Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

Um segundo que faz diferença em 2015

Tags: pos-pc, desenvolvedores, falha, servidor

Enviado por Alan (alanΘvirtx·com·br):

“Um segundo faz diferença para você? Muitos diriam que não e que seria apenas o tempo de piscar os olhos. Segundo Techie News, há possibilidade de que os computadores e seus serviços de internet apresentem problemas na virada do dia 30 de junho de 2015 para o dia 1º de julho.

O Serviço Internacional da Rotação Terrestre e Serviço de Referência (IERS), informou que a velocidade de rotação da terra esta desacelerando a uma taxa de cerca de dois milésimos de segundo por dia e para compensar a desaceleração na rotação da Terra vai adicionar um segundo extra.

A medida pode prejudicar sistemas e causar problemas em diversos serviços de internet no mundo todo. Quando o mesmo segundo é mostrado duas vezes seguidas os computadores e servidores falham. Se for solicitada a realização de uma operação em um momento, em que um segundo é repetido, o computador fica sem saber o que fazer, resultando em um crash.

Segundo a G1, na prática os relógios terão que ler um segundo adicional, o 23h59m60s, o que dará ao dia 30 de junho um total de 86.401 segundos. Pode parecer pouco, mas em 2012, última vez em que uma adição foi feita, o mundo da internet sofreu com uma onda de instabilidade. Os problemas ocorreram com Mozilla, Reddit, Foursquare, Yelp, LinkedIn, o sistema operacional Linux e aplicações rodando em Java.

A falha pode ocorrer porque muitos sistemas de computação, incluindo computadores, laptops, smartphones e afins, usam o Network Time Protocol (NTP), que registra as horas e está alinhado a relógios atômicos. A maioria, porém, não está preparada para lidar com um segundo extra.

O mesmo problema ocorreu com o Google em 2005, quando um segundo extra foi adicionado. Os sistemas da companhia não estavam preparados. Alguns deles “se recusaram” a trabalhar enquanto possuíam uma medição de tempo “errada”. O problema foi identificado em 2008 por engenheiros, que começaram a trabalhar em uma forma de driblá-lo. A solução encontrada (“leap smear”) foi implementar uma modificação interna no NTP. Milissegundos são acrescentados ao tempo durante todo o dia que terá um segundo a mais. Assim, quando chega a hora, o segundo já foi acrescentado naturalmente.

A adição de segundos é tema para discussões internacionais. Os Estados Unidos querem acabar com os acréscimos. Argumentam que a correção atrapalha sistemas de navegação e de comunicação, além de poder atrapalhar transações financeiras que necessitam de um registro preciso do tempo. Já o Reino Unido é defensor dos segundos extra. O argumento é que a não inclusão poderia criar um distúrbio no conceito de tempo, e isso significaria “dissolver” o sistema de fusos horário adotados a partir do Meridiano de Greenwich.” [referência: virtx.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Linux Mint 17.1 AIO coloca todas as variantes do sistema em um mesmo disco

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Gostou do Linux Mint 17.1, mas está em dúvida sobre qual usar? Com o Linux Mint 17.1 AIO você tem todas as variantes do sistema em um mesmo disco.

Linux AIO é um projeto que visa fornecer imagens ISO Live do Ubuntu, Linux Mint Debian, contendo os principais ambientes de desktop.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hands on: Sockets em Python

Tags: desenvolvedores

Enviado por Marcos Paulo de Souza (marcos·souza·orgΘgmail·com):

“Muitos são os usos dos sockets atualmente e vários exemplos existem através de toda a internet em várias linguagens de programação diferentes. Como é de costume, a solução em Python parece a mais simples de todas as linguagens de programação, e é isto que este artigo vem mostrar.” [referência: blog.butecopensource.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Férias! Promoção de cursos on line - Somente até 31/01/2015!

