Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Documentação atualizada em português para LPIC-3 304

Tags: certificacao

Durante algum tempo venho compilando e traduzindo para português, um material para estudo da certificação LPI-3 304 'Virtualization & High Availability'. Disponibilizei este material em formato wiki no endereço: http://lpi.tecnoapp.com.br. Longe de ser a única fonte para estudo, é um material interessante e que pode ser melhorado com a contribuição dos interessados, a fim de termos uma documentação de qualidade, em português, que trata de assuntos como Cloud, virtualização e Alta disponibilidade, cada vez mais necessários para um administrador de ambiente de T.I.

Enviado por João Batista Correa Junior (joao·correaΘtecnoapp·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso presencial de Introdução ao Linux em Presidente Prudente, SP

Tags: instalar, distribuicoes, curso

Oportunidade para estudantes e profissionais de TI do Oeste Paulista: a Microway abre o curso de Introdução ao Linux, com duração de 12 horas e abrangendo instalação, administração básica, conceitos e diferenças em relação ao Windows, capacitando o aluno desde já a desempenhar tarefas valiosas em departamentos de TI e redes corporativas. É o primeiro de uma série de 3 cursos, sendo que os módulos Intermediário e Avançado terão duração de 18 horas cada e terão suas datas anunciadas em breve.

Os alunos receberão gratuitamente um pen-drive contendo o Linux Mint e o material do curso em formato eletrônico.

O curso será ministrado por Juan Carlos Castro, engenheiro eletrônico formado pelo IME-RJ e especialista em Linux desde 1997. O curso será nos dias 9, 11, 16 e 18 de maio, das 19:00 às 22:00, e o valor é de R$ 250,00 com possibilidade de parcelamento. A Microway está localizada à Rua Casimiro Dias, 688, Presidente Prudente — SP, próximo ao Centro. Para maiores informações, ligue (18)3223-2274.

Enviado por Juan Carlos Castro (jccyc1965Θgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Aproveite 20% de desconto no curso Elastix Avançado - 11 a 13/05/16 - São Paulo

Tags: evento, curso, desenvolvedores

Elastix Avançado é ideal para quem quer explorar melhor os recursos do Elastix, controlando as permissões de cada ramal, melhorando os recursos existentes, implementando segurança, criptografando e tarifando as ligações, melhorando o atendimento com o CallCenter, Portabilidade, FAX e muito mais. Ganhe 20% de desconto neste curso fazendo a inscrição até o dia 29/04/16.

Agenda: Elastix Avançado - 11 a 13/05 São Paulo; Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 16 a 20/05 Online; Criando Web Services com PHP - 31/05 Online; Elastix - 31 a 02/06 São Paulo e Elastix - 14 a 16/06 Online. Contatos treinamentos@innovus.com.br

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Microsoft explica como funciona o subsistema Linux do Windows 10

Tags:

Os executáveis Linux rodam no Windows por meio de um tradutor, que oferece aos binários as chamadas tradicionais oferecidas no Linux, e as traduz para uma chamada equivalente no Windows: assim, fork() pode virar NtCreateProcess, open() pode virar NtOpenFile, etc.

Quando não há uma chamada correspondente no Windows que possa substituir o serviço oferecido pela chamada do Linux, aí a camada de tradução provê o código correspondente ao serviço em si.

Embora reproduza os serviços oferecidos pelo kernel Linux aos programas user mode, a camada de tradução não usa código do kernel: quando necessário fazer mais do que simples tradução, ela é uma reimplementação independente.

Como muita gente não se cansa de apontar, esse novo subsistema Linux é um descendente direto do subsistema POSIX, da época do Windows NT – embora sem algumas de suas limitações.

As informações acima, e muitas outras, podem ser encontradas no artigo de Jack Hammons no Microsoft Developer, que é o primeiro de uma série.

(via betanews.com - “Microsoft reveals all about Windows 10's Linux subsystem”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando o Zabbix Proxy 3 no PFSense 2.x

Tags: instalar, monitoramento

Finalizamos o projeto de criação do pacote zabbix proxy 3 para o PFSense. Homologamos nas versões 2.2 e 2.3 do PFSense, nas arquiteturas de 32 e 64 bits. Quanto ao Zabbix Agent, deve ser instalado a versão 2 presente nos repositórios oficiais.

