Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Revistas )

Comparativo das revistas sobre Linux

Augusto C. Campos - brain@matrix.com.br

Uma das provas da evolução da posição do Linux entre os usuários de computadores e profissionais da informática no mundo todo é a existência de um número cada vez maior de publicações, incluindo aí revistas, livros e websites, dedicados a este tema.

Nota: o autor desta comparação é colaborador regular da Revista do Linux, uma das publicações analisadas. Embora a objetividade e a imparcialidade tenham sido objetivo constante, creio que seja meu dever comunicar este fato - e leve isto em conta antes de tirar as suas próprias conclusões!.

Assinar uma revista é uma das maneiras de estar sempre informado e atualizado sobre o que acontece em uma determinada área do conhecimento, mas o valor do investimento pode ser relativamente alto quando comparado a, por exemplo, ler websites gratuitamente ou comprar revistas ocasionalmente, quando ela aborda algum tema mais interessante. Entretanto, para os leitores brasileiros, a assinatura pode ser a única alternativa para ter acesso a algumas das revistas internacionais.

Este artigo visa comparar as principais revistas dedicadas ao Linux disponíveis ao assinante brasileiro. Foram analisadas as edições disponíveis em dezembro/2000, recebidas através de assinatura ou compradas em bancas de jornal. Note que existem outras revistas no mercado nacional que falam ocasionalmente sobre Linux - elas serão eventualmente analisadas no futuro. Algumas revistas internacionais ficam pendentes de análise também, e estas serão feitas assim que possível.

Teremos agora uma breve descrição de cada uma das 5 revistas analisadas, seguida de uma sequência de quadros para facilitar a comparação entre elas. Não vou comparar as revistas diretamente, deixando esta tarefa para você. Note que seus comentários, críticas e sugestões serão muito bem recebidos, e poderão vir a ser incorporados a este trabalho.

Linux Magazine (EUA) - Janeiro de 2001

- Site oficial - edição analisada

A capa exibe um pinguim abrindo a sua "camisa" e exibindo um uniforme à moda do Super Homem, com o emblema 2.4, e o título: "At last, Linux 2.4". Ao que parece, eles resolveram apostar que a versão final do kernel 2.4 sairia antes da publicação da revista, e erraram (por pouco, espero!).

Esta capa tem chamadas grandes para duas outras matérias: um comparativo dos drives de fita, e um tutorial sobre autenticação distribuída. As chamadas pequenas são para um artigo sobre softwares de troca de mensagens e outro sobre a automação de tarefas de administração de sistema usando o Expect.

A edição de janeiro tem 98 páginas, e o preço nos EUA é US$ 4,95. A julgar pela capa e pelo conjunto das matérias, a impressão é de uma revista com foco no público mais experiente, profissional ou com formação técnica, e não nos usuários desktop não-técnicos.

Pelo índice percebe-se a presença de nomes bastante conhecidos, autoridades no assunto. Por exemplo, Aeleen Frisch (autora do Essential System Administration, da O'Reilly) escreve sobre administração de sistemas, e Randal L. Schwartz (autor do Learning Perl, também da O'Reilly) escreve sobre Perl.

Merecem destaque as análises de produtos, todas de uma página só, e com um quadro-resumo padronizado, incluindo uma nota (de 1 a 5 pinguins) e todas as informações necessárias.

Linux Journal (EUA) - Dezembro de 2000

- Site oficial - edição analisada

O Linux Journal acompanha a evolução do Linux desde março de 1994, acumulando assim muitos bons serviços à comunidade, pois a servia desde quando Linux não era moda e nem tinha espaço nos veículos "tradicionais" da imprensa.

Esta revista segue um modelo de edições temáticas, onde cada número tem o foco em um tema específico, mais um conjunto de colunas e matérias que não necessariamente seguem este mesmo foco. O tema da edição analisada é a Administração de Sistemas, e a capa é bastante ilustrativa, mostrando um hacker (no sentido correto e original do termo!) golpeando a cabeça de um usuário com o gabinete de um servidor, acompanhado do título "System Administration" - embora a revista em nenhum outro ponto tente denegrir a figura do usuário ou pregar a superioridade dos administradores de sistemas - mas um pouco de humor não faz mal a ninguém. Outras matérias chamadas a partir da capa são: Debian 2.2, Sistema automático de backup, e PHP & PostgreSQL.

