe,corel,macromedia entre outras começarão a investir com maior peso no linux.Mas o mais incrivel do linux é que ele pode ser customizado tanto para leigos como para geeks =)
Comentário de Antoine
Disse tudo!: Disse tudo!
Comentário de henrique paiva
Eu sou usuario linux desde: Eu sou usuario linux desde 1998 e adoro. Os servidores da minha empresa rodam linux, meu desktop na empresa roda linux. Mas o em casa uso um powerbook rodando mac osx.
Quando comecei a usar mac juro que comprei e pensei logo em instalar o linux nele, mas resolvi conhecer melhor o OSX. Resultado: Até hoje uso o OSX e sinto muita falta quando nao estou nele. Pra mim desktop de qualidade é OSX, e nao conheço um pessoa que tem usado por 1 semana que discorde. Ao contrário do que voce disse, eu nao uso um monte de programinhas proprietarios, meu mac OS sim é proprietario, mas tambem uso Vi, Emacs, Firefox, Thunderbird, OpenOffice, VLC e por causa do shell eu me sinto totalmente em casa. Nao tenho o minimo interesse em recompilar meu kernel pra usar no meu notebook. Na empresa sim, em casa nao.

O linux esta caminhando neste sentido, a microsoft continua a mesma de 20 anos atras, copiando pro Vista as mesmas ideias da Apple, da mesma forma que fez com os icones, janelas, arrastar e soltar. Todos os recursos ultrainovadores do Vista - dos quais muitos foram cancelados - ja existia no OSX ha mais de 2 anos.

Mesmo assim me considero um evangelista do linux e software livre.
Comentário de Antonio Carlos Vda Silva
Vanitas vanitatum et omnia vanitas sunt: Vanitas vanitatum et omnia vanitas sunt...

Comentário de puelocesar
A verdade é que o Linux: Antes de tudo, vejam este link www.apple.com/macosx/leopard/

E vejam o vídeo do que eles chamam de "Time machine".
Não há a menor possibilidade de implementar algo do tipo no linux. São coisas desse tipo que fazem o OSX tão cobiçado.

A verdade é que o Linux está anos luz atrás do MacOS no Desktop. O Mac é bem polido, suporta os grandes aplicativos comerciais, vem com uma suíte fantástica de aplicativos de uso pessoal, o iLife, e é muito, mas muito mais bonito e confortável de usar que qualquer outro OS.

Uso só linux a anos, mas sempre quis usar um mac.. apesar de nem sonhar em poder ter um...

O linux realmente tem muito que aprender com ele. Um exemplo: um cara em um fórum instalou o macosx no seu PC e estava comentando que mesmo usando o driver VESA, abrir, mover e redimensionar janelas é muito mais rápido no osX do que no Linux dele...
E nós com esse X que, no meu caso, mesmo usando a aceleração 2d da nvidia deixa rastro ao mover uma janela... e muitas coisas demoram mais pra abrir que o windows xp por exemplo, que é notoriamente um lixo.

Outra coisa é o spotlight. Tudo bem, temos o beagle, mas este é tão ruim de deixar funcionando, que é melhor nem usá-lo. Comigo tive que copiar os arquivos de configuração do beagle de uma instalação suse para minha instalação ubuntu para ele conseguir funcionar adequadamente, sendo que o spotlight simplesmente "funciona".

*obs: esses dias o beagle parou de funcionar e não quer voltar mais
**edit: resolvi testar agora e ele está funcionando! Ainda bem... estava sentindo falta :P

Ah sim, o Xgl, bom, o Xgl é divertido nos primeiros dias, mas aí quando seu flash começa a travar o firefox, seus vídeos ficam lentos e você não consegue mais abrir jogos, começa a ficar bem chato...

Gostaria mesmo que saísse o tal Xegl, esse sim acho que tem grande futuro.. mas acho que não sai nem tão cedo...

A verdade é que o pessoal de Linux começou a se preocupar com a usabilidade no Desktop a muito pouco tempo, sendo que a Apple pensa nisto desde que o Steve Jobs voltou para salvá-los, o que deu a eles muito mais tempo para desenvolver algo bem feito e estável.

Linux é perfeito para um nerd, mas usuários comuns sempre tem dificuldades em conseguir usá-lo (e meus amigos da faculdade sempre tem dificuldade em instalar o gcc :P vai entender... )

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Mais uma coisa, alguém por: Mais uma coisa, alguém por favor sabe me dizer o que aconteceu com o XEGL???? Desde fevereiro não se tem notícia alguma sobre o assunto. Até a página do xfree wiki removeu aquela imagenzinha com o diagrama de funcionamento do mesmo...

Será que o projeto morreu?

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
huhuhu: "Nao tenho o minimo interesse em recompilar meu kernel pra usar no meu notebook. Na empresa sim, em casa nao."

hehe, eu que não queria ser seu patrão! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
esse B.Piropo é articulista: esse B.Piropo é articulista do tendencioso e pró-M$ caderno de Informática do Globo, InfoETC. É um viado para o qual informática é M$ e ponto-final.

Que feliz coincidência que agora que o Vista está prestes a ser lançado e inundar o mercado com mais ícones e badulaques gráficos completamente irrelevantes para usabilidade ele venha a escrever um artigo sobre evolução da usabilidade em Informática -- começando com DOS, claro, e culminando com a "revolucionária" interface do Vista. Pode ser mais escroto?

