Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Palestra em vídeo: Cuidando de mais de 1 milhão de usuários por rodada no CartolaFC

Tags:

Via www.infoq.com:

O CartolaFC é o maior fantasy game do Brasil. São mais de 3 milhões de usuários que a cada rodada geram 26 milhões de novas linhas no banco de dados.

Na palestra, Alexandre Saboia explica desde a escolha do banco de dados até a definição dos servidores, passando pelos desafios de escalar o CartolaFC.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Turbinando o carregamento de imagens remotas no Android

Tags:

Recentemente, precisei fazer um fine tuning de carregamento de imagens num app.

O cenário era o seguinte: O app consiste em uma série de cardviews com imagens de background oriundos de diversos locais da internet, resultando em alguns problemas:

* Resolver DNS para cada domínio * Handshake SSL para cada domínio * Algumas imagens são infinitamente maiores do que o necessário * Formatos diferentes (JPEG, PNG, GIF, WEBP, etc) * Latência alta ou mesmo instabilidade * O fato das imagens serem bem grandes, que imposibilita o OkHttp de fazer cache * Alto uso de memória

Enviado por Rodrigo Delduca (rodrigodelducaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O que não fazer no docker

Tags: containers

Esse vídeo tem como objetivo mostrar o que se deve evitar no Docker.

Enviado por Rafael Gomes (gomexΘriseup·net)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Intel RealSense: SDK na plataforma Linux

Tags: desenvolvedores, video

Deixo neste post o link de como utilizar o SDK oficial da Intel Realsense na plataforma Linux, esta câmera 3d é a mais alta tecnologia da Intel no que tange hardware e software para computação de percepção, o que torna possível recursos presente no filme Minority Report em nossos computadores.

Resumidamente, este produto permite que o usuário interaja com seus dispositivos de forma que visualizamos em filmes. As possibilidades são diversas utilizando os seus recursos podemos desenvolver aplicativos de reconhecimento facial 2D/3D, detectar gestos e até criar aplicativos de reconhecimento de voz.

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (cabeloΘopensuse·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

DatabaseCast 64: Atualização de versão

Tags: desenvolvedores

Neste episódio, Mauro Pichiliani (@pichiliani), Wagner Crivelini (@wcrivelini) e o convidado Ricardo Rezende (@ricarezende) reservam seus horários de trabalho para atualizar a versão do banco de dados. Você vai aprender como convencer o CEO a atualizar de versão, bater o pé e esperar um novo release, planejar a migração e atualização, bater o seu recorde de horas trabalhadas no carnaval e amaldiçoar quem mudou um script de sistema.

Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vagas para Analista de Suporte Linux - Telefonia IP Asterisk - na iTFLEX Tecnologia em Joinville/SC

Tags: servidor

Vagas para Analista de Suporte Linux (Telefonia IP Asterisk) na iTFLEX Tecnologia em Joinville/SC. Implantação, Suporte Remoto, Telefônico e On-Site a solução Asterisk desenvolvida pela própria empresa. Envolvimento também com soluções Linux de Firewall, QoS e redundância de links. Empresa com 11 anos de mercado, já implantou de mais de 800 servidores LINUX. Contato com novas tecnologias, oferece possibilidade de crescimento profissional. Os interessados devem consultar os requisitos e processo de seleção através do link

Enviado por Carlos Diego Russo Medeiros (cdiegoΘitflex·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

SuperTux lança sua segunda versão estável

Tags: jogos, games

No dia 20 de dezembro de 2015, a equipe de desenvolvimento do SuperTux lançou o que eles consideram ser a segunda versão estável do jogo - a 0.4.0. O intervalo entre a primeira versão estável (a 0.1.3) e a atual foi de um pouco mais de 10 anos. Para aqueles que não conhecem, o SuperTux é um jogo de código aberto, no estilo Super Mário, onde o protagonista é um pinguim [http://pt.wikipedia.org/wiki/SuperTux].

Enviado por Fellype (fellypaoΘyahoo·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar o servidor XMPP Openfire em distribuições Debian

Tags: instalar, distribuicoes, desenvolvedores, servidor

Empresas muito frequentemente para agilizar a comunicação interna, fazem uso de IM (do inglês: Instant Messengers, ou no nosso bom português: Mensageiros Instantâneos). Porém por questão de privacidade e segurança, nem sempre podem fazer uso de WhatsApp, Telegram, Facebook Messengers, Hangouts e etc; então acabam optando pela alternativa de Software Livre e acabam instalando seus próprios servidores de IM.

Um protocolo de comunicação amplamente utilizado é o XMPP, anteriormente conhecido como Jabber, e um servidor tão popular quanto é o Openfire, que não só atende ao protocolo XMPP, mas a diversos outros.

Aqui vamos abordar o quão simples é a instalação de um servidor Openfire em uma máquina com o sistema Debian instalado; o unico pré-requisito para a instalação é ter o Java instalado. Por padrão, a distribuição Debian vem com o OpenJDK instalado, porém neste meu ambiente de testes optei por removê-lo e utilizar o Java da própria Oracle

Enviado por Alexsandro Felix (blogΘffelix·eti·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

openCertiface 1.0: biometria facial, com exemplos em C, PHP, Java e Bash

Tags: evento, desenvolvedores, shell, video, comunidade

O openCertiface é a versão de código aberto do serviço de biometria facial em nuvem CERTIFACE. Esta iniciativa foi somente possível graças á visão diferenciada do Grupo Honda (sócios e investidores da empresa OITI TECHNOLOGIES). Pois além de apoiar todo trabalho, carregam o espírito colaborativo, com isto trazendo para a empresa o objetivo de utilizar a tecnologia a serviço da sociedade. Sendo assim, agradeço em nome de toda comunidade de software livre por permitir esta contribuição criada para proteger as pessoas do bem.

