Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Água na fervura: fundador do Ubuntu fala sobre a importância do Debian

Mark Shuttleworth acalma os ânimos da comunidade depois de recente manifestação de um mantenedor do Debian.


“A saída do mantenedor do projeto Debian, Matthew Garrett, acompanhada de uma série de comentários públicos dele criticando os procedimentos internos do projeto Debian e elogiando os do Ubuntu, motivou uma manifestação do fundador do Ubuntu sobre a importância da coexistência com o Debian.

Mark Shuttleworth registrou que o Ubuntu não existiria se não fosse pelo Debian, e que o Ubuntu deve ser uma parte construtiva do cenário do Debian. Segundo a nota, ele não tem a expectativa de que o relacionamento entre os 2 projetos seja fácil, mas também procura evitar que as pessoas tenham uma perspectiva de 'Ubuntu X Debian'. E espera que o projeto Debian continue recebendo os componentes desenvolvidos ou modificados no Ubuntu, agregando-os à sua base e beneficiando não apenas ao Etch, mas também a outros derivados como Xandros, Linspire, Maemo e Skolelinux.”


Enviado por André Cruz - link

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Koolosh
Também penso assim: Acho que não deve haver uma rivalidade entre Debian x Ubuntu, apesar das brincadeiras que eu faço com meus amigos que usam ubuntu, mas creio que são projetos pai e filho, e com um grau tão grande parentesco até considero normal "briguinhas" e critícas, mas o que importa é que o Ubuntu continue usando o que o Debian pode oferecer a ele e o Debian aproveite o que o Ubuntu ofecere, assim ambos crescem.

Quanto a dizer que o Debian é mais lento que o Ubuntu em desenvolmento, tem alguns fatores, primeiro o Debian é portado para 11 plataformas, ja o Ubuntu se não me engano é pra 4, outro fator é que o Debian não trabalha com a pressa em lançar novas versões, ja o Ubuntu sim. São políticas diferentes com méritos para ambas.
Comentário de Gedvan
Atualizações: Acho que as atualizações do Debian só são mais lentas na versão stable, que é a que tem suporte. Nisso o Ubuntu sai na frente, porque oferece suporte para os software mais atuais.
Mas para usar em casa prefiro o Debian nas versões testing ou unstable, que são atualizadas mais rápido que o Ubuntu. Eu tinha Debian unstable no meu pc e toda noite eu rodava "apt-get dist-upgrade" e tinha atualização. Depois que instalei o Ubuntu, quase não tenho mais essa alegria. Só to esperando vencer a preguiça pra formatar e voltar pro Debian.
Comentário de Koolosh
viciado: Você é viciado em novidades, nesse caso realmente Sid é sua casa. hehehehe :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004