Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Alky pretende converter executáveis do Windows em binários do Mac OS X e Linux

A promessa parece espantosa: fazer com que qualquer programa escrito para o sistema operacional Windows seja executado nativamente no Mac OS X e no Linux -- sem emulação. É a isso que se propõe o projeto open source Alky. 'No momento estamos focados em jogos de ponta, mas vamos dar suporte a outras aplicações no futuro. Nossa tradução binária já funciona perfeitamente no OS X e suporte ao Linux está em andamento. Claro que aplicações Windows usam um conjunto muito diferente de bibliotecas das aplicações para OS X ou Linux, por isso trabalhamos também em uma biblioteca chamada LibAlky que provê tais bibliotecas Windows à aplicação', explica o site do projeto - http://www.alkyproject.com/ É ver para crer?” A nota foi enviada por Emerson Gomes (emerson·gomesΘgmx·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Claudio Celestino Castilho Campos
Proposta singela: Que tal fazermos um trato? Primeiro o treco fica +pronto+ e vira ++realidade++. DEPOIS, vocês o anunciam aos quatro ventos.

Que tal? Menos trabalho para vocês, menos tempo nosso desperdiçado lendo a "notícia", menos peso nos ombros da empresa fabricante de vapor. Todo mundo sai ganhando.
Comentário de Roger de Almeida
Para refletir: Essa estratégia não será fácil de ser implementada, mas se for exitosa, vai simplesmente mudar o mercado de softwares, com a Microsoft sendo a primeira a sentir um gosto muito amargo.

A hipótese é simples: porque uma empresa ou pessoa física manteria um custo de licenciamento ou de pirataria do sistema operacional da microsoft, se os softwares desenvolvidos para este S.O. podem ser executados diretamente no GNU/Linux?

É a mesma coisa que colocar uma outra hipótese: se todos os softwares para windows tivessem a mesma versão nativa para GNU/Linux, será que as empresas e pessoas físicas manteriam o custo de licenciamento ou de pirataria do S.O da microsoft?

[]
Roger
Comentário de nemesis
Um "compilador" de um: Um "compilador" de um formato binário para outro? Será que só funciona para binários x86? Esse port para Mac é para o Mac x86? A despeito disso, parece interessante...

No entanto isso levanta algumas questões legais: a tradução de um binário Windows, digamos uma biblioteca do Windows necessária para rodar alguma aplicação, pode ser considerada outro software ou um trabalho derivado fazendo uso do mesmo licenciamento?

Não me agrada a idéia de ter binários Windows no meu sistema quando posso contar com uma reimplementação sem problemas legais, como o Wine...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Conc
Concordo:
Concordo, isso parece empresa querendo aparecer no mercado...

Quando apresentarem o produto funcional, aí sim devemos ter atenção.
Comentário de Penetro
Outro CloneX: Sei não... isso está me parecendo mais um vaporware, tipo o CloneX, que apareceu há um bom tempo atrás no fórum do kurumin.

[]s
Penetro

Comentário de Carlos Vitoriano
O CloneX existe, mas nunca: O CloneX existe, mas nunca vi ele funcionando pois não tem link para Download...
http://www.portalcriativa.com.br/CloneX.html

Por que é pago....

Outro delalhe....
Uma coisa não tem nada a ver com a Outra.....


Comentário de Neto Mussauer
Não misturem alhos com bugalhos: Putz o CloneX nunca foi um software para o propósito apresentado na notícia. O CloneX é uma distro, ou remaster se preferirem, otimizada para rodar jogos em Lan-Houses, se vcs quiserem mais informações a respeito dele entrem na página da Criativa.

www.portalcriativa.com.br

Abraços

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de Usuario
Clausula M$ dirá: proibido rodar em OS não M$:
Para resolver este problema,
os programas da M$ e suas colegas
possuirão cláusulas com linhas pequenas,
dizendo que se o usuário do programa
executá-lo em qualquer sistema
operacional que não seja da M$,
estará comentendo grave infração
contratual, passível de pena de morte.


Comentário de bebeto_maya
Clone X existe, funciona e é bom!: __O cloneX não é Hoax ou vaporware...Não sei porque, tá havendo uma tendência a "isso foi lá na internet...", como se devido ao fato da notícia estar na internet, não ter credibilidade nenhuma...Principalmente quando se é contra uma idéia...