*edit*
percebi que ele faz uma breve menção honrosa a algumas outras interfaces gráficas famosas, incluindo KDE (nosso vergonhoso clone de Windows). Segundo ele: "Unix e seus derivados também ganharam a sua interface gráfica, o K Desktop Environment". huhu, e X e Motif? não existiam?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
XGL: o XGL, mais simples e modesto, parece ter ganho um bocado de popularidade, por já ter aplicação prática hoje. vejo uma rinha nos moldes HURD/Linux se formando... :D

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de puelocesar
é que o X é lento e: é que o X é lento e "bloated"... e como o Xgl roda em cima do X as coisas continuam lentas... Por isso estava tão animado com o Xegl. Vamos lá ver se isso sai ou não.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Fabiano_blessed
o atraso é real: Em questão de tempo, realmente a apple esta muito a frente do linux no desktop,mas uma coisa é certa:de seis em seis meses você vê novidades no mundo linux muito interessantes.Atualmente o beagle não esta 100 %,mas é questão de tempo,o xgl/compiz esta na sua fase inicial de produção.Não sei se a maioria sabe mas a intenção tanto do xgl como do aiglx(acho que é isso) é ser um servidor X completo,como é o xorg,não viver dependendo do xorg para "descobrir" qual dispositivo esta instalado na maquina,sendo assim muito mais estavel.Compartilho a minha opinião pessoal que o Desktop linux esta nas mãos da novell,red hat,linspire,mandriva...enfim,das empresas que realmente precisam de interação do Desktop para ganhar dinheiro.Elas que irão guiar esses recursos de encher os olhos que tanto vemos no mac e a maior interação,e pelo que tenho visto eles estão querendo isso,se vamos estar equiparados ao mac um dia disso não posso dizer,mas que todo recurso que eles inventarem,vai sair alguma geek apaixonado pelo seu sistema querendo implantar no seu sistema preferido =)
Comentário de Aldo
Time machine: não é mais ou menos isso? http://www.dirvish.org/
Comentário de vmedina
Se entendesse o real sentido saberia a diferença.: Meu caro, se você entendesse realmente o que é Software Livre na profundidade que acha, saberia que ele é superior por inúmeras razões que a Apple NUNCA vai conseguir superar.

Ele é superior por que é Livre, sendo assim ele pode ser usado aonde e quando quisermos, qualquer arquitetura, qualquer país, qualquer língua. Por ser Livre ele tem uma comunidade de desenvolvedores que empresa nenhuma terá, sendo assim ele sempre terá a ultima palavra em correções, programas e customizações em geral.

Se você entendesse o tanto que acha de Software Livre iria estar completamente ciente dessas pequenas vantagens. Não entrei nem em Segurança e etc.

Sinto muito se fui brusco, peço desculpas se lhe ofendi, mas leia e entenda o que eu disse.

Não sei o que há com essa "comunidade" que passeia pelo BR-Linux, quando eu comecei nessa de SL a 3 anos, eu já sabia isso "de cor" na segunda semana. Pelo visto, cada um tem a comunidade que merece.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Apoiado! Não tem preço para Liberdade!: É triste ver como tanta gente fica botando preço na liberdade, trocando ela por perfumaria.

O pior de tudo é ver a "comunidade de software livre" apoiando isso tudo.

Saudade dos velhos tempos.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Heitor Moraes
Windows?: Windows trava, é lento, difícil de configurar...

Só uns exemplo:

> SAMBA no OSX, /private/etc/smb.conf.
> APACHE no OSX, ~/Sites ou ~www/Documents

Não vou trocar o meu uptime com OSX pelo Windows, e de quebra posso jogar World of Warcraft em cima de Unix. Diz ai outro SO onde eu posso fazer isso sem ter minha conta banida?

Manoel, eu geralmente acho teus comentários centrados, mas esse sobre o OSX é totalmente sem conhecimento de causa.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Heitor Moraes
Vinícius, eu sinto muito...: ...mas não é porque um código-lixo é livre que ele se torna superior. É com tempo e trabalho que isso acontece.

E você está deixando de lado os anos que a Apple gastou pra fazer do OSX realidade só porque eles não usam a licença que você acha que é a melhor.

Eu também acho que código livre é tudo, mas não vou virar a cara pra um bom trabalho por conta disso.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Heitor Moraes
Diria mais...: "É triste ver como tanta gente fica botando preço na liberdade..."

Que liberdade? A de ficar horas tentando fazer o Enemy Territory rodar com uma Radeon X1400 quando eu podia escrever um tutorial sobre tunning no postgre ou sendo bem pago pra documentar um servidor?

Se for essa liberdade, então eu não quero.

Faz assim: Tenta reconhecer o trabalho dos outros, mesmo que a maneira como ele é divulgado não te agrade. Ignora o fato do OSX ser proprietário e usa ele por uns dias.

Não posso falar por você, mas muita gente ia achar o OSX o máximo. O OSX faz do meu computador o eletro-doméstico que ele deixou de ser desde o fim do MSX. Agora ele funciona bem, roda tudo que eu quero e combina com a decoração do meu quarto - que mal existe nisso?

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de manoel_lobo
Concordo com o Moraes e com: Concordo com o Moraes e com o Media, pelo menos em parte.

Não sei se o Medina trabalha com informática, mas para quem o faz, não é vantajoso pôr uma aliança (leia-se algema), correr para o abraço, e tentar ser feliz com soluções proprietárias.

