Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Programas gráficos )

Programas Gráficos

Recebi da Conectiva para análise o pacote "Ferramentas Linux - Programas Gráficos", rotulado pelos autores como uma solução completa para design gráfico para Linux. Devo confessar que minhas necessidades em termos de gráficos são bastante modestas, limitando-se a eventuais ilustrações para a web. Entretanto, no passado tive bastante envolvimento com a área, e ainda guardo o interesse por este tema.

O pacote

O conjunto é oferecido em uma caixa bem produzida, com bastante informação do lado de fora para orientar os possíveis consumidores. Além da descrição textual, encontramos alguns screenshots de ferramentas incluídas no pacote (como o Gimp e o GTK See), configuração mínima e recomendada, listagem do conteúdo e URLs dos pacotes incluídos.

A caixa contém um CD de programas, um livro de cerca de 350 páginas e um cartão de registro para suporte. O cartão dá direito a suporte de instalação, configuração e uso por e-mail e fax por 90 dias, mais suporte telefônico até o limite de duas horas de uso. Caso não seja suficiente, você pode adquirir um maior prazo posteriormente.

O software

Todo o software incluído no pacote é livre, portanto você poderia obtê-lo diretamente na web. Entretanto, a comodidade de encontrá-lo em uma versão garantidamente estável, testada, e já pronta para instalar sem maiores complicações pode ser, por si só, motivação suficiente para a obtenção deste produto.

Os aplicativos gráficos incluídos no pacote são:

Além destes, o CD dispõe ainda de uma versão completa do Conectiva Linux para os usuários que eventualmente ainda não disponham dele - e o contrato de suporte incluso abrange a instalação do sistema também.


Um diálogo do Gimp

Programas como o Gimp e o Sane já apresentam capacidades, estabilidade e recursos suficientes para ser utilizados por profissionais gráficos em suas atividades - embora eventualmente eles ainda possam sentir falta de algum recurso disponível em suas ferramentas comerciais preferidas - e certamente sofrerão o impacto de aprender as maneiras novas de fazer as mesmas coisas.


Exemplo de trabalho no qCAD

O qCAD também é uma agradável surpresa até mesmo para o profissional, pois dispõe de recursos suficientes para muitos projetos 2D avançados, e abre e salva arquivos .dxf de 2D, característicos do AutoCAD.

O Sketch é um programa para desenho vetorial, que apresenta alguma similaridade com o CorelDRAW. Usuários familiarizados com os gráficos vetoriais não terão dificuldade em dominar os conceitos e técnicas necessários ao seu uso.

Já o GTKSee é um excelente visualizador e navegador das imagens contidas no seu disco, com a interface bastante similar à do ACDSee popular no mundo Windows.

O livro

O melhor argumento em favor de adquirir este pacote, em oposição a simplesmente fazer o download dos pacotes via web, é o livro que o acompanha. Suas 350 páginas contêm os guias para os iniciantes de todas as ferramentas graficas expostas acima. Os guias foram desenvolvidos especialmente, estão em português claro e direto, e são raras as páginas sem nenhuma imagem de tela - ou seja, é o guia perfeito para iniciantes neste conjunto de ferramentas.

Além disso, o miolo do livro é recheado por uma série de páginas full color mostrando exemplos de arte criados através das ferramentas abordadas na obra.

Conclusão

Muitos argumentam que um ponto onde o Linux fica em desvantagem em relação a outros sistemas é na questão da ausência de aplicativos para os usuários finais. De fato, existem cada mais e mais aplicativos disponíveis, e a grande batalha passa a ser fazer com que os usuários finais descubram isso, e que tenham condições de instalar versões recentes deles para testar.

A Conectiva alcançou este intento para os usuários de aplicações gráficas, liberando este pacote. Nem todos os softwares apresentados apresentam recursos suficientes para fazer um usuário de software comercial converter-se - mas alguns já estão atingindo o ponto crítico, e os outros demonstram seu potencial.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.