Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Palm Pilot + Linux )

Palm e Linux: união de novas tecnologias

O final dos anos 90 está trazendo uma série de novos horizontes no que diz respeito à tecnologia da informação. Um dos expoentes dentre elas é o sistema operacional Linux, que trouxe consigo toda uma série de novos conceitos à microinformática em geral. Mas outra tecnologia que tende a estar cada vez mais presente no dia-a-dia são os PDAs, organizadores pessoais portáteis mas com poder de processamento e armazenamento muito superior ao das agendas eletrônicas.

O organizador Palm V da 3Com

Os Palm Pilots da 3Com são definitivamente a plataforma de maior sucesso entre os PDAs existentes, tanto por sua superior funcionalidade quanto pela quantidade de softwares de aplicação disponíveis para eles. Sua entrada de dados baseada em uma caneta ("stylus") que escreve diretamente na tela, e o tamanho semelhante ao de uma calculadora científica, permitem que o Palm seja transportado e utilizado em virtualmente qualquer lugar. E o seu sistema operacional (Palm OS), capacidade de armazenamento e processamento permitem que aplicações diversas sejam utilizadas - você pode até mesmo desenvolver seus próprios softwares, utilizando as ferramentas de desenvolvimento disponíveis.

Uma decorrência direta do sucesso desta plataforma é o número de aplicativos disponível. Segundo a 3Com, existem mais de 2000 aplicacoes para Palm (muitas delas, disponiveis via Internet, no site www.palm.com). Existem tembém cerca de 50 desenvolvedores de soluções sobre a plataforma Palm OS, somente no Brasil. No site da 3Com do Brasil (www.3com.com.br) você pode encontrar o link para o grupo de usuários de Palm brasileiros, além de indicações de softwares.

Palms não são notebooks

Uma das características que diferenciam os PDAs dos subnotebooks e notebooks é que os primeiros não tentam fazer tudo que um microcomputador faz. Contando com uma quantidade razoável (mas limitada) de memória, os Palms são apropriados para transportar pequenos volumes de dados (tais como textos, documentos, agendas de endereços usados frequentemente), e são construídos tendo em mente a integração com um computador de mesa, que armazena os dados em caráter permanente, e periodicamente sincroniza com o PDA.

Um Palm Pilot acoplado a um teclado Happy Hacking

A documentação que acompanha os Palms informa que o único sistema operacional suportado diretamente para sincronização é o Windows, mas que você pode opcionalmente adquirir o kit de integração ao Macintosh. Usuários de Linux e de outros sistemas Unix são ignorados na documentação impressa, mas a ausência de suporte oficial raramente deteve a comunidade Unix. E no caso específico dos Palm Pilots, há mais boas do que más notícias: existem muitos softwares capazes de gerenciar e sincronizar o Palm Pilot com o Linux, e a própria 3Com do Brasil reconhece em seu site esta realidade, conforme demonstra a seguinte citação direta (um tanto quanto confusa) do site da empresa:

" 11 - Quais são os programas suportados pelo Palm?

Macintosh, OS/2 Warp (WIN-OS/2), Unix/Linux, Windows (3.1, 95/98, for Workgroups e NT). Não são suportados os programas Windows CE, porque tanto os sistemas operacionais como o processador são incompatíveis. " (http://www.3com.com.br/produtos/palms/faq.htm em 11/12/1999)

Suporte ao Linux

Embora o site brasileiro da 3Com mencione a possibilidade de usar os Palms em conjunto com o Linux, a documentação é bem clara: suporte oficial será dado apenas ao Windows - ou ao Macintosh, com pagamento de um pequeno adicional. Mesmo assim, resolvi verificar como é o suporte ao Linux pelo braço brasileiro da 3Com, e tive uma agradável surpresa.

O primeiro leitor a enviar um testemunho foi o Alexandre Campos (campos@ct.ufsm.br). Ele não usa o Palm com o Linux (ainda - espero que ao ler este artigo ele mude esta situação), mas é todo elogios ao se referir ao suporte da 3Com:


From: Alexandre Campos (campos@ct.ufsm.br)
To: Augusto Campos (brain@matrix.com.br)
Subject: Re: Palm Pilot e Linux

Tchê Augusto

Eu tenho um PALM III e tenho usado muito, mas com hotsinc para windows. Eu ainda não tentei com o Linux. A grande diferença parece ser no número de aplicativos que permitem hotsinc com o PALM.

É interessante mencionar em seu artigo o serviço de suporte da 3COM no BR. eu tive problemas com meu PALM, telefonei para eles, e eles enviaram um pessoal da importadora oficial deles para trocar o PALM, mesmo depois do prazo de garantia. O serviço é excelente. nunca tinha visto uma empresa fazer isso, no BR.