Ninguém do ramo (os alforriados) deseja uma segunda M$, concordo com ele nesse ponto.

As facilidades são tentadoras, confortáveis, mas com toda "tronxura" do Linux e pedras no meu caminho, é ele quem me dá sossego e paga meu whisky do final de semana.

Gostaria de experimentar o MAC/OSX, um dia...

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de Douglas Augusto
...mas não é porque um:
...mas não é porque um código-lixo é livre que ele se torna superior.


Ele já é superior por ser livre. Qualidade técnica corrente, a qual você se refere, é um dos quesitos, uma medida imediatista e míope para palpitar sobre o todo de um Software Livre.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de IGNUMATICKS
Ninguém é uma ilha: Esse argumento de que "Linux não tem compromisso com os outros sistemas" é papo furado de quem levou uma crítica e não está nem um pouco a fim de fazer força para corrigir os motivos pelos quais mereceu a crítica. É como dizer que um quadro "está torto de propósito", só para não ter o trabalho de endireitá-lo. Depois reclama quando o mercado também não quer fazer força para criar e manter sites, programas, drivers e equipamento compatíveis. Se o Linux não mantiver um padrão mínimo decente em requisitos que o mercado respeita e exige, vai continuar sendo solenemente ignorado e se afundando mais neste círculo vicioso que o mantém marginalizado.

Qualquer um pode ser uma ilha. Mas se for, não adianta reclamar das conseqüências porque não vai ter ninguém para ouvir. E isso é muito inconveniente porque linuxista adora reclamar.
Comentário de bebeto_maya
Caro, Vmedina!: caro, VMedina.

__Não sei...Código livre nem sempre é superior.Você está falando com a mentalidade de quem usa computadores e sabe computadores...Eu procuro pensar, ou plasmar meu racíocinio, na mente de quem usa e não sabe muito, que acha legal a filosofia, as vantagens de um produto aberto etc. Mas que precisa de Facilidades também, porque senão não produz.

__Nem sempre S.L. é melhor, numa necessidade o proprietáio cai bem. E essa é a razão pela qual ainda uso Software proprietário...Porque, às vezes é melhor, ou naquela situação, é melhor.

Até mais!
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de brandizzi
Não é bem assim...:
u me sinto um imbecil completo ao comprar algo e alguns poucos meses depois ver o mesmo produto pela metade do preço


Um iMac ou MacBook nunca fica mais barato :p

Bem, eu adoraria ter um MacBook. Um Debian rodando sobre um hardware seleto, e um sistema operacional top de linha na partição ao lado, para brincar um pouco, seriam duas coisas realmente boas de se ter à mão. Mas, enfim, eu também queria ter um Peugeot 407 e não tenho :D

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Kid-X.
Como se tivesse alguma diferença entre a maioria delas: A não ser aquelas feitas para recovering ou router, 99% delas são exatamente iguais. Apenas empacotar aplicativos diferentes não é justificativa para lançar uma nova distribuição, porquê esse "diferencial" está à distância de um "apt-get install
É apenas uma briga de egos mesmo - entre Ubuntu, Fedora, Mandriva e outras.


Comentário de brandizzi
Besteira:
Não há a menor possibilidade de implementar algo do tipo no linux.


Se falasse que iria demorar muito, que não ficaria tão acessível, que é complicado... ok, daria para entender. Agora, dizer que é impossível é demonstrar absoluta falta de conhecimento...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de nemesis
será que vc está rodando o: será que vc está rodando o mesmo XGL que eu? ou usando driver acelerado nvidia? (ouvi dizer que com ATI ainda não funciona muito bem)

no meu micro, XGL deu uma turbinada absolutamente impressionante no X...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lscalado
OS X e Solaris.: Olá, entendo sim de Software Livre, e no que posso ajudar seja relatando um bug ou fazendo um tutorial para colegas, amigos e a comunidade estou ajudando a crescer cada vez mais.

Mas acredito que muito aqui concordam que ainda falta um pouco para o Linux ser realmente 100% nos desktop das empresas. O OSX é feito sob uma rigorosa específicação e tem o mesmo nível de segurança que um linux, posso estar enganado. Atualmente no PC de mesa o sistema operacional é o Solaris 10.6, com vários programas gnu, seja gcc, gnome e etc. E usando, você vai saber o que estou falando, em alguns casos há um abismo entre os sistemas operacionais. O linux e muito grande é forte, mas a comunidade precisa ser unida e não ficar brigando por qualquer coisa, assim vai existir um padrão, onde empresas em que seu modelo ainda não permite ser software livre vai poder fazer seus softwares também para o SO. Para mim so falta isso, esse padrão.
Comentário de Manoel Pinho
windows: Todos que me conhecem sabe que defendo o SL há muito tempo e que não gosto de windows. Por força do trabalho tenho que ocasionalmente administrar alguns servidores windows e, sendo justo e imparcial, pelo menos os windows server atuais quando bem utilizados não travam toda hora nem são tão ruins assim para configurar ou administrar. Mas realmente é uma caixa preta que também quando dá problema a resolução é extremamente difícil de resolver e por isso mesmo gosto do estilo Unix. Mas fujo do windows sempre que poso justamente porque não gosto de caixas-pretas e o MacOS X seria uma caixa-cinzenta, melhor com certeza mas não suficiente para quem preza a liberdade trocar o linux ou um *BSD por ele. Sempre acreditei no linux como desktop justamente porque comecei a usá-lo assim e até hoje ainda uso como tal, em casa e no trabalho. Trabalho com suporte e lido diariamente com um monte de usuários leigos usando o linux como desktop. Está perfeito ? Obviamente não e pode me