__Um conselho: Cheque as fontes, os dados científicos, se foi publicado em veículo sério, se as pessoas existem, mesmo coisas ditas "erradas" podem não ser Hoax, são apenas pontos de vista diferentes.

__Quem produz mais Hoax do que a mídia impressa?
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Penetro
Um Trilhão de desculpas!!!!! Confundi o nome!!!:
Mauro Xavier que me perdoe por ter confundido o nome do seu projeto com o do vaporware que apareceu uma vez no forum do kurumin, prometendo rodar jogos de windows no linux com performance muito superior ao wine/wineX. O tópico foi até cancelado na época..

Lendo a descrição deste projeto Alky eu tive a mesma impressão de estar lendo o tal tópico do emulador miraculoso, por isso mencionei o caso, mas novamente, peço desculpas pela lamentável confusão do nome.


[]s
Penetro

Comentário de Gato do Deserto
O projeto fake era o MAXEMUX-BR ...: O projeto fake era o MAXEMUX-BR ...

Aqui tem umas imagens
http://www.mayckon.theblog.com.br/maxemux.png
http://www.maxwolf.theblog.com.br/emuxmenu.png

E o cache do Google
http://72.14.209.104/search?q=cache:ATcB9ZwRFJcJ:archive.forumgdh.net/archive/o_t__t_68529__esqueca-wine-para-o-seus-jogos-for-rwindows.html+kurumin+hoax+game&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=7&client=firefox-a

As telas são apenas montagens, o software nunca existiu !
Comentário de Penetro
Isso Mesmo!!: Era esse mesmo!! MaxEmu
[]s
Penetro

Comentário de Mauro Xavier
Sobre o CloneX: Bom, o usuário Penetro me enviou um e-mail pedindo desculpas e me atentou para um tópico que eu nem havia lido, mostrando idoneidade e maturidade em sua reação, obrigado pela consideração.

Quanto ao Clone X4, o seu nome foi alterado agora para LanOS 5, que está indo para a quinta versão do sistema ainda em testes. Assim que terminar terei o prazer de anunciar no br-linux.

No caso o meu sistema não tem nada de miraculoso, faz o que pode fazer e sou bem realista ao afirmar as coisas, só mostrando os resultados finais e REAIS, tanto que com meus clientes sempre digo o famoso jogo das "vantagens e desvantagens" em relação a implementação de Linux em Lan Houses e Cyber Cafés.

Sim, o meu sistema é comercial, onde obviamente a parte comercial é tudo aquilo que eu criei do zero, e não os pacotes restantes que compõe o sistema (como OpenOffice, Gimp, aMSN etc etc), que estão GPL ou como frewares ou demos para distribuição livre (Obs.: nem todos os demos podem ser usados em Lan Houses, por isso usei o termo livre).

Fui obrigado a torná-lo comercial para evitar todas as dores de cabeça que eu tive no passado e até o presente momento meus clientes estão satisfeitos com a estrutura e compreendem a minha posição, mesmo porque é disso que eu vivo atualmente. Em si o licenciamento é mais para o suporte geral e facilidades no upgrade do que para o produto propriamente dito.

Quanto a este MaxEmu nem tive conhecimento e o Alky estou no estilo São Tomé, mas que se for verdade, vai ser bem vindo.

Bom, obrigado ao pessoal que respondeu por mim e resolveram a situação.

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de .;.
hahahaha: hahahaha
Comentário de escovadordebit
Não levei fé nisso...: Não levei fé nisso...

O interessante da coisa é que aparecem projetos deste tipo justamente quando Linux caminha a passos largos em busca do desktop.

O próprio Firefox indica fim do porte ao Rwindows.

O que é preciso é mostrar que Linux tem potencial e que software e hardware devem ser portados para ele.

Sou a favor é de divulgar mais as alternativas que temos e que podem substituir as portadas exclusivamente para rwindows, e que sejam de fácil adaptação para o usuário que opta pela migração.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Tango
Por mais flamebait que esse: Por mais flamebait que esse comentário possa parecer eu não posso deixar de concordar.

Eu JURO que enquanto estava lendo me passou pela cabeça a imagem da Feiticeira dizendo "Não é magia, é tecnologia!".

--
Este espaço está disponível para publicidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004