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Bruna Goualrt (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Cursos on line com 20 % de desconto! É por pouco tempo ! Até o dia 31/01/2015 ! - 60 (sessenta) dias para estudar; - 24 horas por dia, 7 dias por semana; Certificado entregue quando o aluno concluir 80% de todo o conteúdo do curso.” [referência: escolalinux.edools.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Aprenda a criar páginas responsivas com o Bootstrap

Tags:

Enviado por Cleuton Sampaio (cleuton·sampaioΘgmail·com):

“O Bootstrap é um framework CSS, HTML e Javascript, criado pelo pessoal do Twitter, para desenvolver aplicações web responsivas. Aprenda a usar o Bootstrap e o Bootbox (para criar diálogos modais) com o nosso novo tutorial. Tem uma aplicação exemplo completa!” [referência: obomprogramador.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar o XAMPP no Linux

Tags: apache, instalar, distribuicoes, desenvolvedores, banco-de-dados, servidor

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Ter um servidor web completo localmente pode ser complicado, mas existe um pacote que torna esse processo fácil: XAMPP. Ele é um servidor independente de plataforma, que consiste principalmente na base de dados MySQL, o servidor web Apache e os interpretadores para linguagens de script: PHP e Perl. O nome provem da abreviação de X (para qualquer dos diferentes sistemas operacionais), Apache, MySQL, PHP, Perl.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sub-sub-notebook: tutorial mostra como criar um handheld Linux a partir de um Raspberry Pi

Tags:

Com um Raspberry Pi, alguns periféricos à venda no mercado (ao menos lá fora), e bastante esforço de adaptação e montagem, Chris Robinson montou um handheld como este da direita na foto:

O processo está detalhadamente descrito em um tutorial. (via info.abril.com.br - “Tutorial ensina como montar seu próprio terminal portátil de Linux | INFO”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Gerenciamento de projetos com ferramentas ope source: 5 novidades de 2014 e o estado dos clássicos

Tags:

Este artigo do opensource.com apresenta 5 novidades de 2014 no campo das ferramentas open source de gerenciamento de projetos, e também apresenta o que houve de novidades com ferramentas surgidas anteriormente, como Redmine, OpenProject e Libreplan. (via opensource.com - “Five new open source project management tools for 2015 | Opensource.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Obama propõe que empresas compartilhem dados sobre usuários com comportamento "que possa representar ameaça"

Tags:

Via g1.globo.com:

No contexto da invasão do Twitter do Comando Central dos Estados Unidos no Oriente Médio e do ataque de hackers sofrido pela Sony Pictures, o presidente americano resolveu apresentar uma série de medidas para aumentar a segurança na internet. Uma delas é uma proposta de legislação para que empresas de internet compartilhem informações sobre usuários de seus serviços que apresentem comportamento que possa representar uma ameaça virtual.

"O ataque contra a Sony, a intervenção na conta do Twitter (do Centcom) por simpatizantes da jihad islâmica, ontem, só demonstram quanto trabalho temos, tanto no setor público quanto no privado, para fortalecer nossa cibersegurança", disse Obama na Casa Branca, durante encontro com líderes do Congresso.

Em coletiva de imprensa, Michael Daniel, funcionário do governo americano especializado em cibersegurança, não especificou exatamente como se daria esse compartilhamento de dados entre empresas privadas e o governo. Destacou que teria de ser rápido e apenas para casos que configurem ameaças à segurança virtual. Os dados não poderiam ser usados para monitorar outros tipos de infrações.

O plano também "poderia criminalizar a venda no exterior de informação financeira americana obtida por meio de roubo, como números de cartões de crédito e contas bancárias, ampliaria a autoridade federal para impedir a venda de software espião usado para cometer roubos de identidade ou espionagem", detalhou comunicado do governo.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Resolução de problema com Left 4 Dead 2 + Steam + Ubuntu

Tags: jogos, falha, comunidade

Enviado por Everton Melo (everton·win32Θgmail·com):

“Nesse artigo informo os problemas que tive para resolver alguns bugs do L4d2 na minha estação de trabalho, fiz o máximo para documentar e repassar a informação ao comunidade, espero que seja bem util. grande abraço.” [referência: vivaolinux.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

OpenSSL – Vulnerabilidade precisa de update

Tags: bsd, jogos, falha, vulnerabilidade, servidor

Enviado por Alan (alanΘvirtx·com·br):

“OpenSSL é um projeto open source robusto, que utiliza os protocolos SSL e TLS. Disponível para a maioria dos sistemas do tipo Unix, incluindo Linux, Mac OS X, as quatro versões do BSD de código aberto e também para o Microsoft Windows. O OpenSSL é baseado no SSLeay de Eric Young e Tim Hudson.