Não condeno quem precisa usar o windows nem o MacOS X por qualquer motivo real, mas continuo afirmando que quem ignora as vantagens da palavra "livre" de software livre por supostas comodidades e estética não aproveita todo o potencial do software livre (estou falando do linux) que usam. Usam o linux hoje como usariam o AIX, o Netware ou o OS/2, isto é, apenas bons sistemas que servem para alguma função e não dão trabalho. Como naquele comercial de pneus, "não adianta potência sem controle", e só o software livre permite o controle total da plataforma.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de puelocesar
É sim hehe. Placa nvidia: É sim hehe. Placa nvidia fx6200. Fica muito ruim com jogos (mesmo os de super nintendo) e trava com flash as vezes. E o X nao fica mais lento, mas fica tão lento quanto. Redimensionar janelas = 100% de cpu. Só o mover janelas que fica mais light, porcausa do efeito woobly.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de brandizzi
Imprecisão pontual:
O OSX é feito sob uma rigorosa específicação e tem o mesmo nível de segurança que um linux, posso estar enganado


Será? Parece que não. Não mesmo :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de puelocesar
algo parecido, mas nao funciona para desktop: O tal dirvish faz algo parecido, mas via rede. Usuários domésticos não tem rede!!! Eu não tenho por exemplo, e outra, você viu o vídeo? Viu o que o usuário precisa fazer pra usar? Não estou duvidando que alguém possa fazer uma distro que seja bem integrada, bem feita e com boas ferramentas de uso no desktop, só estou afirmando que NINGUEM QUER FAZER ISSO NO LINUX! A mentalidade do linux é "geek". Por que eu vou ter um botão que faz tudo se eu posso gastar o dia fazendo por mim mesmo?

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
bem como sou chato e: bem como sou chato e desocupado fui fazer o teste aqui no Windows: abrir o gerenciador de tarefas, ordenei por CPU, peguei a janela do SourceSafe, odioso software da própria M$, e redimensionei. Uma média de 40% de CPU para fazer um redimensionamento de janela com um flickering medonho (parece que não fazem double-buffering como GTK+) e onde a maioria dos widgets é do tipo estático, não redimensionam, simplesmente somem da tela se o tamanho da mesma diminui para além de suas bordas...

100% de CPU durante redimensionamento de janelas para se ter uma GUI mais robusta, com múltiplos ambientes virtuais, double-buffering para minimizar flickering, transparência a rede e estar rodando acelerado em cima de OpenGL com um visual fantástico parece uma troca justa para mim.

Flash roda ruim? não rode.

Jogos rodam mal? Jogos usam seus próprios mecanismos gráficos, as vezes usando OpenGL mesmo e isso pode acabar interferindo, sim. Quando quiser rodar jogos, desative XGL. :)

fora isso, não esqueça que XGL ainda é software experimental...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de puelocesar
Ah sim, com o tempo é: Ah sim, com o tempo é possível implementar, talvez uns 20 ou 30 anos.. mas até lá nem vão mais existir microcomputadores

Com os arquivos de configuração esse zona que é no linux, não dá pra implementar algo do tipo. Ontem me perguntaram onde ficava o arquivo que guarda as configurações de ip.

-pc, onde fica as configurações de ip no linux?
-ah, usa o ifconfig
-mas ele reinicia as ocnfigurações quando reinicio o computador
-qual o seu linux?
-fedora
-ah, é que nunca usei fedora, então não sei onde fica... tenta "algo do tipo" /etc/networking/interfaces
-não tem nenhuma pasta assim

Agora implementa uma ferramenta de backup boa que nem aquela que funciona em várias distros... Afirmo denovo, não dá pra fazer aquilo em linux. Bem, dá pra fazer com backups incrementais por rsync, mas a primeira imagem teria o tamanho do hd, se tornando inviável a um desktop, no meu caso por exemplo, teria que comprar outro hd? Acho que não né.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Sempre achei isso também.: Sempre achei isso também. Só que vendo as coisas que a apple lança e vendo as coisas que temos no linux me pergunto: Será que a Novell tem a mesma capacidade dos caras da apple?
O negócio da Novell e da RedHat não é o Desktop, bem ao contrário do foco da apple, que é totalmente voltada ao desktop.

Linspire, mandriva? Peixes pequenos, podem até fazer algo interessante, mas nada comparado com o investimento que a apple faz em inovações no desktop.

E o resto dos desenvolvedores linux? Estes sim fazem as coisas acontecerem no Linux. Eles são a força movedora do código livre. Mas quer queira quer não, são geeks. E geeks, salvo raríssimas excessões, não entendem NADA de interface amigável ao usuário final, não entendem NADA de design, e mais uma coisa, não estão nem aí para essas duas coisas. Veja o caso do compiz. Po, pra que serve aquela janela gelatina?? Pra nada, mas os nerds adoram.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
HAHAHAHAHA Você é muito: HAHAHAHAHA Você é muito figura nêmesis :P

Não sabia que o windows era tão lento pra redimensionar janelas :P É que a impressão que vc tem quando usa só o explorer é que as coisas abrem bem mais rápido, mas não funcionam mais rápido, ou sejam é tudo mais lento, mas a latência de desktop é menor. E por causa disso eu culpo o X

Ah, eu uso o Xgl aqui, é q de tempos em tempos enche o saco aí eu fecho. Eu curto pra caramba o Xgl, mas por enquanto ele é só uma gambi pra rodar o X antigo via opengl.