Evidentemente o público alvo é formado por profissionais da informática com conhecimento técnico nas diversas áreas do conhecimento que se relacionam com o Linux.

Linux Format (Inglaterra) - edição de Natal/2000

- Site oficial

A Linux Format é uma revista inglesa, ao contrário das outras importadas que analisamos anteriormente, todas elas norte-americanas. A edição analisada tinha exatas 100 páginas, e é vendida no Reino Unido ao preço de capa de 4.99 libras.

O subtítulo da capa ("Your complete guide for the Linux revolution") já começa a indicar que o público alvo principal não são os revolucionários que acompanham o Linux há tempos, mas sim os novos partidários que ainda estão entendendo como participar desta revolução. Entretanto, isto não significa que os artigos e análises são superficiais - ao contrário, a maior parte deles é bastante profunda e completa. Apenas não espere encontrar muita informação específica para desenvolvedores, administradores de sistemas ou power users (exceto em nível introdutório) - os artigos tendem a focar o usuário "comum".

A capa apresenta a imagem de um foguete em pleno vôo, acompanhada do título "Decole com o Linux", e da chamada para o CD de brinde, que inclui o Mandrake Linux 7.2. Três outras matérias recebem chamada de capa: uma sobre o browser Mozilla, uma sobre o KDE2, e outra sobre a instalação do Linux em hardware antigo.

O CD que acompanha a edição analisada inclui o Mandrake Linux 7.2, e o índice da revista inclui um alerta para que o usuário não tente instalá-lo sem antes ler o guia que consta em duas páginas da própria revista, o que é uma excelente idéia, se o leitor tiver o bom senso de atender à sugestão.

A revista reserva 6 páginas inteiras para as novidades da informática, abordando rapidamente temas tão variados quanto lançamentos de versões do Opera e Netscape, Napster, Playstation e criação de níveis para o Quake III. Outras 4 páginas são reservadas para as opiniões dos leitores em uma seção de cartas, e outras 4 vão para respostas a dúvidas dos leitores (exemplos: "Como desfragmento meu drive no Linux?" e "Como ativo o som no Linux usando a placa XYZ?").

Ao final de todas as edições da revista, é apresentado um grande mapa da Inglaterra incluindo as informações para contato com todos os grupos de usuários cadastrados, o que é uma excelente idéia, digna de aplauso.

Todas as análises de produtos da Linux Format incluem um pequeno quadro-resumo onde são atribuídas notas de 0 a 10 para diversos quesitos, e uma conclusão curta acompanhada de nota geral - direto, objetivo, simples e útil.

Revista do Linux (Brasil) - Dezembro de 2000

- Site oficial - edição analisada (link temporário)

A Revista do Linux é uma publicação pertencente à Conectiva, que também mantém uma distribuição de Linux - mas os dois fatos não devem ser confundidos; a revista tenta não ser específica para a distribuição de sua empresa controladora, inclusive encartando CDs de outras distribuições no CD que a acompanha todos os meses.

A edição analisada inclui um CD com o Helix GNOME em versões prontas para instalar em diversas distribuições. A revista circula ao preço de capa de R$ 9,90.

A capa da edição analisada (que é a de aniversário) apresenta um pinguim com a camisa 12 da Seleção Brasileira, e o título "Seleção Linux do Brasil". Além disso, a capa apresenta chamadas para matérias sobre o Echelon, os monopólios, Gimp, Debian e um curso de C, além da entrevista com o coordenador do LDP internacional.

O expediente da revista expressamente libera a reprodução de qualquer texto da revista, desde que citando o copyright conforme especificado. Atitude exemplar quando se trata de publicações sobre software livre.

A edição analisada apresenta artigos cujo foco é bastante amplo, mas parece se fixar mais no usuário iniciante e doméstico, com temas como o guia de instalação do GNOME, o tutorial do Gimp, e o curso introdutório de C e e nos usuários do mercado corporativo, com matérias como o mapa das empresas que trabalham com Linux no Brasil e outras sobre economia e mercado. Outras classes de usuários também estão representadas, em matérias como a análise do Debian por uma autoridade no assunto, e a introdução ao IPChains usando exemplos do Slackware. Este mix varia entre as edições, entretanto.

