Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Steam no Ubuntu e derivados: Instalação e Review

Tags: jogos, jogos, distribuicoes, games, video, comunidade

A Steam oferece um catálogo de jogos para PC, Mac e Linux, muitos dos quais são Steam Play, para que você possa comprar uma vez e jogar onde quiser, além de multi-jogador entre plataformas.

Enviado por Diego Boot (dbs·bootΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Envie um vídeo e ganhe o curso SUSE Fundamentals

Tags: curso, promo, certificacao

A Tux4you Academy, está com uma nova campanha. Envie um vídeo de até 20 segundos via whatsapp e ganhe o curso SUSE Fundamentals - O primeiro passo para quem deseja ser certificado SUSE CLA. "Não é promoção ou sorteio, enviou - Ganhou!" Detalhes da campanha: http://tux4.com.br/networking/ganhe-o-curso-suse-fundamentals-preparatorio-cla/

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Série de vídeos: Voltando ao básico de Linux

Tags: curso, video

Olá amigos leitores(a) do Br-linux. Fazia algum tempo que eu não atualizava meu canal no youtube e resolvi agora toda a semana postar uma aula nova no canal. Os vídeos serão diretos (sem edição ou roteiro) e terão uma sequência… será uma aula grátis por semana :-). Então, vamos lá… não custa nada seguir o canal.

Acesso, primeira aula: https://www.youtube.com/watch?v=2PcaYbAP7X8&feature=youtu.be

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Exemplo em Rails – Agenda, parte 2

Tags:

Relembrando que na primeira parte foi criado um projeto, a “AM”, criado um modelo, dois controladores, seguindo as regras do Rails para ser facilmente localizado em outros idiomas e, claro, com o Git deixado para tomar conta de tudo. Sendo assim, de volta ao desenvolvimento da “Agenda Mequetrefe” acrescentando a inserção de registros e algumas outras coisas.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Samba 4 Professional, com desconto para leitores do BR-Linux

Tags: instalar, evento, curso

Novo formato - agora em vídeo aulas gravadas. A equipe BR-Open.com está disponibilizando o curso de Samba 4 Professional em formato de vídeo aulas gravadas com preços super especiais.

Nesta modalidade você faz o seu horário e assim estuda onde e quando quiser. Nosso principal diferencial é que neste formato você tem acesso vitalício ao curso com direito a todas as atualizações que surgirem após você adquirir o treinamento.

Aprenda a instalar o Samba 4 como Controlador de Domínio e Servidor de Arquivos e a configurar recursos profissionais usados em ambientes corporativos, administre usuários, compartilhamentos e crie GPO's utilizando ferramentas gráficas no próprio Windows!

Veja a ementa completa do curso: http://www.br-open.com/?page_id=284

Leitores do br-linux.org tem um desconto especial, entre em contato conosco e confira!

Maiores informações: contato@br-open.com

Enviado por Claudio Maciel (contatoΘbr-open·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ao contrário da TP-Link, a Linksys vai manter seus roteadores abertos para firmwares alternativos – apesar da FCC

Tags:

Parabéns para a Linksys, que tomou a decisão mais custosa, e se manteve a favor de seus usuários avançados.

Regras da FCC (similar norte-americana da nossa Anatel) agora exigem que roteadores WiFi bloqueiem alterações em certos parâmetros de comunicação para evitar interferência em equipamentos de outras categorias (como radares doppler usados na previsão do tempo), e há 2 meses noticiei que a TP-Link optou por bloquear completamente o uso de firmwares de terceiros (como o popular OpenWRT) para não ser responsabilizada caso esses sistemas permitissem a alteração indevida – como de fato permitem.

A Linksys preferiu um caminho mais árduo, mas que atende melhor a usuários como eu e alguns de vocês: moveu esse tipo de configuração restrita para uma área de memória inacessível sem autorização específica, e anunciou que continuará compatível com firmwares de terceiros.

Vários outros fabricantes ainda não se posicionaram nessa nova questão, mas tenho a expectativa de que o exemplo da Linksys inspire a mais alguns deles.