O objetico inicial do Xgl era só ser um primeiro passo no sentido de substituir o Xserver pelo Xegl, visto que o Xgl é só parte do mesmo.

Só que pelo jeito, ou estão desenvolvendo por debaixo dos panos, ou o projeto morreu.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de brandizzi
Na mesma: 20 ou 30 anos? Não mesmo.

Veja bem: o assunto já está ficando muito off-topic. Vou resumir assim: adorei o Time Machine, adoraria tê-lo em Linux, mas você não tem muita idéia do que está falando, está chutando impossibilidades e números mágicos, além de dizer que algo assim é impossível devido aos arquivos. Imagino que você não seja programador, pois são idéias que qualquer programador perceberia, no mínimo, grotescamente imprecisas.

O que também não quer dizer que isto vá surgir pra Linux. Ou que, se surgir, crescerá rapidamente. Eu nõ ponho minha mão no fogo por isto também. Foram os detalhes que incomodaram, não o presumido fato.

E perdoe-me pelo tom agressivo. Deve ser a fome :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de puelocesar
Muito importante, por favor leiam.: Podem ver pelos meus post que eu adoro o Mac OS. Mas apesar de alguns acharem o contrário (como o colega aih em cima que disse que eu nao sei oq é linux), uso Linux no Desktop a dois anos, e sou um grande entusiasta do software livre (todos me criticam por isso na faculdade, dizem que eu sou muito chato).

Queria aproveitar a brecha para contar minha idéia de desenvolvimento de uma versão de Linux, otimizada para um hardware específico, que entre nas especificações do Computador para todos, mas que consiga rodar Xgl ou Aiglx, e totalmente configurado e integrado de modo a facilitar e tornar confortável o uso do desktop. Com o objetivo de encantar os usuários que são leigos ou vem de outras plataformas.

Para tanto, precisaria do apoio de alguma empresa que fabrica computadores populares ou de alguém que tenha dinheiro para bancar algo do tipo.

Mas os custos de desenvolvimento e pesquisa não seriam desse parceiro, pois minha idéia é criar um projeto junto a órgãos de fomento, como o cnpq, e contratar estagiários bolsistas para desenvolver este sistema.

Estes estagiários seriam, um programador com experiência em opengl, um designer, alguém que entenda de hardware e kernel hacking, e alguém que entenda de customização de desktop linux (no caso eu, caso duvidem disso, é só procurar pelo usuário puelocesar no gnome-look, kde-look e no deviantart)

Gostaria muito de coordenar um projeto deste tipo, mas fiquei muito triste pois ao contar para meu chefe, que adora Linux e só usa debian ele odiou a idéia e disse que usuário comum não quer uma interface bem feita e bonita, e sim uma interface windows :( e ao contar pra comunidade da minha cidade ouvi um cantar de grilos (cri cri cri)

Me digam o que acham do projeto, atualmente estou procurando apoio para o mesmo. Obrigado.

Mais uma coisa, eu devia mandar isto como notícia para o brain para ficar na página inicial?

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
você leu meu post: você leu meu post acima?

"Não estou duvidando que alguém possa fazer uma distro que seja bem integrada, bem feita e com boas ferramentas de uso no desktop, só estou afirmando que NINGUEM QUER FAZER ISSO NO LINUX! A mentalidade do linux é "geek". Por que eu vou ter um botão que faz tudo se eu posso gastar o dia fazendo por mim mesmo?"

E eu sou programador sim, e sei que é possível implementar isso. Só que devido a mentalidade "geek" ninguém quer ou ninguém tem condições de investir em algo do tipo!

Po, e para de falar que eu não sei nada de linux, num to falando que não é possivel pq ninguem saberia fazer algo do tipo, e sim pq ninguém tem condiçoes de investir na produção disso

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de vmedina
E você deixa de lado tudo que pode ser feito com eles.: Pena que o OSX está preso ao hardware proprietário da Apple, um senhor hardware diga-se de passagem, e que só pode ser usado por uma elitezinha que possa pagar acima de R$ 2.500,00 em uma máquina.

Aí, veja você, de que vale todo esse trabalho superior, toda a inventividade da Apple para depois no final ser um produto que poucos usam?

Já o Linux, o "similar Livre" , é usado em servidores, appliances, telefones celulares, robôs, APs, roteadores, PABX para VoIP, antenas de transmissão e etc., chegando aí também no seu Desktop. Não tem toda a parafernália do OSX, mas tem tudo que precisa para ser um ambiente produtivo e bonito.

Não entrei nem em todas as coisas boas como a possibilidade de distribuir cópias para quem você quer, rodar na maioria dos hardwares existentes, incluido os da Apple, e poder compartilhar de todo o trabalho solidário e comunitário das distros e programas.

Por isso o Linux é superior, ele é bom, vai melhorar muito nos próximos 3 anos e ainda por cima não vai sumir de uma hora pra outra. Tudo porque ele é SL.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Logo placa de quem...: A ATI é a pior escolha para quem quer comprar uma placa e usar no Linux. Com todos os males a NVidia é melhor nisso.

