Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

O iminente fim do OpenOffice pode ser bom para o LibreOffice e para a comunidade open source

Tags:

O iminente fim dos esforços do projeto OpenOffice vem se delineando faz algum tempo: a última versão estável saiu em 2015, uma falha grave de segurança amargou um prazo de um mês para ser corrigida, e o número de desenvolvedores ativos não parece ter chance de aumentar. Iminente, mas não confirmado, diga-se: enquanto houver um desenvolvedor, o projeto pode continuar nesse passo por um bom tempo, e as regras de governança da Apache podem vir a mantê-lo em animação suspensa mesmo depois disso.

Por outro lado, o LibreOffice, que surgiu como um fork do OpenOffice quando este estava nas mãos da Oracle (que o herdou ao adquirir a Sun, e depois de ver os desenvolvedores da comunidade migrarem para o fork, preferiu transferir a marca e o código à Fundação Apache), já demonstrou faz tempo que conseguiu vencer a batalha pela adesão dos desenvolvedores.

Diversos artigos e comentários recentes analisaram a situação, e previram vantagens e desvantagens caso o OpenOffice encerre mesmo as suas atividades, e as suas partes boas de código open source sejam absorvidas pelo LibreOffice. As vantagens incluem desde a marca unificada e a consequente união das estatísticas de uso das atuais 2 alternativas, até a possibilidade de o sangue novo (em termos de desenvolvedores) permitir trazer para este século a interface com o usuário desses aplicativos.

A conferir.

(via www.techrepublic.com - “It's time to make LibreOffice and OpenOffice one again - TechRepublic”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

3 Alternativas open source para o PowerPoint

Tags:

O artigo do Opensource.com no link abaixo promete 3, mas entrega 4 alternativas open source para apresentações: LibreOffice Impress, Calligra Stage, Reveal.js (especialmente para desenvolvedores web) e Vimdeck (para apresentações que rodam dentro do editor Vim).

(via opensource.com - “Open source alternatives to PowerPoint | Opensource.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Microsoft é a organização que mais tem contribuidores no GitHub

Tags: desenvolvedores

A estatística mostra os tempos diferentes que estamos vivendo. Outro número na mesma publicação do Github me ajudou a colocar a situação do título em perspectiva: na lista dos repositórios com mais contribuidores, o mais popular da Microsoft (o Visual Studio Code) está apenas em sexto, e à frente dele estão repositórios como o FontAwesome, Docker e npm.

Nota: Usei a palavra contribuidores (que existe mesmo, segundo o Houaiss) para traduzir 'contributors', porque a palavra contribuintes me parece gerar uma interpretação diferente.

Microsoft tem se destacado nos últimos tempos por abrir o código de alguns de seus produtos incluindo PowerShell, Xamarin SDK e o Chakra Core. Agora em sua conferência anual GitHub Universe, o GitHub revelou que isso está dando resultados.

Segundo os números do GitHub Octoverse para 2016, a Microsoft é a companhia que mais recebe apoio no serviço com mais de 16.419 apoiadores, batendo Google e Facebook. Se você se importa, Facebook tem cerca de 15.682 e o Google tem 12.140 apoiadores.

É interessante notar que embora a Microsof seja criticada pelo conteúdo do seu repositório no GitHub, ela lidera a plataforma, isso mostra que o que está lá realmente é interessante e que essa crítica não faz sentido.

Enviado por OneCore (garloseduardoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Software Freedom Day no Brasil - 3º sábado de setembro

Tags: evento, comunidade

O terceiro sábado de setembro é uma data importante no calendário de quem se interessa por GNU/Linux e software livre. Desde 2004, nessa data é comemorado o Software Freedom Day, ou Dia da Liberdade de Software. É um dia para espalhar a palavra e educar as pessoas sobre nossas paixões e nossa comunidade.

No dia 17 de setembro, próximo sábado, várias cidades brasileiras realizarão eventos concomitantes. Venha prestigiar o evento na cidade mais próxima, conhecer a comunidade local e trocar experiências sobre software livre nesse próximo dia 17!

Enviado por Rafael Beraldo (rberaldoΘcabaladada·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desenvolvedores do Linux debatem se GPL do kernel deve ser defendida nos Tribunais

Tags:

Os desenvolvedores do Linux debateram internamento prós e contras de processar empresas que violam a licença GPL do kernel, conforme descreve a longa cobertura do LWN.net, agora disponível gratuitamente.

