Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

Emulador de PS2: Instalando o PCSX2 no Ubuntu

Tags: instalar, jogos

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Nada melhor do que relaxar jogando um pouco. E se for aqueles jogos antigos que você tanto gosta, melhor ainda. Se esse é o seu caso, veja como instalar o PCSX2, um emulador de PlayStation 2 de código aberto, criado pela equipe por trás do PCSX (um emulador para o PlayStation original).” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curadoria de micro serviços

Tags: apache

Enviado por Cleuton Sampaio (cleuton·sampaioΘgmail·com):

“Um tutorial sobre micro serviços, entrega contínua, escalabilidade elástica e infrastructure as code. Usando software livre, como: Docker, Apache Zookeeper, Apache Curator e Jenkins, veja como montar uma arquitetura de micro serviços dinâmica e auto escalável.” [referência: obomprogramador.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Analisando a frequência cardíaca (BPM)

Tags:

Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com):

“A frequência cardíaca medida por meio de Batimentos por Minuto (BPM) é uma das métricas que vem sendo muito utilizadas por diversos dispositivos, incluindo os wearables. Neste post vou falar um pouco sobre que tipo de análise e o que é possível fazer com estes dados.” [referência: pichiliani.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Navegador Chromium faz download de módulo proprietário que ouve pelo microfone e manda para o Google

Tags:

Quem usa o Chromium (versão alternativa do Chrome) por ver nele os atributos do código aberto pode estar em um bom momento para reestudar suas opções, já que suas versões recentes fazem discretamente o download de um módulo proprietário para captar o áudio do ambiente (vi microfone embutido, quando há) e enviar para o Google, para implementar a função "Ok Google".

O Google confirma que é isso mesmo: o download é feito sem solicitar confirmação do usuário (mas a ativação é só quando solicitado, dizem eles, sem que isso possa ser verificado no código), é intencional o módulo não aparecer na lista de complementos instalados, e o que o Chromium faz é responsabilidade de quem o distribui (como o Debian), e não do Google.

Talvez estejamos chegando perto do momento em que as pessoas que hoje já colocam uma fita isolante tapando a câmera de seus notebooks começarão a tentar descobrir como tapar os ouvidos de seus microfones internos. (via www.privateinternetaccess.com - “Google Chrome Listening In To Your Room Shows The Importance Of Privacy Defense In Depth”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Firmware oficial do Raspberry Pi agora usa Linux 4.0

Tags:

A versão do firmware do Raspberry Pi baseada no kernel Linux 4.0 foi promovida a default, o que facilita o upgrade de kernel para quem usa uma das distribuições que segue de perto as atualizações oficiais. Com o kernel Linux 4.0, além de suporte a alguns recursos específicos de subsistemas, existe a expectativa de que o suporte nativo a uma série de periféricos (em especial via USB) seja ampliado. (via www.phoronix.com - “Raspberry Pi Default Firmware Updates To Using Linux 4.0 - Phoronix”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ataque a sistemas de companhia aérea estatal polonesa deixa 1400 passageiros no solo neste domingo

Tags:

Via computerworld.com.br:

A companhia aérea polonesa LOT Polish Airlines foi obrigada a cancelar 10 voos programados para decolar do aeroporto de Chopin, em Varsóvia, no domingo, 21/6, após hackers atacarem seus sistemas de computadores de solo.

O ataque cibernético, que não foi descrito em detalhes, fez com que a empresa não pudesse criar planos de voo para voos de longo curso, mantendo cerca de 1.400 passageiros em solo.

A empresa afirma que os sistemas dos seus aviões não foram afetados e que as aeronaves que já estavam no ar conseguiram continuar seus voos e/ou fazer o pouso. O incidente afetou apenas a habilidade dos aviões decolarem do aeroporto por várias horas.