Tentar reconhecer o trabalho da Apple? Oras, eu reconheço. Eles fazem grandes Hardwares com software bem adequados. Pena que eles são proprietário, só rodem no OSX e o mesmo não rode em outra arquitetura. Paciência né?

Eu até uso. Me manda um note ou um desktop deles por sedex? ;)

Eu acho os notes e desktops da apple o máximo, não vejo nada de mal com ele, mas ele é inferior ao Linux em muitas coisas, como também a recíproca é verdadeira, e não é o messias dos S.O.s.

O Meu Linux tb roda bem, tudo o que eu quero. O que me limita é o meu Hardware.

Agora a minha lembrança de um MSX é que ele eralmente parecia um eletrodoméstico... uma mistura de atari com toca-fitas. :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de anon
O problema do desktop linux: O problema do desktop linux é que não têm pra quem vender .

http://aurelio.wordpress.com/2006/02/27/diferenca-das-culturas-mac-e-linux-no/
Comentário de vmedina
Pra quê? Usa um programa!:
Ontem me perguntaram onde ficava o arquivo que guarda as configurações de ip.


Usa o programa para fazer isso uai! Só altero na unha em servidores, nada de ficar gastando memória com X, ou em distros mais anciãs.

Como o Fedora compartilha do bom gosto do Ubuntu e usa GNOME, você pode usar o seguinte programa: gnome-nettool. Funciona que é uma beleza e não só para "setar" endereços!

Isso de arquivo é para quem quer impressionar, mas esses normalmente usam Slack, que é "Linux de hacker". :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de alguem
2 palavras:: Entao facam.
Comentário de Antonio Carlos V da Silva
Nihil medium est: Nihil medium est
;-))

Comentário de Aurélio Marinho Jargas
O tempo passa...: "Nunca usei o Mac, mas o Linux é melhor mesmo assim"

Eu não posso criticar quem pensa dessa maneira, pois eu repetia esse bordão com convicção inabalável. Afinal, Linux é melhor que tudo.

Comprei um iBook antigo e claro, formatei e instalei o Linux nele, usando o pingüim na maçã por mais de um ano. Não tinha a menor vontade nem de experimentar o OS X.

Mas um dia experimentei. E nunca mais quis usar o amado Linux. Isso faz dois anos já...

Fica o recado: o fundamentalismo te leva a crer que algo é superior mesmo desconhecendo o outro lado. É prudente conhecer o que se critica, *antes* de criticar :)

--
http://aurelio.wordpress.com
Comentário de anon
Boa idéia!: mais uma disto! por que não pensamos nisto antes?
Comentário de puelocesar
nossa, valeu mesmo pelo: nossa, valeu mesmo pelo incentivo! Não vou falar sobre oq eu penso de pessoas como vc pois teria q ser censurado

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de hamacker
Aonde bload, brun e achar o: Aonde bload, brun e achar o programa desejado no conta-voltas do toca-fitas transformava um MSX num eletrodomestico tao facil quanto o atari ? :)

Embora não fosse dificil, dava até para tocar musicas, me lembro até das primeiras notas :
play "cdefffcdcdddcgfeeecdefff"

Mas uma coisa é verdade, se eu com 12~13 anos podia fazer isso num MSX imagine o que as pessoas poderia fazer com o sistema (windows, linux e mac) que temos hoje. Mas só querem ficar estagnadas no que já conhecem.

Se as pessoas pudessem organizar melhor seus arquivos, programas como finder, beagle, etc... não fariam tanto sucesso.
Comentário de hamacker
Gente o OSX é graficamente: Gente o OSX é graficamente superior, o hardware é bom (embora já tenha sido melhor) e a Apple conta com designers gráficos de primeira.

Agora, tem frescurinhas de usuário mal acustumado. Porque fazer um cara ejacular de alegria com uma ferramenta como finder, beagle,... encontra o arquivo que ele achava que estava perdido. Pô, não teria sido melhor tentar organizar melhor seus arquivos de dados ?

Qual o sistema que não possui uma ferramenta de backup incremental, ainda que seja CD ? Mas uma janela 3D flutuando como folhas torna-o melhor do que em outros sistemas ? Alias, quantos usuarios voce conhece que realmente fazem backup incremental ou não ?

O hardware da Apple tá no mesmo nível dos PCs top de linha, placa-mae c/ pentium D dual-core tá uns R$ 800,00. Na boa, o linux/windows/mac podem rodar em hardwares equivalentes, agora a produtividade é que não vai ser a mesma, por isso não podemos confundir algo belamente desejável com produtividade.

Comentário de danielmiranda
Estagiários: "experiência em opengl, um designer, alguém que entenda de hardware e kernel hacking"

A idéia até é interessante, mas acho difícil vc encontrar mão de obra qualificada, e se encontrar acho mais difícil ainda que aceite ser estagiário.

Mas boa sorte.

Referente ao desktop linux, eu acho que é apenas uma questão de tempo para o linux ultrapassar o osx ou qualquer outra plataforma desktop. O linux é livre e temos milhares de pessoas trabalhando em cima do seu desenvolvimento, seja desenvolvendo o kernel ou um simples ícone. Nenhuma empresa do mundo tem tantos "funcionários".