Como produto do projeto, foi gerado um pacote contendo os binários e um Shell Script para a instalação automatizada no sistema. Abaixo está o link para acesso a todo o procedimento de instalação do pacote no PFSense: http://www.slideshare.net/halexsandro/procedimento-de-instalao-do-zabbix-proxy-3-no-pfsense

Grande abraço a todos e viva ao software livre!

Enviado por Halexsandro de Freitas Sales (halexsandroΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Webinar Online Gratuito Escola Linux - Desvendando o Qt nessa 4a feira (27/04/16) as 20h

Tags: patrocinador, evento

Inscreva-se no Webinar Online Gratuito Escola Linux - Desvendando o Qt nessa 4a feira (27/04/16) as 20h.

Link de inscrição: http://gowoa.me/i/V8Vq

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Papo na Toca - Internet e tecnologia, em Santos, nesta quarta

Tags:

Que tal participar de uma conversa aberta e descontraída sobre temas relacionados ao universo Jovem? Convidamos o público em geral, jovens, educadores(as), pais e mães a participar do “Papo na Toca” no qual a ideia é criar um ponto de encontro e reflexão sobre esse tema. Venha compartilhar suas ideias com a gente! Nesta segunda edição o tema é “Internet e tecnologia hoje”. Com Antônio Celso.

Onde? No Sesc Santos na Rua Conselheiro Ribas, 136, Santos/SP.

Quando? Dia 27/04, quarta-feira, das 19h às 20h30.

Enviado por Coragem (carlos·valimΘfatec·sp·gov·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pacote inicial - Engenharia Linux - Apenas R$ 178,00

Tags: instalar, distribuicoes, curso, desenvolvedores, certificacao, shell, servidor

Empacotamos seis cursos (6) sobre a administração de sistemas GNU/Linux para iniciantes. São os cursos: Administração de Sistemas Linux, Certificação Linux LPIC-1 exame 102, Certificação LPIC-1 101 + Comptia Linux LX0-101, Introdução ao Ubuntu GNU/Linux, Introdução ao Unix Shell e SUSE Linux Enterprise Fundamentals.

Após realizar os cursos e obter os certificados individuais, encaminhamos uma avaliação geral. Caso seu resultado seja superior à 70% você recebe o certificado de “Engenharia Linux – Módulo 1 – Iniciante”. Em breve vamos estar oferecendo um pacote para o nível II.

Com o conhecimento obtido com estes cursos, você poderá realizar a certificação LPIC 1 e/ou Comptia Linux+. Além disto, vai estar apto a criar scripts no shell, instalar pacotes, configurar servidores e muito mais.

Acesse: http://cursos.tux4.com.br/academy/2016/04/07/engenharia-linux-modulo-1/

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Download do Ubuntu 16.04

Tags: distribuicoes

Já está no ar o download do Ubuntu 16.04 LTS. Minha novidade preferida: o Python default deixou de ser da versão 2 ;-) Pelo que entendi, a controversa inclusão do ZFS como disponível diretamente na instalação ficou para depois (mas o suporte está presente, pronto para instalar).

Nova versão de longo suporte (LTS, 5 anos de suporte) do Ubuntu lançada.

Como novidades, além do kernel 4.4 (que traz diversas melhorias e suportes a novos dispositivos), temos diversas melhorias na distro, como: buscas onlines desativadas por padrão (visando atender as reclamações por privacidade), suporte a ZFS, substituição do Software Center pelo Gnome Software, suporte a HDPI melhorado, suporte ao novo formato Snap de pacotes, systemD (pela primeira vez numa versão LTS), opção para sempre "mostrar os menus" das janelas, além da opção de mover o launcher para a seção inferior da janela.

Enviado por Rael Gugelmin Cunha (rael·gcΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como não apagar a sua empresa em um comando

Tags: servidor

A parte mais universalmente aplicável da dica do Rafael está no último parágrafo do artigo do link dele, na minha opinião ;-)

Circulou pela internet nos últimos dias uma notícia sobre um empresário que supostamente “apagou” sua empresa com aproximadamente 1500 clientes com apenas um comando. Isso teria sido feito através de um comando de automatização de infraestrutura que ao invés de apagar alguns arquivos indesejados acabou deletando todo sistema, motivado por um erro na criação dos parâmetros de automação. Um pequeno deslize que pela notícia teria causado grandes danos, pois até mesmo o backup se encontrava no mesmo servidor.

