Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Corel Draw )

COREL DRAW 9 FOR LINUX

por Djames Suhanko (suhanko@uol.com.br)


Agora não há mais o que dizer. Qualquer tipo de trabalho gráfico para arte-final já pode ser feito totalmente em linux contando com todos os recursos que a arte gráfica pode oferecer. Para quem conhece bem Corel Draw, sabe o poder que ganhamos com essa ferramenta. Mas nem tudo é perfeito; assim como o PhotoPaint, o Corel Draw roda sobre o emulador Wine, adaptado de forma a melhorar seu desempenho em relação ao software, mas devido a esse fato, já se pode deduzir antes mesmo de falar - há uma pequena perda de desempenho.

Em um teste feito em uma maquina AMD K6 II 400mhz, o programa abriu extremamente rápido. Já em um Pentium II Celeron Mendocino 333mhz, o resultado não foi tão satisfatório. Com 64mb de memória nesse Celeron, os resultados são desapontantes; com movimentação constante do mouse, o consumo de CPU chega facilmente a 100%; faz altíssimas leituras de disco. Sobe uma quantidade muito grande de processos durante a execução.

Os recursos são praticamente os mesmos encontrados na versão feita para outra plataforma, mas existem algumas variantes que devem ser notadas; as linhas guias por exemplo, ao serem "puxadas" a partir das réguas, não fazem sombra, o que dificulta até certo ponto, ao se fazer guias. A solução foi a seguinte: ao se fazer guias a partir das medidas da régua, leve o ponteiro do mouse até a régua e largue a guia no momento em que a ponta do ponteiro estiver sob a medida desejada.

Temos alguns bons programas para ornamentar textos e valorizar gráficos, mas para nenhuma plataforma há um programa tão completo quanto o Corel Draw. Com o Corel também é possível criar documentos PDF. A lista de arquivos compatíveis é bastante significativa: PAT, CDT, CMX, AI, WPG, WMF, EMF, CGM, PCT, DRW, DXF, SWF, FMV, GEM, PF, SCD, CMX e o formato padrão, o CDR. Um detalhe; SWF == Flash !

Agora, os arquivos de exportação: WSD, CAL, XY, WI PNG, TXT, DOC e algumas variantes, RTF, WPD, WP5, BMP, GIF, JPG, TIF, PSD do photoshop, PCX, TGA, SCT, BMP e BMP OS/2, IMG, MAC, CPT, CMX, EPS, AI, WPG, WMF, XPM, EMF, SCD scodi, PF, GEM, FMV, CGM, PCT, DRW, DXF autocad, SWF flash.

E os arquivos de importação:

CDR, CMX, AI, EPS, PS, PRN, EPS, WPG, WMF, XPM, XCF, EMF, CGM, PDF, HTML, PCT, DRW, DSF, DXF, DWG, FMV, GEM, PIC, VSD, MET, NAP, PF, CMX, CPX, CDX, CPT, JPG, BMP, GIF, TIF, PCD, PDS, PCX, TGA, SCT, BMP, ICO, CUR, EXE, IMG, PP4, MAC, CAL, WI, PNG, PP5, RIFF, TXT-ansi, DOC, MCW, RTF, WPD, WP5, WP4,, WPN, WSD, WS, XY, SAM, MIF, WQ, WB, XLS, WK.

É uma relação realmente impressionante !

Os recursos disponíveis são tantos, que pode-se dizer seguramente que são ilimitados e incrivelmente abrangentes.

Vamos experimentar na prática, fazendo um simples gabarito para cartões de visita e um modelo de cartão.

PROCEDIMENTO

Crie um documento novo e, na barra de ferramentas superior, onde estiver a medida do papel em "letter", altere para A4 ( que é o padrão sulfite, 210x297mm).

Deixe meio centímetro (5mm) de cada lado da folha. Para fazer isso de forma precisa, proceda assim:

a- Dê um zoom de 500%, digitando esse valor da caixa de zoom e aperte enter.
b- Role até o início da página e à margem direita.
c- Clique sobre a régua lateral e mantenha o botão do mouse precionado, arrastando-o até a marca de 205mm (20 centímetros e meio) e solte-o na sob a medida.
d- Role agora até a margem esquerda da página e repita o procedimento, levando em conta que agora a régua ficará no quinto milímitro.
e- Agora, você deve zerar a régua no canto da folha. Para isso, clique no pequeno quadrado que fica no ângulo de 90 graus, entre as réguas e arraste até que o ponteiro do mouse fique sobre o canto da folha.
f- Proceda da mesma maneira com a régua, puxando-a agora a partir da horizontal, deixando em média 8mm além da borda do papel.
g- Você deverá agora zerar a régua novamente, mas desta vez sobre o cruzamento das guias.
h- Agora, a cada 5cm, puxe uma linha-guia, da esquerda para a direita.
i- Agora, de cima para baixo, puxe linhas-guia de 9cm em 9cm. A Aparência deverá ser esta:

Agora, para fazer um cartão, crie um quadro de 50mm de altura por 90mm de comprimento. Essa é a medida ideal para que o cliente carregue o cartão na carteira, ao invés de por no bolso da camisa e logo em seguida joga-lo fora. Trabalhe os efeitos e a diagramação a seu gosto dentro deste retângulo e depois, arrastando o mouse sobre toda a area externa do cartão, faça a seleção dos elementos. Clique em "agrupar", que aparecerá no menu de botões, após ter sido feita a seleção. Agora, rotacione este modelo já pronto, digitando o valor "90" (sem aspas) dentro da caixa referente à rotação.

Agora, o mais importante; mantenha a página sem seleção alguma e, perceba que nos botões da barra, deverá aparecer uma linha-guia azul com uma seta ao lado. Refere-se a "alinhar pelas guias". Clique nela, arraste o cartão até o primeiro quadro e ele será alinhado automaticamente. Solte e faça novamente a seleção. Precione Ctrl+D, arraste para o quadro ao lado. Basta precionar Ctrl+D duas vezes mais e os alinhamentos seguintes não necessitarão de ajustes. Preencha o gabarito com o modelo, salve e basta imprimir.

Praticidade já faz parte das artes gráficas em Linux. Agora é só esperar pela próxima !


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.