Concordo que o desktop da apple tenha uma melhor qualidade tecnica hoje(estou chutando, pq nunca usei para pode dizer), mas o foco deles é esse, o do linux ainda não, servidor ainda é o principal foco das grandes distribuições.

Que venha Xgl, Aiglx ou qualquer outro.
Comentário de puelocesar
esclarecimento: Minha idéia não é criar outra distro. É desenvolver ferramentas de uso pessoal que facilitem a vida dos usuários. Essas ferramentas seriam coisas do tipo, um launcher mais bem produzido usando cairo e opengl, ou então plugins para o Compiz que tragam real ganho de usabilidade para o desktop.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Estou na UEL, lá tem: Estou na UEL, lá tem bastante gente qualificada, empolgada e procurando estágio ;) o mais complicado vai ser alguém que entenda de kernel hacking

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de vmedina
Eu estou falando para quem entende de computador... ou não?: Qual necessidade? Fora nichos bem específicos, como CAD, o SL bate um bolão, devendo muito pouco, senão superando.

Se eu quiser converter alguém, é só mostrar minha despreocupação com vírus, minha facilidade de configurar tudo, os "eye candies" do GNOME, o nosso querido Firefox e etc. Depois é só prover um bom suporte e BLAM, mais um convertido! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de henrique paiva
Muito do voce disse é: Muito do voce disse é verdade e é por isso que adoro o linux, e discutir qual é melhor não faz muito sentido e nem tem a ver com o tópico.

"Já o Linux, o "similar Livre" , é usado em servidores, appliances, telefones celulares, robôs, APs, roteadores, PABX para VoIP, antenas de transmissão e etc."

Tudo isso é ótimo e tenho orgulho disso, mas com relação a Desktop o linux ainda não chegou ao nivel do Mac OS. Nunca me senti tão bem usando um desktop em toda a minha vida.

Software livre é maravilhoso, lembrando que o Mac OS tem suas raizes no FreeBDS/Darwin, só que infelizmente a apple tem uma visão comercial diferente, mas felizmente eles são extremamente competente no que fazem.

Para desktop voce tem Mac OS, para todas as outras coisas voce tem linux.
Comentário de Rui Palma
Produtividade: Acreditem numa coisa: a esmagadora maioria dos usuários de desktops domésticos está-se absolutamente cag... para a produtividade, costumização e até para a segurança desde que esta última não lhe obrigue a ter trabalho. Praticamente TODAS as pessoas que conheço só aspiram: ambientes lindos, jogos bons (e muitos) e não terem o mínimo trabalho com configurações de seja o que for. Parece que o Linux está ainda um pouco longe de ser o SO de eleição das massas, embora lá chegaremos.
Comentário de CWagner
Há espaço para todos no: Há espaço para todos no mundo Linux. Se alguém se dispor a fazer tudo isso que você falou, e concordo com muita coisa, então pode ser feito.

O "problema" da instalação dos aplicativos para suuários pode ser resolvido com autopackage, deixando a instalação de pacotes críticos para um apt ou RPM da vida.

Os aplicativos também podem ser todos compilados estaticamente, só não venham reclamar que o aplicativo X de 10 MB que no Debian do vizinho tem somente 2MB.

Quanto aos jogos, talvez com a divulgação das especificações das placas de vídeo 3D vejamos alguns títulos interessantes para Linux, só não espere um NFS Free.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Douglas Augusto
"Vamos, tesouro, não se misture com essa gentalha!":
Parece que o Linux está ainda um pouco longe de ser o SO de eleição das massas, embora lá chegaremos.


Particularmente não me importo nem um pouco com isso. Aliás, sou cético quanto ao benefício da inserção dessa "massa" na comunidade, que parece-me ser totalmente pragmática, sem qualquer consciência ideológica acerca do Software Livre --para elas, um software livre ou um proprietário pirata são as mesmas coisas: ambos são gratuitos.

Para ser mais sincero, só preocupo-me com o que terceiros estão usando a partir do momento em que o que eles usam afeta o que eu uso.

Por exemplo, incentivo a todos a utilização de navegadores compatíveis com W3C, porque uma web otimizada para um navegador específico prejudica o meu acesso. Preocupo-me com a adoção de SL livre no governo porque é uma economia bem-vinda, além da possibilidade da agregação de mão-de-obra do governo em prol do SL. Mas não me importo se meu vizinho Zé pirata está ou não usando GNU/Linux, não tenho qualquer interesse em convencê-lo de migrar, pois ele é um "peso morto" naquilo que me convém.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Alessandro
Estranho: Quando alguns falavam que o X era o problema do Linux nos Desktops a maioria dos usuários deste site diziam ao contrário, hoje parece uma unanimidade que o mesmo deve ser substituído.

Quem quer um Linux para o Desktop, deve comprar um Mac, porque tem a segurança do Linux e a facilidade do Windows, além de ter vários programas comerciais para o mesmo.

O Linux pode ter a maior comunidade (funcionários do mundo) mas cada um pensa de uma maneira. A Apple consegui desenvolver um Desktop em cima do FreeBSD, porque tem um líder, um projeto, todos voltados para o mesmo. Já no Linux isso não é liberdade, por isso não tem um Desktop bom até hoje.