Há diversos lados na questão. Linus Torvalds e Greg Kroah-Hartmann defendem o interesse em fazer as empresas cumprirem os termos da licença, mas também observam que o projeto vem sendo bem-sucedido até o momento sem precisar processá-las, e que judicializar a questão pode prejudicar a confiança e a boa vontade conquistadas.

Jeremy Allison, do projeto Samba, defendeu que a opção de processar precisa ser mantida, porque às vezes essa possibilidade é a única forma de fazer as empresas ouvirem. Ele deu um contra-exemplo sobre a questão da boa vontade trazida por Linus, dizendo que a MS foi processada, perdeu, mas hoje contribui com o Samba.

Matthew Garret também não se alinhou a Linus, dizendo que a posição expressa pelo fundador do projeto é a de defesa do interesse de um desenvolvedor, e não a dos usuários do projeto, cujo interesse principal é na disponibilidade do código – algo negado quando um fabricante de dispositivos não distribui os fontes do módulo do kernel que o faz funcionar, por exemplo.

Outro aspecto interessante da discussão é o que avaliou se o interesse maior de cada parte era a defesa da GPL ou a defesa do kernel Linux. A afirmação de Greg KH de que o Software Freedom Conservancy (SFC) se importa mais com a GPL, a ponto de estar disposto a arriscar o futuro do Linux para conseguir obter alguma validação adicional para a licença, não foi negada pelo SFC, mas seu representante acrescentou alguns detalhes (inclusive o de se importar mais com a liberdade de software do que com a GPL em si).

Em suma, é uma leitura longa, mas interessante para quem se interessa pelos bastidores do licenciamento do Linux.

(via lwn.net - “The kernel community confronts GPL enforcement [LWN.net]”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Visual Studio Code - Como Instalar no OpenSUSE e Derivados

Tags: instalar, video

O Visual Studio Code é um editor de códigos multiplataforma dedicado à otimização de linhas, fazendo com que os softwares sejam mais leves, eficientes e compatíveis com diferentes plataformas. criado usando uma mistura de tecnologias de código aberto e baseadas na web, como o Chromium, o Electron app framework do GitHub, e próprio editor Monaco, da Microsoft. Mas é preciso deixar claro que a ferramenta é um editor de código, não uma IDE completa.

Post completo no LInkedIn e Medium.

Enviado por Diego Boot (diego·barbosaΘlinuxmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo blog de linux

Tags: certificacao, servidor

Olá pessoal, estou divulgando um novo blog de linux, que já vem com 150 dicas e tutoriais sobre: A administração de sistemas e servidores linux. http://acervo.certificacoes.net.br

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec lança “Primeiros passos com React”

Tags: evento, livros

Livro ensina a construir uma aplicação web baseada em React, a tecnologia de código aberto do Facebook

Quer aprender a construir aplicações sofisticadas com React, a tecnologia de código aberto do Facebook? Se você tiver familiaridade com a sintaxe básica de JavaScript, o livro Primeiros passos com React, lançado pela Novatec Editora, vai te ensinar a construir componentes – os blocos de construção básicos da React – e a organizá-los em aplicações de larga escala.

Depois de entender como React funciona, você construirá uma aplicação personalizada Whinepad completa para ajudar os usuários a classificar vinhos e a guardar anotações.

O livro ensina a: •Instalar React e escrever sua primeira aplicação web “Hello world”. •Criar componentes React personalizados, usando-os juntamente com componentes DOM genéricos. •Construir um componente de tabela de dados que permita editar, ordenar, pesquisar e exportar seu conteúdo. •Utilizar a extensão de sintaxe JSX como alternativa a chamadas de função. •Configurar um processo de construção simples, de baixo nível, que ajude você a se concentrar na React. •Construir uma aplicação personalizada completa que permita armazenar dados no cliente. •Usar as ferramentas ESLint, Flow e Jest para verificar e testar o seu código à medida que sua aplicação evoluir. •Administrar a comunicação entre os componentes usando Flux.

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec Editora lança livro “Desenvolvendo jogos mobile com HTML5”

Tags: apache, jogos, curso, desenvolvedores, livros, games

Título ensina a criar e distribuir jogos para dispositivos móveis utilizando HTML5 e JavaScript

Com o objetivo de apresentar ao leitor conceitos e práticas para desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis a partir de uma única base de códigos usando HTML5 e JavaScript, a Novatec lança o livro “Desenvolvendo jogos mobile com HTML5”, do Luiz Fernando Estevarengo.