Ainda não está claro qual tipo de ataque foi esse e se era a intenção dos hackers impedir a decolagem dos voos ou se os sistemas saíram do ar como parte de procedimentos de resposta a incidentes.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

São Paulo: Treinamento Oficial Puppet Fundamentals

Tags: evento

Enviado por Miguel Di Ciurcio Filho (miguelΘinstruct·com·br):

“Estão abertas as inscrições para o treinamento oficial da Puppet Labs em São Paulo nos dias 28, 29 e 30 de julho. O treinamento é executado em Windows e Linux! Esse treinamento é o diferencial necessário para ajudar a alcançar a cobiçada certificação Puppet Certified Professional. O aprendizado é muito voltado a um workflow de produção de uma infraestrutura, utilizando controle de versão com Git ostensivamente. Para saber mais escreva para contato@instruct.com.br ou no telefone (19) 2511-6506.” [referência: instruct.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra gratuita on line sobre certificação LPI

Tags: patrocinador, evento

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Acontecerá no dia 29/06, às 12:00, o Hangout sobre certificação LPI. Na palestra serão abordados os maiores detalhes sobre esta certificação, bem como o seu peso no mercado de trabalho. A palestra é totalmente gratuita e será feita via Google Talk, em vídeo conferência.

Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br” [referência: brunoodon.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mibew Web Messenger

Tags:

Enviado por Bruno Correia (contatoΘlayer8·com·br):

“Ter um chat no site da sua empresa para contato direto com o cliente pode ser uma boa ideia. Conheça e entenda como o Mibew funciona através desse tutorial simples e objetivo.” [referência: penselinux.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Florianópolis sediará a 3ª Conferência sobre Bitcoin

Tags: desenvolvedores

Enviado por Wladimir Crippa (contatoΘbitconf·com·br):

“Nos dias 18 e 19 de julho acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, a 3ª Conferência brasileira sobre Bitcoin – III BitConf.

Estarão reunidos na capital catarinense empreendedores, estudantes, programadores e entusiastas do Bitcoin, a criptomoeda open source mais conhecida e mais valorizada.

Criptomoedas são um tipo de “dinheiro digital”, que podem ser enviados diretamente de uma pessoa para a outra, sem nenhum tipo de contato físico (como acontece com as notas de Real) e sem necessidade de um intermediário (como acontece quando se usa os serviços de bancos ou operadoras de cartão).

Usuários podem enviar bitcoins para outras pessoas mesmo a milhares de quilômetros de distância, em poucos minutos. Empresas como Dell, Microsoft e Overstock já estão aceitando Bitcoin como pagamento.

Participará da conferência como palestrante o Professor PhD Pedro Rezende, da Universidade de Brasília, especialista em criptografia, com uma larga carreira acadêmica e profissional na área da computação (trabalhou no controle de qualidade do sistema operacional do Macintosh, na Apple e também em diversos cargos no Governo Federal); também será palestrante Kenneth Kappler, desenvolvedor britânico, diretor de comunicações técnicas do Projeto Ethereum; Susanne Tarkowski Tempelhof, suéca, CEO e fundadora do Projeto BitNation; Fernando Bitti Loureiro, empreendedor da economia Bitcoin na Espanha; CEOs de quase todas as exchanges brasileiras também já confirmaram presença.

As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.bitconf.com.br e no decorrer dos próximos dias a programação continuará sendo atualizada.” [referência: bitconf.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

RPM-Repack: recriando um pacote a partir de sua versão instalada

Tags:

Via Ivan de Gusmão Apolonio no www.dicas-l.com.br:

Algumas vezes precisamos de um pacote *rpm* para instalá-lo em outro computador, mas não o temos. Todavia, se este pacote já instalado em algum lugar, podemos fazer um "repack" deste pacote e gerar o rpm de instalação novamente.

Para isso, existe um script chamado rpm-repack que faz o trabalho de coletar todas as informações e arquivos do pacote que está instalado e reempacotá-lo.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançada a Mageia 5 com suporte ao UEFI

Tags: office, instalar, jogos, distribuicoes, falha, comunidade

Força, Mageia!