(via lifehacker.com - “Despite FCC Rules, Linksys Will Keep Its Routers Open and Let You Hack Them”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Caso de sucesso: Raspberry Pi 3 substitui desktops comuns em biblioteca pública

Tags: pos-pc

Um funcionário de uma das bibliotecas de Palos Verdes (CA/EUA) contou seu relato no reddit da substituição de desktops comuns por vários Raspberry Pis 3.

Os antigos computadores da biblioteca eram somente máquinas desktop windows com um navegador modificado e restrito para acessar somente o sistema de catálogo.

Enviado por EverPi (everpiΘtsar·in)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Tutorial de Apache Spark (em português)

Tags: apache, instalar

Estou feliz em divulgar o meu Tutorial de Apache Spark para todos aqueles que querem estudar Spark com material em língua portuguesa. Totalmente baseado na documentação oficial, neste tutorial você encontra uma distribuição atualizada do Spark que não requer instalação, além de diversos exemplos. Divirtam-se!

Enviado por Edson Ramiro Lucas Filho (erlfilhoΘinf·ufpr·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Forças Armadas italianas esperam economizar 29 milhões de euros migrando para o LibreOffice

Tags:

Os italianos já vêm migrando seus desktops para a alternativa open source, em um calendário ajustado aos períodos de suas licenças atuais de MS Office, e que já alcançou mais de 5.000 estações de trabalho. A intenção é alcançar 75.000 usuários até o final do ano que vem, e um total de 100.000 até 2020.

O plano de migração incluiu análise de impacto, treinamento específico para instrutores e instaladores, e no momento está na etapa de criação de um treinamento em modelo e-learning, que também será disponibilizado à comunidade sob uma licença aberta. (via news.softpedia.com - “Italian Military to Save Up to 29 Million Euro by Migrating to LibreOffice”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Civilization VI anunciado, vai suportar Linux

Tags:

O GamingOnLinux obteve informação oficial de que o novo jogo da série Civilization vai ter versão para Linux (e também para Mac).

A informação, que não constou nos anúncios de lançamento divulgados ao público em geral, não é clara quanto a isso, mas o autor acredita que o lançamento inicial será para Windows, e o suporte a Linux e a Mac será acrescido posteriormente.

(via www.gamingonlinux.com - “Civilization VI announced, will support Linux & SteamOS | GamingOnLinux”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Opinião do leitor: De open o Projeto Open365 tem apenas o nome

Tags:

Tem um análise completa sobre as condições de uso e licenças que o Projeto Open365 está. Do contrário do nome não é algo intuitivo, esse artigo relato qual o processo para descobrir algo que tinha que estar na primeira página do site oficial Open356, mas nunca é tao simples.

Enviado por Izhaq Melo (izhaqbluesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Inscrições abertas para Área de Comunidades no FISL

Tags: evento, promo, comunidade

O FISL17 acontecerá sob o tema "Internet das Coisas ou das Pessoas", como já sabemos. Porém, mais do que conectar as coisas, acreditamos que devemos conectar as pessoas, seus ideais, suas crenças, suas paixões. E uma dessas conexões mais importantes ocorre por meio da formação de Comunidades.

Sem esta conexão, dificilmente um software livre mantém seu processo evolutivo. É através das comunidades de software livre que temos a possibilidade de interagir e contribuir no desenvolvimento de soluções que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e tecnologicamente sustentáveis.

Consciente disso, o FISL mais uma vez quer prestigiar as Comunidades do Software Livre, promovendo e destacando os já tradicionais Grupos de Usuários, estendendo agora o convite também para Grupos de Desenvolvedores, entre outros atores das comunidades. E para dar voz e vida a estas conexões, novamente teremos a Área das Comunidades, com mais novidades, debates e mini-eventos promovidos nessa área.

E aí, que tal conhecer novas pessoas e novas ideias? Inscreva sua COMUNIDADE agora mesmo e vem pro FISL17! ;)

Saiba como participar aqui: http://softwarelivre.org/fisl17/programacao/comunidades

Enviado por Ana Carolina de Lima Pereira (ana·limaΘsoftwarelivre·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra ao vivo hoje às 14h: Vida de Programador - do WordPress ao Axe

Tags:

Hoje às 14h10min será transmitida ao vivo a palestra do André Noel (ou @ProgramadorREAL), do site Vida de Programador (e participante ativo da comunidade open source brasileira há anos), contando sobre sua experiência de substituir o WordPress pelo Axe como gerenciador de conteúdo do seu site.

