Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Curso Online de PFSense e Graylog

Tags: evento, firewall

PFSense - 25 a 29/07/16 - Online - PFSense é um software livre que cumpre muito bem a função de firewall ou roteador de redes; com ele é possível usufruir de dezenas de pacotes adicionais que o torna praticamente em um UTM (Unified Threat Management).

Graylog – 16 a 18/08/16 Online - Graylog é um sistema que tem como objetivo centralizar e catalogar log’s. Com o Graylog se torna mais simples a auditoria e a identificação de diversos eventos em uma rede corporativa. Com o Graylog2 é possível realizar a consolidação, análise e gerenciamento dos log’s.

Entre em contato no e-mail treinamentos@innovus.com.br

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso: Linux nível I - "Linux para o mundo corporativo"

Tags: curso, certificacao, servidor

Olá caros amigo(a)s do Br-linux, estou anunciando curso: Linux nível I - "Linux para o mundo corporativo" que tem como objetivo: Ser o primeiro curso para quem deseja se profissionalizar como administrador de redes e servidores linux. Se você está começando no linux ou utiliza o mesmo no desktop e deseja se profissionalizar, vale a pena, ler o diferencial deste curso; que foca 100% no ambiente corporativo, deixando filosofias e distribuições de desktop de lado.

Acesse: http://certificacoes.net.br/produto/linux-nivel-i-linux-para-o-mundo-corporativo/

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo clone do Raspberry Pi com apenas 2,4cm é incompatível com a licença proprietária do bootloader oficial

Tags:

Licença do bootloader da Raspberry Pi Foundation só permite uso com dispositivos raspberry Pi.

Na segunda-feira circulou a notícia do minúsculo clone de Raspberry Pi que a ArduCAM anunciou, e que parece bem interessante para quem deseja encaixar o mesmo SoC BCM2835 do Raspberry Pi Zero em algum projeto ainda menor.

As barreiras de entrada são grandes, a começar pela disponibilidade do próprio BCM2835, que é escassa, para dizer o mínimo. Mas é também um bom momento para observar que partes essenciais da infraestrutura do Raspberry Pi incluem componentes essenciais proprietários, incluindo o bootloader, que não é free software, nem open source, porque a sua licença restringe explicitamente o campo de uso, que só pode ser o de “desenvolver para, rodar ou usar um dispositivo Raspberry Pi”.

Cada um licencia seus softwares como prefere, é claro, mas é interessante observar o tipo de efeito que esse mix de licenças proprietárias e livres pode causar quando há mais participantes buscando atuar no mesmo nicho específico.

Detalhe interessante: já existe um projeto de bootloader alternativo e open source para esses hardwares, de autoria de Kristina Brooks, mas ele ainda não tem funcionalidade básica (ainda não dá boot no Linux, inclusive), e nem pretende ter toda a funcionalidade disponível no bootloader proprietário oficial. (via www.cnx-software.com - “Raspberry Pi Bootloader License Precludes it to Run on Competing Broadcom BCM283x Boards”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Turtl - Alternativa Open Source ao Evernote - Instalação e Review

Tags: pos-pc, video

O Turtl é uma aplicação multiplataforma disponível para Linux, MAC OS X, Windows, Android, iOS e Firefox. O Turtl permite que você crie notas, de salvar sites favoritos além armazenar documentos importantes e qualquer outra coisa que você queira manter seguro. O programa oferece um lugar privado para manter todos esses dados criptografados e seguros. Além disso, facilita a marcação, filtragem e organização dos dados. Portanto, facilitando a organização dos seus projetos pessoais ou profissionais.

O projeto é open source e conta com o repositório oficial no GitHub, licenciado sob a GPLv3.

Enviado por Diego Boot (diegobarbosaΘlinuxmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Hangout Squid LB no pfSense®

Tags:

Segue a gravação do Hangout realizado no dia 14/07/2016 que foi um sucesso, trata-se de uma apresentação sobre a implementação do Squid em um ambiente de balanceamento de link. Conteúdo de demanda grande para tirar duvidas na implementação de um ambiente de proxy complexo no pfSense®.

O Hangout foi organizado a apresentar os seguintes tópicos:

Um pouco de conceito - Preparação do ambiente - Configuração dos links de balanceamento - Configuração de Regras - Configuração do Squid - Testes de ambiente (Transparente e autenticado) - Perguntas e dúvidas

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Entrevista com o criador da linguagem Perl fala sobre dominância do inglês, diferenças com PHP e Python, e mais

Tags:

Larry Wall, o linguista criador da linguagem Perl, respondeu a uma longa lista de perguntas dos usuários do Slashdot.

A lista é variada e fala de temas esperados (diferenças entre Perl 5 e Perl 6, carros voadores, compatibilidade com ambientes embarcados, ...), mas a personalidade e histórico do Larry tornam especialmente interessantes algumas das respostas, entre as quais eu destaco a que ele apresenta o Perl como uma exceção (ainda que parcial) ao tradicional anglo-centrismo ou eurocentrismo das linguagens de programação (a descrição que ele faz da possibilidade de uso de unicode e caracteres especiais de diversos idiomas nos nomes de identificadores é rica em detalhes técnicos), as duas respostas em que ele comenta sobre outras linguagens mais recentes (PHP e Python) e, para quem é programador Perl, as 2 respostas ao final, em que ele explora a sintaxe do Perl 6. (via developers.slashdot.org - “The Slashdot Interview With Larry Wall - Slashdot”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

As novidades do GIMP 2.9.4

Tags:

O Gimp 2.9.4 é uma versão de desenvolvimento que prepara o caminho para a futura versão 2.10. Lançada na semana passada, essa nova versão traz uma lista de novidades extensa e que merece leitura atenta.