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“A nova versão da distro Mageia vem com muitas melhorias, correções de bugs e atualizações. Escolha o download da Mageia 5 aqui.

Há três opções de download: Live, DVD Clássico e por Rede. O LiveDVD ou LiveCD é para quem quer testar antes de instalar, pois ele roda sem instalar. É ideal para quem quer conhecer a distro e para iniciantes no linux. O DVD Clássico é para usuário intermediário, pois contém algumas opções avançadas de configuração e instalação. E a instalação por Rede é para usuários avançados.

As principais novidades desta nova versão da Mageia são o suporte ao UEFI, a implementação do sistema de arquivo btrfs, a integração do grub2, a adoção do Adwaita como tema padrão em vez de oxigênio-gtk e a adoção de um novo padrão de dependências dos pacotes, tornando o sistema dos pacotes da Mageia 5 mais próximo da Fedora/Suse/etc.

A Mageia 5 vem com diversos ambientes gráficos como o KDE 4.14.3, GNOME 3.14, Cinnamon 2.4.5, MATE 1.8.0, XFCE 4.12, LXQt 0.9.0, Plasma 5.1.2 LXDE e E18. Dentre os pacotes atualizados está o Libreoffice 4.4.2.2. O Firefox ESR 31.7.0 logo será atualizado para o Firefox ESR 38.x. A Mageia 5 vem com cerca de 2.000 aplicativos e 25.000 pacotes. Muitos novos pacotes foram adicionados ao repositório. Você pode comparar quais os pacotes foram atualizados ou adicionados acessando os links da Mageia App DB disponível no Blog Mageia.

Também foi atualizada a janela de boas-vindas da Mageia, a MageiaWelcome, com orientações e links para instalação dos principais softwares, codecs de áudio e de vídeo e vários jogos.

Ler mais em Notas de Lançamento da Mageia 5

Antes de instalar leia a Errata da Mageia 5 para ver os principais erros conhecidos.

Seja bem-vindo para testar, instalar ou participar da comunidade de usuários e desenvolvedores da Mageia. Acesse a documentação de ajuda disponível no wiki ou participe compartilhando suas dúvidas ou sugestões nos diversos canais de comunicação da Mageia: IRC, listas de email, fórum Mageia do Brasil (ou fóruns em vários outros idiomas).” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

OWASP TOP 10 na prática com PHP: A1 – Injection

Tags: desenvolvedores, falha, vulnerabilidade

Enviado por Marcus Vinicius (mvleandroΘgmail·com):

“A Open Web Application Security Project (OWASP) é uma organização internacional sem fins lucrativos, que tem como objetivo, a melhoria da segurança de softwares.

A lista “Top 10 Most Critical Web Application Security Risks“, ou OWASP Top 10 é o mais reconhecido projeto da OWASP, sendo uma das principais referências em Segurança da Informação para aplicações WEB. Ela contém as 10 vulnerabilidades de segurança mais críticas em aplicações web, e a sua última versão data do ano de 2013.

Este nosso primeiro artigo da série OWASP TOP 10 fala sobre a falha mais crítica: A1 – Injection.

Leia mais em PHP na veia” [referência: phpnaveia.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Framework PHP: Laravel 5.1 LTS

Tags:

Enviado por Pedro Jefferson (pedrojefferson·developerΘgmail·com):

“A tão esperada versão 5.1 do Laravel foi finalmente lançada, como não podíamos deixar passar, veja a lista abaixo de algumas das novidades dessa nova versão LTS, incluindo broadcast de eventos e melhorias para testes.” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desenvolvimento: Fazendo squash de commits com git rebase

Tags:

Enviado por Pedro Jefferson (pedrojefferson·developerΘgmail·com):

“Eventualmente trabalhamos em algo grande, e acabamos por fazer vários micro commits. Se você gostaria de juntar esses micro commits em um único no fim da implementação e não sabe como, eis a solução. O squash irá unir vários micro commits em um único commit. Sendo assim, se pode juntar uma alteração que tem 10 commits em apenas um único commit.” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]