Como autor do Axe, fico feliz: o André é bem caracteristicamente público-alvo das versões atuais, adequadas muito mais a desenvolvedores curiosos do que a usuários finais. No processo de portar seu site, ele escreveu uma ferramenta de importação automatizada dos posts do WordPress, acrescentou alguns recursos ao Axe, e me deu várias boas sugestões – e ele logo vai disponibilizar o código correspondente às mudanças dele.

A experiência dele foi parecida com a minha: ao trocar um CMS dinâmico (como o WordPress e vários outros) por um CMS estático (como o Axe e vários outros), ele escolhe abrir mão de vários recursos (como o suporte a comentários nativos da própria plataforma, no meu caso), mas em compensação o ato de servir uma página a qualquer usuário deixa de envolver acesso a um servidor de banco de dados e execução (na camada de aplicação) de um script em PHP ou outra linguagem interpretada, pois o gerenciador de conteúdo cria o site na forma de uma série de arquivos HTML estáticos. Fica mais rápido, mais leve, exige menos CPU e menos RAM, e assim custa menos (para quem tem plano de hospedagem com custo atrelado aos recursos disponibilizados, claro).

Existem soluções intermediárias (como vários plugins de cache do WordPress) e uma variedade de outras opções de CMSs e geradores estáticos, e cada mantenedor de site pode escolher a que melhor lhe atende (o WordPress provavelmente é a resposta certa para boa parte deles).

Para mim, a redução de custo de hospedagem alcançada desde o primeiro mês após a troca do WordPress (com cache) pelo Axe (com comentários gerenciados por serviços externos) em todos os sites que eu mantenho foi da ordem de 90%, e acredito que para o André a situação seja similar, e que na palestra de hoje ele vá contar!

Para assistir gratuitamente à transmissão ao vivo, inscreva-se no site do TDC Online

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec oferece 2 livros da O'Reilly em concurso de paródia de capas

Tags:

Faça a sua capa no gerador de paródias, publique nos termos da promoção, e poderá vir a ganhar 2 livros da O'Reilly publicados pela Novatec, à sua escolha.

A Editora Novatec, maior fornecedora de livros em português mencionados nas notícias do BR-Linux, aderiu à onda do gerador de paródias de capas da O'Reilly na forma de uma promoção no Facebook.

O autor Maujor vai escolher a melhor capa entre as que forem publicadas usando a hashtag do concurso, conforme as instruções da Novatec.

A capa que eu fiz para ilustrar este post não está concorrendo, claro. O resultado sai dia 20/05!

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Visual Studio Code — Instalação no Ubuntu e Review

Tags: instalar, distribuicoes, desenvolvedores, video

Se você quer experimentar o editor de código multiplataforma da Microsoft, veja aqui como instalar o Visual Studio Code no Ubuntu e seus derivados. Visual Studio Code foi criado usando uma mistura de tecnologias de código aberto e baseadas na web, como o Chromium, o Electron app framework do GitHub, e próprio editor Monaco, da Microsoft. Mas é preciso deixar claro que a ferramenta é um editor de código, não uma IDE completa (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), como seu homônimo Visual Studio.

Mesmo sendo um produto da Microsoft, surpreendentemente, o Visual Studio Code possui uma versão para Linux.O Visual Studio Code oferece suporte a coloração e realce de sintaxe completa e todas as características padrão de um bom editor de código, para trabalhar com C#, C++, PHP, Java, HTML, CSS, Markdown, SASS, JSON e Python.

Ele também fornece integração com o Github, semelhante ao encontrado no Google Chrome Dev Editor e suporte IntelliSense alimentado por projetos open source para trabalhar mais rápido (por exemplo, correção de erro de digitação, preenchimento automático, etc.) com suporte.No blog AndroiMais.com Visual Studio Code: Top 10 perguntas respondidas você confere mais sobre o programa multiplataforma da Microsoft.

O aplicativo está disponível para instalação usando o Ubuntu Make, uma ferramenta de linha de comando que permite instalar uma série de IDEs facilmente.

Para instalar o Visual Studio Code e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Enviado por Diego Boot (dbs·bootΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]