Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

JS Day Feira de Santana 2017

Tags: evento, desenvolvedores, promo

O JS Day é um evento itinerante que trate sobre JavaScript e tudo que é relacionado com a linguagem. Já estivemos em várias cidades do Nordeste, como Campina Grande, Recife, Maceió. Venha participar deste dia especial para falar de JS e tecnologia! Estão abertas as inscrições para a primeira edição do ano, dessa vez em Feira de Santana (BA) \o/ Aproveitem os ingressos promocionais!

Enviado por Romualdo André (romualdoandreΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Salvando e carregando seleções com o Gimp

Tags: video

Neste vídeo veja como você pode utilizar os canais para salvar e carregar seleções no Gimp.

Duração: 02:42

Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hangout Online e Gratuito Escola Linux - Serviços e custos na nuvem da Amazon - 08/06/2017 às 20h

Tags: patrocinador, evento

Inscreva-se no Hangout Online e Gratuito Escola Linux - Conhecendo os serviços e estimando custos na nuvem da Amazon nessa 5a feira (08/06/2017) as 20h!

Link de inscrição: https://app.webinarjam.net/register/37942/c289251a24

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Café com linux - Go Terminal

Tags: certificacao, video

O goterminal é uma aplicação que tem como objetivo tornar a linha de comando do linux mais elegante.

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Criando uma espiral de Fibonacci no Inkscape

Tags: video

Neste vídeo veja como criar no Inkscape uma espiral de Fibonacci.

Duração: 02:44

Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Treinamento de Firewall Linux

Tags: firewall

Está disponível o Treinamento de Firewall Linux Completo e com um preço super acessível, na plataforma udemy. Não perca tempo e estude, entenda e domine o firewall linux.

Enviado por Edson (edson·oliveiraΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

NIC.br libera código-fonte de sistema que mede qualidade da Internet

Tags: instalar, comunidade

Um dos principais equipamentos de medição de tráfego Internet do País, o SIMET Box analisa e monitora a qualidade da Internet várias vezes ao dia, faz testes de validação de BCP-38, de gerência de porta 25, qualidade de DNS, totaliza o tráfego mensal, entre outras funcionalidades. O SIMET é ainda o único sistema de medições brasileiro para usuário final que realiza testes usando IPv6.

A partir de agora, provedores, programadores e usuários podem baixar e instalar o código do SIMET Box em seus roteadores. O anúncio desta liberação aconteceu durante o LACNIC 27, encontro que reúne, em Foz do Iguaçu (PR), centenas de participantes de mais de 30 países em torno de discussões sobre temas decisivos para o futuro da Internet na América Latina e Caribe. O código-fonte do SIMET Box, equipamento de medição de tráfego Internet do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), está disponível no endereço: http://simet.nic.br/simetbox.

Com a liberação do código, o NIC.br atende a uma demanda da comunidade Internet, que poderá sugerir melhorias para o sistema e novas funcionalidades. “Os provedores poderão utilizar o SIMET Box em suas redes e analisar a qualidade da conexão que está sendo entregue aos usuários onde o equipamento foi instalado. Já os programadores e usuários com conhecimentos avançados poderão usá-lo em seus roteadores, além de validar o sistema e alimentá-lo com a curadoria do NIC.br. Todos são beneficiados”, destaca Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br à frente do sistema de medição.

Enviado por CGI/NIC.br (carolineΘnic·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Estudante brasileiro desenvolve ferramenta baseada em open source que identifica ocorrências de vírus infectando plantas no mundo todo.

Tags:

Estudante de doutorado em Genética e Melhoramento de plantas da Universidade Federal de Viçosa -UFV José Cleydson F. da Silva e colaboradores, projetou e desenvolveu uma Data warehouse (GeminivirusDW) enriquecida com métodos de aprendizado de máquina baseada em ferramentas e metodologias open source. O GeminivirusDW é capaz de integrar dados relacionados a uma família de vírus que infectam plantas e que causam grandes impactos econômicos e sociais em diversos no mundo todo. Tal ferramenta, permite melhor entendimento da dispersão desses patógenos ao redor globo, auxiliando pesquisadores nos estudos evolutivos, migratórios e taxonômicos. Os dados Biogeográficos são importantes para conhecimento e controle de doenças bem como, para a segurança alimentar. O GeminivirusDW é disponível em http://geminivirus.org. A metodologia pode ser acessada no link https://bmcbioinformatics.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12859-017-1646-4.

Enviado por Hermes Nunes Pereira Júnior (hnpjuniorΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Arrays em Bash

Tags: desenvolvedores, shell

Todos sabem que o Bash possui suporte a variáveis e que estas podem ser sequências de caracteres — strings — ou então números inteiros. O que poucos sabem (ou se esquecem às vezes, meu caso) é que também há suporte para arrays. O que acaba sendo bastante útil, aliás, para economizar o uso de awk, cut ou sed dentro dos scripts.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Plataforma I-IoT & IoT CAmpeche - Crowdfunding

Tags:

Esses tempos publiquei uma matéria sobre o CAmpeche, distribuição Linux customizada a partir do ArchLinux para ser a distribuição da indústria 4.0 e IoT do Brasil.

