Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Rotas e DNS )

Usuários que se conectam apenas por ppp via modem dificilmente vão precisar se preocupar com rotas. Entretanto, usuários conectados em redes locais segmentadas (com roteadores, bridges, etc.) precisarão con figurar as rotas de sua máquina. Este documento não pretende ensinar técnicas de roteamento, mas abordarei um caso simples, a título de exemplo. Caso você precise de informação adicional, leia o net-3-howto.

A minha máquina pessoal opera em uma rede local segmentada, e tem acesso à internet através de um modem de linha discada (ppp). A arquitetura desta rede é como segue: qualquer endereço IP que comece com 10.9 deve ser tratad o como local. Endereços IP que comecem com 10, mas cujo segundo token não seja 9, devem ser tratados pelo roteador interno, cujo IP é 10.9.1.20. Qualquer outro endereço é considerado como externo, e portanto deve ser enviado pelo modem. Por questões de se gurança e de otimização, os protocolos de roteamento (routed, gated...) estão desativados, e a máquina opera com rotas estáticas. Na inicialização eu ativo as duas rotas locais e a rota remota, com comandos semelhantes aos seguintes, incluidos no /etc/rc. d/rc.local:

route del default                    
route add -net 10.9.0.0 eth0         
route add -net 10.0.0.0 gw 10.9.1.20 
route add default ppp0               

Nota: se sua máquina Linux for atuar como roteador, outras preocupações de segurança e configuração devem ser lavadas em conta. Consulte a documentação adicional.

Resolução de nomes (DNS)

Toda máquina conectada à Internet costuma usar algum mecanismo que permita converter os nomes de hosts em em endereços IP. Este serviço é provido por um servidor de nomes (name server, domain name server, DNS server). Seu p rovedor internet deve fornecer a você o endereço de um ou mais servidores DNS. Inclua-os com o comando nameserver no arquivo /etc/resolv.conf - por exemplo, no provedor Matrix eu utilizo os servidores de nomes 200.202.17.1 e 200.202.7.1 - as entradas corr espondentes no arquivo são:

nameserver 200.202.17.1
nameserver 200.202.7.1

Você pode incluir até 4 servidores neste arquivo, e eles são consultados na ordem em que aparecem.

Após configurar a resolução de nomes, se o seu link ppp estiver ativo, experimente dar um ping em um nome de host do seu provedor. Por exemplo:

ping -c 4 www.matrix.com.br

Se o comando for bem-sucedido, sua configuração DNS está ok. Se algo der errado, verifique sua conexão PPP e também o resolv.conf.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.