Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

É possível executar aplicações do MacOs no Linux?

Tags:

Ainda é escasso e primitivo o processo de uso dessas aplicações no Linux, mas é possível…. Existe um projeto, criado há 5 anos, que desenvolveu uma aplicação, chamada Darling, que cria uma camada “tradução” que permite execução de aplicações do sistema da Apple no Linux. Entretanto, as coisas parecem estar mudando… o criador do projeto, Luboš Doležel, anunciou que mais desenvolvedores se juntaram a equipe, permitindo um processo de desenvolvimento mais eficaz. Ou seja, a possibilidade de executar aplicações do MacOS, no Linux, está ficando mais concreta e real!

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Olimex anuncia seu laptop open source

Tags:

Todos os arquivos referentes ao hardware e ao software estão disponíveis.

Ao contrário de outras soluções que anunciam ser abertas mas não oferecem os fontes dos arquivos de definição do hardware, o TERES I da Olimex conta com repositório de todo o conteúdo feito no KiCAD CAD, tanto da parte mecânica quanto da eletrônica - tudo sob licença Apache.

As peças para quem quiser montar o seu já estão no site da empresa e devem ir à venda nos próximos dias (após o retorno da FOSDEM). O mesmo vale para quem quiser comprar o kit completo, acompanhado de instruções de montagem.

O TERES I é baseado no Allwinner ARM Cortex-A53, com 1GB de RAM, 4GB de flash, WiFi, Bluetooth e câmera.

(via hackaday.com - “Olimex Announces Their Open Source Laptop | Hackaday”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mageia realiza sua assembleia anual durante o FOSDEM 2017, na Bélgica

Tags: distribuicoes, evento

O Blog Mageia noticiou a participação da Mageia no FOSDEM 2017, importante encontro de software livre que ocorre todos os anos em Bruxelas, na Bélgica. O evento foi realizado nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2017.

Todos os anos, os integrantes da Mageia aproveitam para se encontrar no evento da FOSDEM e para realizar a Assembléia Anual da Mageia.Org, que é a associação francesa sem fins lucrativos, que coordena o desenvolvimento da Mageia. Neste ano, no dia 04, também ocorreu a apresentação de Anne Nicolas e Samuel Verschelde, coordenadores da Mageia: Mageia, successes and lessons learned 6 years after forking" ("Mageia, sucessos e lições aprendidas 6 anos após a bifurcação") (os slides e o vídeo da apresentação já disponíveis).

Sobre o desenvolvimento da Mageia 6, foi mencionado que em breve teremos notícias sobre o lançamento 2º instantâneo de estabilização, que é uma das últimas etapas do seu desenvolvimento.

Enviado por macxi (ideiaslinuxetcΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Conheça o i3 Window Manager

Tags: video

Neste vídeo conheça um pouco do i3 Window Manager, um leve e prático gerenciador de janelas.

Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

50% de desconto no curso e livro de pfSense

Tags: curso, livros, promo

Aproveitando o embalo de final de férias para estudantes, estamos oferecendo super-descontos na aquisição do curso online e o livro pfSense: O Guia ideal para iniciantes. Valores promocionais de 149,99 para o curso online (incluso livro grátis impresso) e 39,99 para o livro impresso (também com frete grátis para todo o Brasil).

Enviado por Jonas Andrade (contatoΘelelux·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Máquina de cartão com Linux emitindo Nota Fiscal foi destaque na Campus Party 2017

Tags: embarcados

A novidade foi trazida pela empresa Arenaplan (http://www.arenaplan.com.br), finalista do Startup & Makers, uma seleção das melhores Startups do Brasil feita pela Campus Party 2017. As empresas mostraram suas soluções em um pequeno stand em São Paulo.

A solução envolve uma maquininha semelhante as máquinas de cartão com sistema operacional Linux com um software PDV embarcado que opera em nuvem já integrado a Secretaria da Fazenda de qualquer estado do Brasil (SEFAZ). Os produtos e estoque são cadastrados pelo software de retaguarda que pode operar em qualquer local remoto em um computador comum. É através dele que a gestão é feita. Ao ligar a máquina os produtos são baixados para a memória e a cada venda o estoque é baixado automaticamente e a venda é transmitida para o SEFAZ que envia uma chave e protocolo para ser impresso no recibo.

Enviado por João César (assessoriadeimprensaesporteΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Criando links no Inkscape

Tags: video

Neste vídeo aprenda a criar links no Inkscape para utilizar em um protótipo de website.

Duração: 2:13

Enviado por Marcelo de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Visual Studio Code - Como Instalar no Arch Linux, Manjaro e Derivados

Tags: instalar, video

O Visual Studio Code é um editor de códigos multiplataforma dedicado à otimização de linhas, fazendo com que os softwares sejam mais leves, eficientes e compatíveis com diferentes plataformas. criado usando uma mistura de tecnologias de código aberto e baseadas na web, como o Chromium, o Electron app framework do GitHub, e próprio editor Monaco, da Microsoft. Mas é preciso deixar claro que a ferramenta é um editor de código, não uma IDE completa.

Enviado por Diego Boot (diego·barbosaΘlinuxmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mozilla desiste dos dispositivos conectados, demite equipe dessa área, e busca novos caminhos

Tags:

Quando a Mozilla desistiu do Firefox OS em smartphones, anunciou que continuaria trabalhando com dispositivos conectados, incluindo TVs – e agora essa parte do esforço também foi descontinuada.