Uma dúvida que sempre tive, todos falam que o precisa ter concorrência, várias opções, vários Desktops e não um padrão, mas os projetos que deram certo no Linux são padrões na maioria das distribuições exemplo maior o Kernel este é intocável, o próprio Linux que tem um projeto e um líder, outros exemplos são o FireFox, OpenOffice, Gimp, Apache, ...

Vamos parar de reinventar a roda e ver o que tem de bom e seguir este caminho, senão o Linux vai sempre ser o futuro, mais o mesmo nunca vai chegar.

Sei que temos opções ao Linux, os BSD por exemplo que são mais livres e até melhor que o Kernel Linux, mas vai entender os melhores nem sempre são os mais usados.
Comentário de brandizzi
Me importo... um pouquinho :): Existem alguns motivos para se preocupar com quantos usam nosso sistema operacional, nem que seja um pouco...

De qualquer forma, minha preocupação não é tanto com como as pessoas vão abordar o conceito de liberdade. Eu gosto muito, e apóio, o conceito de software livre[1], de modo que isto também me preocupa, mas o maior problema de uma manada de usuários despreparados, para mim, é a segurança: com milhões de computadores logados como root e acessando sites pornôs, em pouco tempo nós todos nos veríamos a usar antivírus em nossos Linuces...

[1] Obviamente, bem menos que alguns aqui.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Pontos a considerar:
Quando alguns falavam que o X era o problema do Linux nos Desktops a maioria dos usuários deste site diziam ao contrário, hoje parece uma unanimidade que o mesmo deve ser substituído.


Cuma? Sei disso não... :)

Uma dúvida que sempre tive, todos falam que o precisa ter concorrência, várias opções, vários Desktops e não um padrão, mas os projetos que deram certo no Linux são padrões na maioria das distribuições exemplo maior o Kernel este é intocável, o próprio Linux que tem um projeto e um líder, outros exemplos são o FireFox, OpenOffice, Gimp, Apache, ...


Nenhum destes projetos é diretamente ligado ao Linux - você deve estar confundido as bolas...

Vamos parar de reinventar a roda e ver o que tem de bom e seguir este caminho, senão o Linux vai sempre ser o futuro, mais o mesmo nunca vai chegar.


Olha, não me leve a mal, não é nada pessoal, mas, a não ser que você seja membro ativo de uma comunidade, você não tem muita idéia do que está falando e acaba comentendo algumas imprecisões. Quase tudo que "deu certo" no mundo livre veio de um fork de alguma coisa, de alguma reinvenção de roda etc. etc. Você não tem como saber quando a "roda reinventada" vai se tornar o novo Linux ou vai ser mais um projeto morto no Sourceforge. Para descobrir isto, só dando algum tempo ao projeto - o que não é problema, pois tempo é ilimitado neste caso.

Agora, deixo um convite: participe você de algum projeto. Quando você participar, entenderá o que quero dizer :)

Sei que temos opções ao Linux, os BSD por exemplo que são mais livres


Depende do que você chama de "livre". Entendo o que quer dizer, mas, no fundo, você sabe que só disse isto para gerar uma discussão sobre o que é ser livre, seu flamer :)

Por favor, não existe nada mais inútil do que discussão sobre conceitos... Numa discussão onde duas pessoas tentam provar que, na verdade, a palavra "livre" significa isto ou aquilo, só há uma certeza: nenhum dos lados registrou trademark da palavra, e o único conceito válido é aquele que ambos aceitarem.

e até melhor que o Kernel Linux, mas vai entender os melhores nem sempre são os mais usados.


A não ser que você efetivamente tenha entrado no kernel Linux e no kernel do FreeBSD, você simplesmente está pisando em ovos, atirando no escuro. Não é nenhum problema: se eu falasse algo da categoria, também estaria falando algo sem saber, pois não sou um kernel hacker.

Esta estória de que o cerne do *BSD é "melhor" é meio viagem demais... Ambos os kernels tem grandes vantagens e desvantagens, obviamente. Até o HURD tem vantagens que, se ele funcionasse, levariam alguém a falar que ele é o melhor em absoluto :)

Agora, dois motivos para o FreeBSD não fazer tanto sucesso:

  • No início dos anos 90, a AT&T processou a Universidade de Berkeley na Califórina por supostamente usar código do Unix System V no 4.1BSD. Como no caso SCO vs. Bom Senso, muita gente fugiu dos BSDs como o diabo da cruz por medo de levar processo também. Nesta época o Linux surge e, por não possuir nenhum problema da categoria, toma o poder :)

  • Já usou um Linux bem casca-grossa? Um FreeBSD é aquilo, só que pior, no quesito usablidade. O FreeBSD é muito Unix para a maioria de nós :)



--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de ijoe
Como não roda SL???: "Se o seu problema é rodar alguns softwares livres de vez em quando, até o windows pode cumprir esse papel instalando um Firefox, OpenOffice, PuTTy/WinSCP e Cygwin."


Estou escrevendo isto de um OSX em um Firefox. Também tenho em minha máquina o NeoOficce (openoffice), o nmap, o xfig e outros softwares livres rodando diretamente o X (projeto Fink Different). Sinceramente não compreendi sua afirmação.

Também sou um defensor do SL e Linux, agora temos ser também realistas. O Mac OSX é o unix com melhhor interface hoje no mercado. É realmente muita poeira para o Windows e Linux juntos.
Comentário de espardo
um link: pra quem não viu o XGL em ação:

http://www.youtube.com/watch?v=vykigxsd0oo&mode=related&search=

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004