Foram identificados 8 vulnerabilidades. O Projeto OpenSSL já disponibilizou os patchs com as devidas correções. Das 8 vulnerabilidades encontradas, 6 são classificadas como baixa e duas como moderadas, podendo até sofrer ataques de negação de serviços(DoS), que nada mais é do que uma tentativa de tornar os serviços indisponíveis para seus usuários, normalmente executado em servidores web.

Esse problema afeta todas as versões do OpenSSL atuais: 1.0.1, 1.0.0 e 0.9.8.

OpenSSL 1.0.1 os usuários devem atualizar para 1.0.1k. OpenSSL 1.0.0 os usuários devem atualizar para 1.0.0p. OpenSSL 0.9.8 os usuários devem atualizar para 0.9.8zd.” [referência: virtx.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo blog: TVTux - Reune os melhores videos linux

Tags: curso, video

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br):

“Olá amigos(a) leitores do Br-linux.org, estamos divulgando o nosso blog TvTux que tem como objetivo agrupar os melhores vídeos de linux do youtube, vimeo entre outros de modo organizado em categorias como cursos, webaulas, entre outros. Link: http://tux4.com.br/tvlinux/” [referência: tux4.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pesquisador de segurança analisa Naenara, browser da Coréia do Norte

Tags: instalar, servidor

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Um pesquisador de segurança conseguiu obter uma cópia do Naenara, navegador de internet padrão da Coreia do Norte que vem embutido no Red Star OS, sistema operacional baseado em Linux desenvolvido por aquele país. Dentre as principais descobertas feitas por ele, podemos destacar:

  • O navegador é baseado em uma versão antiga do Mozilla Firefox
  • A primeira ação que o navegador fez ao ser executado foi uma requisição para o endereço [10.76.1.11/…] , o que indica que toda a rede de computadores da Coreia do Norte está assentada sob um espaço de IPs não-roteáveis de classe A (a "internet" daquele país é separada do restante da rede).
  • O microtempo da instalação do navegador é enviado de volta para o servidor central, o que permite ao governo rastrear seus usuários, similarmente ao que é feito pelo Google.
  • Todos os feeds de notícia e informações de calendário e de e-mail parecem ser enviados para o servidor central do governo.
  • O navegador aceita um único certificado de segurança, que é emitido pelo governo
  • Há indícios que os servidores centrais podem se comunicar externamente com páginas do Google e da Mozilla,

” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pesquisa "O FISL16 que eu quero!" encerra nesta quinta-feira (15/01)

Tags: evento, comunidade

Enviado por Paulo Santana (phlsΘsoftwarelivre·org):

“Olá,

A organização do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) lançou ano passado uma pesquisa para saber a opinião da comunidade brasileira de Software Livre e assim ajudar a definir o conteúdo do FISL16, que acontecerá de 08 a 11 de julho de 2015 em Porto Alegre - RS.

A pesquisa estará disponível até está quinta-feira (15/01/2015).

As 30 melhores respostas para a pergunta "Por que eu quero participar do FISL 16" ganharão uma inscrição gratuita para o FISL 16 cada.

Participe no formulário abaixo:

[pesquisa.softwarelivre.org/…]” [referência: pesquisa.softwarelivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec lança livro introdutório sobre o GitHub

Tags: evento, desenvolvedores

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br):

“Título é indicado para quem está começando a usar o site para projetos

O GitHub é um site que permite aos usuários carregar um cópia de seu repositório Git e colaborar muito mais facilmente com outras pessoas em um projeto. É altamente recomendado para gerentes de projeto e de produto, stakeholders e membros de equipes que queiram colaborar com um projeto em desenvolvimento.

Para quem o GitHub é novidade, o livro “Introdução ao GitHub”, lançado pela Novatec Editora, tem o conteúdo necessário para aprender a trabalhar com a plataforma. É um guia prático que mostra como usar a interface web do GitHub para visualizer projetos e colaborar de maneira eficiente com a sua equipe.

Com “Introdução ao GitHub” o leitor aprenderá o que é o Git e o GitHub, porque usá-los e seus conceitos fundamentais. A partir da leitura, aprenderão a visualizar o status de um projeto e suas alterações, criar e alterar arquivos, sugerir mudanças em projetos, utilizar ferramentas como issues, pull requests e branches e muito mais.” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]