De maneira clara e com ênfase no desenvolvimento de projetos que utilizam as ferramentas Intel XDK e Apache Cordova/PhoneGap, o leitor irá: •Aprender desde conceitos básicos do JavaScript até a orientação a objetos. •Utilizar o framework open source Phaser para a construção de jogos mobile. •Criar três projetos completos de jogos entre estilos, plataforma e RPG. •Exportar jogos como aplicativos nativos para as plataformas Google Play Store, Apple App Store e Windows Store. •Publicar jogos em cada uma das plataformas seguindo instruções passo a passo.

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vim 8: nova versão do editor de textos clássico

Tags:

O vi foi criado há quase 40 anos por Bill Joy, para suprir demandas que o Emacs não atendia. Seu sucessor Vim, que continua na ativa, acaba de lançar nova versão major, após mais de 10 anos de intervalo.

Grande parte das novidades está debaixo do capô (E/S assíncrona, canais, comunicação via JSON, timers, lambdas, etc.), e vai ser percebida mais diretamente por quem desenvolve plugins e outras extensões. Os usuários destas logo chegarão a aproveitar os resultados, claro :)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Por que não utilizar HTTP na sua aplicação?

Tags:

Muitas aplicações na Internet ainda usam o protocolo HTTP para trafegar informações que não deveriam ser transmitidas nesse protocolo, devido as informações fluírem sem criptografia, ou seja, toda informação está em formato texto aberto e poucos programadores se preocupam com isso.

Enviado por Paulo Roberto Silva (paulo·pindaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Failover: Configuração de dois links no OPNSense

Tags:

Configurando link failover com OPNSense: vamos precisar de 3 placas de redes, 2 links de internet (para teste/estudo, você pode simular um). *O artigo se basea em um servidor opnsense que ja está previamente configurado, porém vamos adicionar mais um link nele.

Enviado por Diogo de Lima (diogo·limaΘcoffee-it·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pacote de treinamentos LPIC1+LPIC2 - R$100,00

Tags: patrocinador, evento, promo

Vai até 16/09 a promoção do pacote de treinamentos preparatórios para LPIC1 e LPIC2 por apenas R$100,00. O acesso do aluno não expira e o treinamento é em modelo EAD.

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Concorra a 5 vagas do curso Docker na prática

Tags: instalar, evento, curso, containers, certificacao

Olá, sou o professor Fábio e gostaria de conversar com vocês sobre um treinamento desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades dos profissionais que desejam ingressar na área de devops, ou simplesmente ficarem antenados a tecnologia que mais cresce no mercado.

O curso Docker na Prática foi criado em um esquema 100% hands-on. Apenas na primeira aula passamos os conceitos fundamentais para a utilização da ferramenta como containers, imagens, namespaces e cgroups.

Todas as aulas seguintes são práticas, onde vamos instalar o Docker em diferentes distribuições Linux, baixar imagens, criar containers, criar nossas próprias imagens utilizando Dockerfile, fazer upload das imagens para o dockerhub, estudar técnicas de debug e criar um cluster.

Para finalizar, apresentamos um exemplo prático da utilização do Docker pela empresa Conta Azul. este estudo de caso foi elaborado juntamente com um dos devops da equipe, realizando o levantamento das tecnologias utilizadas e como as mesmas estão relacionadas.

Não deixe de concorrer a uma das vagas que estamos sorteando neste treinamento que pode agregar a sua carreira!

Para concorrer as vagas e saber mais sobre o curso, acesse: http://certificacoes.net.br/cursosead/docker/curso-online-docker.html

Enviado por Fabio Rodriguez (fabioΘcertificacoes·net·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Paramount solicita que Google remova um link de download do Ubuntu por violação de copyright do filme Transformers 4

Tags: distribuicoes

Embora seja um óbvio equívoco, o Google atendeu à notificação enviada pelo estúdio, e removeu o link para um torrent do Ubuntu 12.04 via extratorrent.cc.

Em uma notificação enviada pelo escritório antipirataria do estúdio Paramount, é solicitado à Google a remoção de um link para download da distribuição Ubuntu por ele violar os direitos autorais do filme Transformers: Age of Extinction.

Apesar de o pedido ser claramente um equívoco, a página solicitada já foi removida dos resultados de busca. A empresa, porém, já havia dito que está determinada a prevenir abusos e equívocos.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]