Mas para continuar nosso projeto precisamos de seu apoio, apesar da plataforma de crowdfunding (link abaixo) aceitar somente 20 reais, qualquer gesto para espalhar nosso pedido é bem-vindo. Caso você não possa ajudar financeiramente, compartilhe com os amigos e conhecidos. Agradecemos por qualquer tipo de apoio, de coração. Nosso muito obrigado.

Enviado por Guilherme Battisti (guilherme·battistiΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Saiba como criar um servidor VPS Linux na infraestrutura de nuvem da DigitalOcean

Tags: servidor

VPS (“Virtual Private Server”) ou servidor privado virtual, numa tradução literal, é um recurso recomendado quando se deseja hospedar algum serviço de rede em uma infraestrutura de nuvem. A diferença básica de uma hospedagem tradicional, com ambientes compartilhados, o uso de um servidor VPS refere-se, entre outras coisas, a concessão do acesso de um perfil de administrador (root) para cada instância alocada. Ou seja, você passa a ser administrador do recurso computacional criado na nuvem. Sendo assim, veja como criar um servidor VPS Linux na infraestrutura de nuvem da DigitalOcean – empresa norte-americana de hospedagem de servidor na nuvem.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Treinamento Samba 4 - Migrando Domain Controller windows server para samba Domain controller

Tags: evento, servidor

A LinuxCourses está lançando o treinamento Migrando Domain Controller Windows Server para Samba 4 AD DC.

Este treinamento aborda na prática todo o trabalho na migração de um servidor windows server domain controller para samba 4 Domain Controller. Este treinamento foi pensado pasa sysadmins e analistas de redes que já se deparam com um projeto de migração de controladores de domínio proprietário para open source.

Enviado por Edson (treinamentoΘlinuxcourses·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Aula 4 - Curso gratuito LPIC-1 exame 101 prova 4.0

Tags: curso, certificacao, video

Já está disponível a Aula 4 do curso LPIC-1 exame 101 prova 4.0, continuação do tópico 101.2-2. Para acessar a aula e participar do curso, acessem: http://true.certificacoes.net.br/index.php?r=space%2Fspace&sguid=0f12b7da-5761-4b1f-9fb5-8f9864f5720d

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado o RC da Mageia 6

Tags: drivers, office, instalar, distribuicoes, comunidade

A equipe Mageia anuncia o lançamento do RC da Mageia 6. Apesar do atraso no cronograma, todos - equipe e comunidade - estamos comemorando. Esta versão inclue o Plasma em substituição ao KDE4, o DNF e pilhas de COPR para complementar o urpmi, muitas outras atualizações nos desktops principais e em muitos outros pacotes e no instalador, especialmente em relação ao suporte de drivers proprietários e suporte ao VirtualBox.

As ISOs podem ser baixadas aqui. Todas essas ISOs podem ser usadas em pendrives USB, se necessário.

A lista completa de todos os softwares enviados pode ser vista no arquivo .idx da sua respectiva ISO.

Qualquer problemas, relatar no Mageia Bugzilla, mas antes dê uma olhada nas notas de lançamento e na errata.

O fórum da Mageia internacional (em inglês) e também o em alemão ainda não estão disponível devido a sua migração para Mageia 5, mas deve ser restaurado em breve. No entanto, o nosso Fórum em português do Brasil e o Fórum em francês estão disponível.

Se houver algo que você gostaria de discutir, sugerimos acessar o Fórum em português do Brasil e também, por enquanto, as listas de emails ou os canais IRC.

Lembramos que este RC ainda é uma versão em desenvolvimento e não deve ser usada em ambiente de produção.

Enviado por macxi (ideiaslinuxetcΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Segurança - Atualizando hardware da Logitech no Linux para evitar o Mousejack

Tags:

Richard Hughes descreveu seu trabalho para tratar da vulnerabilidade MouseJack em receptores Logitech e dispositivos baseados nele. Esta vulnerabilidade permite que um atacante pareie um novo dispositivo sem interação ou aviso ao usuário, podendo assim tomar controle do computador. "Isto faz o ato de sentar em um café com internet bastante perigoso quando um hardware com esta falha está plugado em seu equipamento, ainda mais com um receptor que foi projetado para que fique sempre plugado em uma porta usb que está sobrando."

A Logitech criou uma atualização de firmware, que obviamente não é suportada no Linux. Hughes acabou fazendo a adequação da documentação e da firmware para que possa ser aplicada em dispositivos através do software fwupd. Agora ele busca por testadores que possam garantir que tudo funciona conforme o esperado. Este é um trabalho importante e digno de suporte.

Nota do tradutor: Para quem acha que apenas kits de mouse e teclado da Logitech são afetados, acesse o link acima em "MouseJack". Dispositivos muito comuns e comprados até em conjunto através do oem que vende notebooks como Dell, HP, Gigabyte, Lenovo e Microsoft, possuem construção Logitech, herdando assim esta falha.

Enviado por Nicolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]