Os ~50 funcionários da Mozilla que estavam alocados a esse projeto serão demitidos, mas alguns deles podem vir a continuar trabalhando na empresa, que tem vagas abertas em outros projetos.

Estrategicamente, a Mozilla divulgou que seu posicionamento vai se afastar da construção de produtos comerciais (como smartphones e TVs) e se aproximar da pesquisa e desenvolvimento avançados. (via www.cnet.com - “Firefox fail: Layoffs kill Mozilla's push beyond the browser - CNET”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LibreOffice 5.3 traz muitos novos recursos e a oportunidade de ter seu próprio editor colaborativo na nuvem

Tags:

A versão 5.3 do LibreOffice traz muitos novos recursos, incluindo uma nova barra de controle no estilo "ribbon", um novo engine de layout de texto, melhorias no suporte a estilos de planilhas e de tabelas, e muitos outros novos recursos, descritos e fartamente ilustrados nas notas de lançamento.

Uma das maiores novidades é a disponibilização do LibreOffice online, que permite a edição colaborativa de documentos via navegador web.

(via fossbytes.com - “LibreOffice 5.3 Released — The "Most Feature-Rich" Releases In Its History”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

openSUSE Linux no Windows 10 passo-a-passo: para usuários Windows ingressarem no mundo do Software Livre

Tags:

Em abril de 2016 a Microsoft, em parceria com a Canonical, lançou na atualização do Windows 10 um subsistema Windows para Linux que permite executar o Bash no Windows 10 (baseado no projeto Astoria). Agora veremos como utilizar o openSUSE neste cenário, assim permitido usuários Windows ingressar no mundo de Software Livre. Acredito que muitos me criticarão, mas entendo como uma janela de oportunidades para usuários Windows conhecer o mundo colaborativo do software livre e respectivas ferramentas.

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (cabeloΘopensuse·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Samsung libera nova pré-visualização das ferramentas do Visual Studio para o Tizen

Tags: pos-pc

Já pensou em desenvolver aplicativos para TVs com o Xamarin.Forms? Veja com exclusividade essa novidade da Samsung em parceria com a Microsoft. Hoje, a Samsung anunciou o lançamento de uma segunda pré-visualização do Visual Studio Tools para Tizen, o sistema operacional de código aberto baseado em Linux que executa mais de 50 milhões de dispositivos Samsung, incluindo TVs, wearables e telefones celulares. Os desenvolvedores podem baixar essa versão para usar o Visual Studio para criar aplicativos .NET para Tizen.

Enviado por ALESSANDRO DE OLIVEIRA BINHARA (binharaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Processamento de arquivos em lote no Gimp

Tags: video

Neste vídeo veja como o Gimp trabalha com o processamento de arquivos em lote através do conjunto de plugins Registry.

Enviado por Marcelo de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

GitLab sai do ar: admin dá rm -Rvf e deleta o banco de dados

Tags: desenvolvedores, banco-de-dados, shell, servidor

Entre as várias lições do episódio, destaco uma: quem não testa regularmente a recuperação não sabe se tem mesmo um backup.

O serviço de hospedagem de repositórios gratuito GitLab sofreu uma tragédia na noite desta terça-feira, após um dos administradores acidentalmente deletar o banco de dados PostgreSQL inteiro do serviço enquanto tentava resolver um erro de replicação.

O administrador estava logado em dois servidores ao mesmo tempo (um de teste e outro de produção) e queria apagar uma pasta vazia no de teste, mas rodou o comando rm -Rvf no de produção. Quando percebeu o erro, já era tarde demais - da base de 310GB, só restavam 4.5GB.

Para piorar a situação, nenhum dos 5 procedimentos de backup de que eles dispunham funcionou. Um erro de configuração impedia o pg_dump de criar as cópias da base (a versão do pg_dump e do servidor PostgreSQL não batiam), e os processos de replicação dependiam de diversos shell scripts frágeis e mal documentados. Resultado: os locais onde os backups deveriam estar estavam vazios.

Ao longo do dia de hoje, os administradores correram para tentar recuperar o que podiam dos dados de seus usuários. Ao menos o conteúdo dos repositórios não foi perdido - somente os metadados dos repositórios (issues, merge requests, comentários, snippets, etc.)

Ao fim da tarde de quarta, o GitLab voltou ao ar, mas como o único backup disponível era de 6 horas antes da tragédia, houve perda dos dados posteriores a 17h20 UTC da terça.

Ver: Notícia: https://techcrunch.com/2017/02/01/gitlab-suffers-major-backup-failure-after-data-deletion-incident/ (inglês) Resumo da ópera: https://about.gitlab.com/2017/02/01/gitlab-dot-com-database-incident/ (inglês) Atualizações sobre o incidente: https://twitter.com/gitlab

Enviado por Jack Ripoff (jack·ripoffΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo Controle de Versão: Ignorando Arquivos Desnecessários (11min)

Tags:

Nem todos os arquivos presentes no diretório de trabalho devem ser rastreados pelo controle de versão. Esse vídeo mostra quais são esses tipos de arquivos, porque não devem ser versionados e como filtrá-los pelo controle de versão.

Enviado por André Felipe Dias (andref·diasΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]