Já temos a confirmação que se tratou de um boato, mas acho que podemos aproveitar todo interesse com relação a possível desgraça de um desavisado, e atentar que um código de automação de infraestrutura mal feito pode de fato causar grandes danos no seu ambiente.

Enviado por Rafael Gomes (gomexΘriseup·net)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Onion Omega, placa MIPS para fazer seu roteador WiFi com suporte Linux e a shields Arduino

Tags: embarcados

Não há dúvida que as grandes facilidades oferecidas nessas boards são propiciadas pela flexibilidade do Linux.

Nesse artigo apresento a board, que é mais uma opção Linux para quem quer fazer seu próprio roteador WiFi, usar shield Arduino e de quebra controlar sua IoT.

Enviado por Djames Suhanko (djames·suhankoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

GNOME: Removendo ícone do legacy tray

Tags: instalar

O GNOME 3.16 introduziu um novo sistema de notificação, muito melhor que o antigo por sinal, porém com ele também veio um problema. O “legacy tray”, que permite que aplicativos que ainda utilizam o sistema de notificações antigo do GNOME é extremamente irritante.

A solução se chama Top Icons e você pode acompanhar como instalá-la.

Enviado por Marcos Paulo de Souza (marcos·souza·orgΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Inscrições de palestras para o FISL 2016 vão até 22 de abril

Tags: evento, comunidade

Mais de 300 pessoas já garantiram seus ingressos para o maior evento de Software Livre do mundo e as propostas de palestras não param de chegar: até agora já somam quase 500.

A programação do FISL é montada pela comunidade. Você pode participar compartilhando seus conhecimentos conosco ministrando palestras ou oficinas, ou organizando encontros comunitários. Em breve será possível votar nas atividades que preferir, caso tenha você sido palestrante no FISL no ano anterior.

A cidade de Porto Alegre lidera o número de inscrições com 73 participantes, seguida por São Paulo (35), Rio de Janeiro (24), Brasília (16), Campinas (15), Curitiba (23) e Salvador (13) e Santiago (11).

As inscrições para PALESTRANTES estão abertas até o dia 22 de abril e a submissão de trabalhos pode ser feita pelo site: http://softwarelivre.org/fisl17/inscricoes/palestrantes

Enviado por Ana Carolina de Lima Pereira (analima·vetΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

R$ 100 de desconto para leitores do BR-Linux: EGEEK ACADEMY prorroga promoção do curso Segurança em Servidores Linux

Tags: curso, promo, certificacao, servidor

Os leitores do BR-Linux tem desconto no valor de R$ 100,00 no curso de Segurança em Servidores Linux.

O curso que está por R$ 299,99 sai por R$ 199,99 por tempo limitado. A promoção vai até 30/04/2016.

Código do cupom de desconto: desconto-brlinux

Carga horária total: 50h (curso assíncrono – o aluno pode acompanhar em qualquer horário).

Curso que ajuda na preparação para a certificação LPI 303;

É um curso prático baseado em cenários reais dando segurança ao aluno para que este consiga uma oportunidade se destacando em uma entrevista de emprego;

Curso elaborado por profissionais experientes que já ministram cursos EaD há mais de 8 anos e que possuem certificação LPI;

Conheça nossa ementa:

https://www.egeekacademy.com.br/wp/wp-content/uploads/2014/07/Ementa-Curso-Seguranca-em-Servidores-Linux.pdf

Enviado por Leonardo Afonso Amorim (contatoΘegeekacademy·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Krita expandindo sua comunidade

Tags: comunidade

O Krita tem um ritmo continuo de desenvolvimento desde que desenvolvedores resolveram focar em um nicho especifico, pintura digital. Lançando campanhas anuais de financiamento no kickstarter bem sucedidas com metas claras que permite obter recursos para custear parte do desenvolvimento.

O objetivo é claro tornar o Krita a melhor aplicação de pintura digital para cartunistas, ilustradores artistas conceituais e agora animadores.

Enviado por Anderson Prado (AndeOn) (andeonbr-blogΘyahoo·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]