Ao ler, não pare nos itens iniciais, que apresentam as sempre exigidas melhorias na interface e no suporte a processamento de cores (que continua baseado em sRGB).

Continue lendo, e você verá algumas mudanças mais sutis e interessantes, como a possibilidade de usar uma cortina para ver, ao vivo e diretamente na canvas, o resultado da aplicação de filtros sobre uma imagem; o novo conjunto de combinações de teclas padronizadas para modificar vários parâmetros (tamanho, ângulo, opacidade, etc.) de várias ferramentas, as melhorias no tratamento de seleções (gostei especialmente do Select > Remove Holes), e a nova macro "with-files" que facilita o uso do Gimp a partir de scripts shell para processamento de imagens em lote. (via www.gimp.org - “GIMP 2.9.4 Released - GIMP”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

GamingOnLinux reune jogos cujos ports para Linux foram prometidos mas jamais aconteceram

Tags:

O número de jogos cuja versão para Linux foi prometida mas jamais se concretizou só aumenta, e o GamingOnLinux fez uma lista de alguns dos mais notórios (Carmageddon: Reincarnation, The Witcher 3, Mad Max e outros), acompanhada de uma interessante argumentação.

A conclusão repisa uma afirmação com a qual concordo, na seguinte forma: para apoiar a disponibilidade de jogos com versão para Linux, uma das decisões essenciais é a de não comprar os jogos antes que a sua versão para Linux esteja disponível e funcionando. (via www.gamingonlinux.com - “The curious tale of vanishing Linux & SteamOS ports, a status on a few of them | GamingOnLinux”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Comparação de Desempenho entre Subversion, Mercurial e Git

Tags:

Muita coisa mudou desde que primeira versão da comparação de desempenho foi publicada em 2012-06-04. Houve várias melhorias, novas funcionalidades e correções no Subversion, Git e Mercurial. Mas o que mudou nos resultados? E na análise final?

Enviado por André Felipe Dias (andre·diasΘpronus·io)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

30 dias de artigos sobre o exame 101 da LPIC.

Tags: certificacao

Durante os próximos 30 dias, vou fazer 1 artigo diário sobre a certificação LPIC-1 exame 101. Se você está estudando ou pretende estudar para o exame não deixe de acompanhar. Ao final vamos gerar uma documentação bem ampla e atualizada sobre o assunto.

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vazados os dados de 2 milhões de usuários do UbuntuForums.org

Tags:

Via idgnow.com.br:

Usuários de fóruns de suporte do Ubuntu devem alerta para possíveis e-mails maliciosos após a base de dados do site com 2 milhões de endereços de e-mail ter sido roubada.

A Canonical anunciou a brecha de segurança na sexta-feira, 15/07, após ser notificada de que alguém tinha alegado ter uma cópia da base de dados do UbuntuForums.org. Uma investigação revelou que o invasor realmente teve acesso aos registros de usuários do site por meio de uma vulnerabilidade.

A falha de injeção SQL explorada ficava localizada no add-on Forum Runner para vBulletin, um software para fórums web comerciais que é usado em mais de 100 mil sites de comunidades na Internet e é especialmente popular entre empresas.

A vulnerabilidade era conhecida, mas a equipe de TI da Canonical falhou em aplicar o patch em tempo.

A base de dados continha nomes de usuários, e-mails e endereços de IP de cerca de 2 milhões de usuários, mas nada de senhas válidas.

(...) A empresa tem certeza que o criminoso não conseguiu acessar repositórios de código ou mecanismos de atualizações nem permissões para escrever na base de dados dos Fóruns Ubuntu.

Apesar de não existir um perigo imediato para as contas dos Ubuntu Forums, os usuários devem ficar atentos sobre possíveis e-mails de spam e phishing como forma de distribuição de malware.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usando o Git, segunda parte

Tags:

A primeira parte foi basicamente um exercício do fluxo de trabalho do Git, ou seja, criar/editar um arquivo no working directory, colocar na staging area e então enviar para a HEAD. Mas eu dissera que o conceito é importante, não foi? Agora é vez de acrescentar mais alguma complexidade com a introdução do conceito de ramificação nos repositórios.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mercurial mais rápido com o cHg

Tags: instalar

Para quem usa Linux e tem familiaridade com linha de comando, segue uma dica para instalar e configurar o cHg, que é um cliente Mercurial para Linux que permite executar os comandos hg muito mais rapidamente.

Enviado por André Felipe Dias (andre·diasΘpronus·io)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Habilitar mais de 4 interfaces de rede no VirtualBox

Tags:

Publiquei em meu blog um tutorial ensinando como habilitar mais de 4 interfaces de rede em uma VM no VirtualBox, pela linha de comando do Linux e cmd do sistema proprietário!

Enviado por Marcio Bravim (marcio·cbravimΘyahoo·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Dockerizando aplicações - Base de código

Tags: containers

“The Twelve-Factor app” (12factor) é um manifesto com uma série de boas práticas para construção de software utilizando formatos declarativos de automação, maximizando portabilidade e minimizando divergências entre ambientes de execução, permitindo a implantação em plataformas de nuvem modernas e facilitando a escalabilidade. Assim, aplicações são construídas sem manter estado (stateless) e conectadas a qualquer combinação de serviços de infraestrutura para retenção de dados (Banco de dados, fila, memória cache e afins).

Nesse capítulo falaremos sobre criação de aplicações como imagens docker com base no 12factor app, ou seja, a ideia é demonstrar as melhores práticas de como se realizar a criação de uma infraestrutura para suportar, empacotar e disponibilizar a sua aplicação com alto nível de maturidade e agilidade.

Enviado por Rafael Gomes (gomexΘriseup·net)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]