PC Master (Brasil) - Dezembro de 2000

- Site oficial - edição analisada (link temporário)

A PC Master é uma revista cujo foco não é o Linux, tendo no passado apresentado grande atenção aos profissionais da informática, incluindo a área de desenvolvimento e a de administração de sistemas. Recentemente ela passou a incluir o Linux cada vez mais em sua pauta, que segunda a sua capa pretende atender a Hackers (embora eles estejam se referindo a crackers), Linux, Windows, Redes, Programação, Internet. A precisão técnica ainda não foi alcançada, e a impressão geral é de que um conjunto de pessoas com formação em outros sistemas operacionais de repente teve que começar a escrever sobre o Linux, sem ainda dominá-lo completamente (com honrosas exceções). Espero que isto seja apenas uma fase passageira, e que a revista possa no futuro aliar o seu interesse no Linux a conteúdo mais correto e preciso.

O simples fato de utilizar a palavra hacker no sentido de cracker já dá uma idéia do tipo de conteúdo que se pode encontrar, mas de fato o conteúdo da edição analisada pode ser útil para quem tem interesse em conhecer melhor as ferramentas mais básicas do cracking, como o Sniffit, o neped (detector de interfaces de rede em modo promíscuo) e o popular John the ripper (descrito na capa como "o mais cobiçado software para quebrar senhas no Linux", embora possa ser encontrado com facilidade em sites de softwares em geral). É interessante perceber que apesar do ritmo acelerado das versões dos softwares livres, as matérias não informam o site para download de versões mais recentes dos programas analisados - você mesmo terá que procurar em sites de busca, ou ficar restrito à versão gravada no CD.

Mas se você não é um script kiddie nem uma pessoa com interesses legítimos nas ferramentas mais básicas do cracking, ainda assim você pode achar a revista interessante. A edição analisada inclui no CD o Slackware 7.1 (a capa qualifica-o como "O Linux mais estável da atualidade, considerado o favorito dos melhores profissionais e usuários avançados". Não tenho nada contra o Slackware, mas gostaria de ver evidência destes dois fatos... Há 6 páginas de instruções de instalação, desde o particionamento até a configuração do X - a matéria informa que o Slackware não oferece nenhum programa para reproduzir áudio, apesar de o próprio CD da revista incluir aplicativos como o sox e o mpg123, além de um kernel com suporte a som - esteja preparado para complementá-la com informação mais confiável.

Os usuários desktop recebem atenção em matérias como "Windows no Linux", onde o autor ensina a instalar o Wine a partir dos fontes e informa que não conseguiu "rodar muitos softwares além do bloco de notas e da calculadora do Windows" - algum leitor talvez se habilite a ensiná-lo? Outra matéria neste estilo apresenta o KDE2 e o KOffice.

Outra matéria útil para os usuários iniciantes do Linux diz respeito ao uso da shell - a capa informa: "Linux em modo texto: aprenda os principais comandos para se dar bem no Linux". É interessante notar que a introdução da matéria utiliza comparações com o MS-DOS para explicar o assunto, e o quadro técnico da matéria informa que o conhecimento de DOS é pré-requisito para compreender o tema... Mas o restante da matéria é realmente útil, com explicações básicas de comandos tão diversos quanto o ls, uname, du e reboot

Como último ponto, é interessante notar que matérias como a "Capture senhas com o Sniffit" não incluem nenhum tipo de consideração sobre os aspectos éticos de utilizar esta classe de ferramentas. Embora a revista não possa ser responsabilizada pelo mau uso das ferramentas incluídas em seu conteúdo, seria interessante ver alguma preocupação com o assunto, ainda que este tipo de advertência nem sempre seja eficaz.

Análise Quantitativa

Muitas métricas podem ser adotadas para analisar o conteúdo de uma revista técnica. Como leitor, algumas me interessam particularmente, como o preço de capa, o preço da assinatura anual, o número de páginas, e a quantidade de anúncios de cada edição.