Nesta edição da Campus Party 2016 no palco Inovação (Desenvolvimento) dia 29 de janeiro as 17h30, estarei lançando o projeto, com um palestra onde mencionarei como implementar o projeto a partir do código fonte, além de exemplos em C, PHP, Java e Bash.

Ja disponibilizei o projeto no GIT https://github.com/cabelo/opencertiface para os interessados.

A todos os membros da comunidade de código aberto que levam a sério o ESPÍRITO HACKER e utilizam essa força para o bem, aos que defendem a "LIBERDADE DA INFORMAÇÃO", aos que me incentivaram desde 1998 em meus primeiros contatos com o Software Livre, aos que se sacrificam para divulgar informações, aos que amam os seus idealismos acima do capitalismo e que lutam para fazerem um mundo melhor sem prejudicar terceiros. A todos que defendem estes ideais, um MUITO OBRIGADO !

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (cabeloΘopensuse·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desenvolvedor explica a razão de ter trocado Python por Lua em seu código mais crítico

Tags:

Python e Lua são opções sólidas, e ambas as linguagens contam com a minha simpatia. Não vejo no artigo do link abaixo um convite a que aquela seja abandonada em prol desta, mas sim um interessante relato de um caso em que isso fez bastante sentido, e que pode ser similar a algum caso do seu interesse.

Bônus: a dica do luvi, que empacota em um binário único de 5MB o código em Lua que você quiser distribuir, mais o runtime da linguagem e bibliotecas de suporte, mais a zlib, openssl e pcre. (via www.distelli.com - “Using Lua for Our Most Critical Production Code”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desligando a tela ao bloquear o Xfce

Tags: distribuicoes

Depois de muito quebrar a cabeça tentando entender porque um comportamento padrão do Xubuntu não era facilmente replicado no Debian com Xfce, descobri como fazê-lo alterando as opções do gerenciamento de energia do XScreenSaver. O processo todo é fundamentalmente simples, mas um detalhe nas configurações pode torná-lo um pouquinho mais complicado do que deveria. Um falha de usabilidade ou inocência do usuário?

Enviado por Tiago "Myhro" Ilieve (contatoΘmyhro·info)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Programação da área de Software Livre da Campus Party Brasil 2016 - CPBR9

Tags: promo, comunidade

Nesta terça-feira (26) começou a 9ª edição da Campus Party Brasil (CPBR9) e mais uma vez estaremos presentes promovendo diversas atividades na área de Workshop de de Software Livre. Serão 4 dias com atividades práticas das 10h30 às 23h00 para os campuseiros que querem iniciar seu contato com Software Livre ou para aqueles que já tem experiência e querem aprofundar seus conhecimentos.

A programação completa do Workshop de Software Livre da CPBR9 pode ser vista no site: http://slcampusparty.com.br/grade-cpbr9-2016

Nos outros palcos também acontecerão algumas atividades de Software Livre e listamos todas nessa página: http://slcampusparty.com.br/blog/software-livre-codigo-aberto-e-hardware-livre-nos-outros-palcos-da-cpbr9

E ainda, algumas Comunidades de Software Livre estarão realizando atividades na área de "Conteúdos by Comunidades" das 23h00 às 02h00 da manhã. Veja a lista de atividades nessa página: http://slcampusparty.com.br/blog/atividades-das-comunidadades-de-software-livre-nos-palcos-da-cpbr9

Enviado por Paulo Santana (phlsΘsoftwarelivre·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Docker - API Autenticada

Tags: containers, servidor

Utilizar a API do Docker trás diversos benefícios, entre eles a agilidade em criar e administrar seu ambiente de containers, mas uma das questões que mais incomodam quem administra algum servidor é a questão da segurança. Então, como aliar todos os benefícios da API do Docker sem abrir mão da segurança? Fazendo com que o acesso a API seja autenticado, veja neste post como você pode fazer isso em seu ambiente, de forma rápida e prática.

Enviado por MundoDocker (contatoΘmundodocker·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Escrevendo um jogo para MSX usando Linux

Tags: jogos, embarcados, games

Esta está no meio do caminho entre o BR-Linux e o BR-Arduino. Em comemoração ao sexto aniversário do Retrocomputaria (ocorrido no último 20 de janeiro) resolvi detalhar a criação de um jogo para MSX utilizando as ferramentas de desenvolvimento de um descendente (in)direto das antigas workstations baseadas em UNIX: um notebook rodando Linux.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O Blender 3D e o Cork, uma dupla que salva vidas e reconstrói o patrimônio

Tags: gente-que-faz

Agora o Blender trabalha em conjunto com um poderoso sistema de cálculos booleanos. Assim, abre-se um leque enorme de possibilidades, principalmente quando falamos do campo da impressão 3D. Se por um lado a ferramenta nativa de boolean do Blender é excelente para peças mais simples e para testes que pedem um resultado em tempo real, o Cork é poderoso com malhas mais complexas e que exigem um grande poder de processamento. Em breve o Addon estará disponível a quem interessar!

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]