Os anúncios, particularmente, merecem atenção extra, já que a existência deles pode permitir que o preço de capa da revista diminua, uma vez que parte de seus custos serão absorvidos pela receita de publicidade - e alguns anúncios de revistas técnicas chegam a ser bastante interessantes e úteis. De qualquer forma, calculei uma métrica que chamei de "Percentual de Texto" indicando que parcela da revista é ocupada por conteúdo não publicitário. Uma revista sem nenhum anúncio teria o Percentual de Texto equivalente a 100%, portanto. No caso da revista PC Master, o cálculo exclui, além dos anúncios, as páginas dedicadas inteiramente a outros sistemas operacionais, como por exemplo os cursos de Visual Basic. Anúncios de meia página e de 1/3 de página foram computados.

Comparação numérica

RevistaPaísEdição
analisada
PreçoAssinatura
de 1 ano
PáginasPercentual
de texto
Conteúdo
do índice
Revista Do LinuxBR12/2000R$ 9,90R$ 95,008477.58%2 pág. - título, descrição e página
Linux MagazineUS01/2001US$ 4,95US$ 49,959861.37%2 pág. - título, descrição, autor e página
Linux JournalUS12/2000US$ 5,00US$ 62,0020252.16%2 pág. - título, descrição, autor e página
Linux FormatUK12/20004.99 libras86,53 libras10086%2 pág. - título, descrição e página
PC MasterBR12/2000R$ 11,90R$ 127,806857%1 fragmento de página - título e página

A interpretação dos dados fica a seu critério, mas lembre-se de aplicar a cotação do dia aos valores em reais, libras e dólares americanos. Para efeito de comparação, você pode usar as cotações da data de fechamento desta matéria: US$ 1,00 = R$ 1,95 e £ 1,00 = R$ 2,93.

Cuidado ao interpretar o baixíssimo percentual de texto da americana Linux Journal: note que o seu número de páginas total é mais do que o dobro da segunda maior revista; assim, se aplicarmos o índice ao número de páginas, podemos notar que o seu número de páginas "líquidas" (105) é maior do que o número de páginas "brutas" de qualquer concorrente.

Análise qualitativa

Aqui corremos um risco mais sério da ocorrência de viés, já que a interpretação de cada um dos quesitos é subjetiva e sujeita a variações. De qualquer forma, tentei expor de maneira clara minhas opiniões sobre cada um dos critérios, para que você possa tirar suas próprias conclusões.

Pesquisei algumas informações bastante interessantes no momento de avaliar uma revista técnica. A primeira delas é a forma de licença adotada: estamos falando de um software de licença aberta, de livre distribuição - mas nossas revistas adotam a mesma filosofia que pregam? Algumas sim, outras declaradamente não, e outras ignoram a questão (e neste caso valem os princípios gerais de copyright). Exemplares neste aspecto são a brasileira Revista do Linux e a norte-americana Linux Magazine. O Linux Journal ao menos publica algumas matérias livremente na web, e colaborou bastante com a Linux Gazette (uma publicação 100% livre) ao longo de sua história.

Quanto ao público-alvo aparente, note que esta é uma observação de caráter altamente subjetivo, e pode até mesmo variar entre edições da mesma revista. O público-alvo citado é o que pude perceber ao analisar a edição citada na própria tabela, mas fica o alerta: se em um mês uma revista foca os profissionais e administradores de rede, no mês seguinte ela pode estar focando os script kiddies, os gamers ou os desenvolvedores de software.

Dados obtidos

RevistaEdiçãoLicençaPúblico alvo aparenteMatérias na internet
Revista do Linux12/2000Cópia livre mencionando a fonteênfase no iniciante e corporativoSite contém a íntegra dos artigos das edições anteriores, liberados
Linux Magazine01/2001N/D, mas artigos com mais de 2 meses estão disponíveis no siteprofissional, usuário avançadoartigos de até 3 meses atrás estão disponíveis no site
Linux Journal12/2000N/Dprofissional, desenvolvedor, administrador de sistemasArtigos disponíveis para assinantes, mediante senha. Alguns artigos estão disponíveis para o público em geral.
Linux Format12/2000Reprodução só com prévia autorização escritainiciante, usuário finalArtigos não estão disponíveis no site
PC Master12/2000N/Diniciante, doméstico, aspirante a cracker e curiosos sobre segurança - 20 páginas totalmente dedicadas ao mundo do MS WindowsArtigos não disponíveis no site

A partir daqui é com você - tire suas conclusões, e decida qual a sua preferida. Se puder, assine, ou convença a biblioteca de sua empresa ou escola a assinar - o investimento em educação e conhecimento sempre acaba dando retorno!

Linux Magazines

Augusto C. Campos - brain@matrix.com.br

Introduction

The number of Linux magazines, books and websites is a definitive evidence of the fact that the Linux movement is now mainstream - and we all know that. But if you live outside the gravity center of the movement, some of these publications may be harder to get - where I live, there's no such thing as a newsstand carrying Linux Journal, Linux Magazine and Linux Format. Even local technical magazines are sometimes hard to find.

There's an alternative - the subscription. But subscriptions not always are affordable, and it's hard to choose between many magazines when you can't even find one edition of them to evaluate. And no magazine website will ever let you know some things like the number of pages occupied by advertisements, for example.

That's why I decided to publish some data collected on a sample of all Linux magazines I could find as of December/2000, so every Linux user could decide which one better fulfills his or her needs. My focus group is the Portuguese speaking Linux community, but I figured that some of this can be helpful to people on other countries too, so I translated parts of it. The individual reviews of the five magazines are available only in Portuguese, and you can use your favourite translation engine (like babelfish.altavista.com) to translate them if you wish. I am not a native English speaker, so forgive my eventual errors (or point them out to me, if you are in the mood).

I won't conclude anything for you - my job is to collect and display the data. Use it wisely, and please report me anything you feel as incorrect or needing some repair or better explanation.

The numbers

Many different metrics can be used to evaluate technical magazines. As a reader, I care about some specific ones: the price, the subscription price, the number of pages, and the article/advertisement ratio.

The text/ads ratio deserve some extra explanation: ads can be useful, and they surely help to lower the magazine prices. But some magazines have just too much ads, and you should find that out before you commit yourself to an one-year subscription, shouldn't you?

MagazineCountryEditionPrice1 Year SignaturePagesText RatioSummary contents
Revista Do LinuxBR12/2000R$ 9,90R$ 95.008477.58%2 pages - title, description, page number
Linux MagazineUS01/2001US$ 4,95US$ 49.959861.37%2 pages - title, description, author and page number
Linux JournalUS12/2000US$ 5,00US$ 62.0020252.16%2 pages - title, description, author and page number
Linux FormatUK12/20004.99 pounds86.53 pounds10086%2 pages - title, description, page number
PC MasterBR12/2000R$ 11,90R$ 127.806857%0.25 page - just title and page number

You have to figure out your own interpretation for these numbers, but remember to apply the currency exchange values. If you just want to compare the magazines, you can try the taxes I used today: US$ 1.00 = R$ 1,95 and £ 1.00 = R$ 2.93.

And take care: the text/ad ratio of Linux Journal is quite low, but this magazine has twice the number of pages as any other magazine compared - so the number of text pages still exceeds the total number of pages of any competitor.

Other data

This is the sensitive stuff - remember, it's my own view of what I found on the magazines. Write me if you disagree, I do not own the truth, and and I am not the judge here.

The most interesting thing here is the license. Some magazines adopt an open content license - you can use and republish the articles with little restrictions. Others just ignore the matter (and standard copyright procedures apply), and one of them says very clearly: you can't copy the contents of the magazine, unless you first get a written permit. So much for an open source magazine, eh?

And the target? Well, that's what I understood would be the public best matched by the editions analysed, judging by the cover, the summary, and the complexity of the articles. Please notice that these could change between two editions of the same magazine - "this month we'll address the system administrators, next month is script kiddies' time", got the picture?

MagazineEditionLicensePresumed targetArticles on the website
Revista do Linux12/2000free to use, as long as the original copyright is mentionedhome user and corporate userthe website contains all previous articles for free
Linux Magazine01/2001N/A, but previous articles are available on the websiteprofessional, power userwebsite contains previous articles
Linux Journal12/2000N/Aprofessional, developer, system administratorAll previous articles are available only to subscribers. Few articles are available to everybody.
Linux Format12/2000Reproduction expressly denied, except with previous written authorizationbegginer, end userNo articles available on the site
PC Master12/2000N/Aend user, home user, cracker wannabe - 20 pages fully devoted to the MS Windows worldNo articles available at the site

That's what I had for you. Find out your way through the data, check your impressions with other subscribers through your favourite foruns and discussion lists, and may the best win ;-) And don't forget to try some translation engine on the rest of this article!


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.