Naturalmente esta primeira mensagem criou uma expectativa favorável, e entrei em contato com a 3Com através do seu site, pedindo algumas informações. Após um certo tempo, recebi uma mensagem do próprio responsável pela plataforma Palm no Brasil, Gianfranco Coppola, demonstrando interesse pelo assunto: "Este seu e-mail chegou em minhas mãos e como sendo o responsável pela Plataforma Palm no Brasil gostaria de poder ajudá-lo. Infelizmente não possuimos nenhum material sobre a integração do Palm com Linux. Temos um serviço de suporte pós venda (5643.2700) que talvez possa saber de algo a respeito (...)"

Ao que parece, os questionamentos deram resultado, pois logo em seguida recebi outra mensagem muito mais animadora: "Estamos escalonando esta questão para a divisão Palm para que possamos ter mais informações a respeito. Tão logo recebamos mais informações e instruções de nossa divisão, passaremos a suportar esta integração também."

A 3Com brasileira realmente demonstrou uma preocupação ainda rara com os usuários de Linux, prontificando-se a buscar material em sua matriz e comprometendo-se a dar suporte à integração com o Linux assim que reunir informação suficiente para o assunto. Além disso, forneceu um Palm IIIe para que fossem realizados os testes de integração com o Linux que veremos em seguida.

Tendo acompanhado o desenvolvimento do Linux já há alguns anos, devo dizer que é raro encontrar este tipo de postura por parte das empresas fornecedoras de software e hardware. A 3Com está de parabéns e merece o aplauso da comunidade Linux brasileira.

Como funciona

O processo de sincronismo tem 3 objetivos principais:

  • Garantir que os dados armazenados no PC e no Palm estejam consistentes (sincronizados) entre si.
  • Instalar novos programas ou dados no Palm
  • fazer backup dos dados armazenados na memória do Palm

    O sincronismo (ou sync) entre o Palm e o computador de mesa é uma comunicação via porta serial, obedecendo a um protocolo de alto nível próprio mas que atende às especificações do padrão RS-232C, suportado por praticamente qualquer computador de mesa produzido nos últimos 10 anos. Se você tem uma porta serial em condições de operação, não terá grandes problemas em conectar seu Pilot utilizando os programas indicados a seguir.

    A documentação que acompanha o Palm é explícita: o sistema não suporta IRQs compartilhadas, ou outras formas menos usuais de utilizar as portas seriais do PC. Portanto, para configurações comuns, você dificilmente poderá utilizar um modem interno, mouse serial e Palm Pilot simultaneamente, a não ser que tenha alguma habilidade em configurar hardware. Mas esta é uma questão avançada, melhor abordada no Serial-HOWTO oficial.

    O Palm III vem acompanhado de um CD-ROM com utilitários para realizar o sincronismo em ambiente Windows. Como não disponho de uma cópia do Windows para fazer testes, devo assumir que o software fornecido seja de boa qualidade - e o CD será um belo enfeite na árvore de Natal. Mas felizmente o Linux conta com uma série de programas de sincronismo para toda a linha Palm, desenvolvidos independentemente e distribuídos como free software - e é justamente estes programas que iremos testar em seguida.

    A configuração de teste utilizada foi: microcomputador Pentium 200 com o SuSE Linux 6.2 instalado, ambiente gráfico WindowMaker, mouse tipo PS/2, sem modem. Porta serial padrão RS-232C (comum) de 9 pinos. Organizador Palm IIIe fornecido pela 3Com para o teste.

    O pacote KPilot

    O KPilot é um software para sincronia baseado no ambiente gráfico KDE (embora você possa executá-lo em outros ambientes gráficos, desde que tenha as bibliotecas básicas do KDE corretamente instaladas). O KPilot busca substituir completamente o software para Windows fornecido pela 3Com, oferecendo ferramentas para transferência e visualização dos dados, além de fornecer uma API para que outras pessoas possam desenvolver aplicativos capazes de trocar dados com os Palms.

    Como está incorporado à distribuição do KDE, o KPilot é distribuído com praticamente qualquer versão corrente de Linux. Mas você pode querer verificar se há alguma versão mais recente disponível no site oficial - é software livre, portanto sujeito a lançamento de novas versões sem prévio aviso.

    No caso de nossa máquina de testes, o pacote não tinha sido instalado automaticamente, mas bastou acessar o CD-ROM da distribuição, localizar o arquivo kpilot.rpm e instalá-lo normalmente. Caso as bibliotecas básicas do KDE e o pacote pilot-link não tivessem sido previamente instalados, o sistema se encarregaria de notar este fato e informar a necessidade de instalação de pacotes adicionais - não foi o caso, mas os pacotes adicionais também estariam disponíveis no mesmo CD.

    Após a instalação, executei imediatamente o programa e tive acesso à sua tela de configurações, onde basicamente informei a porta serial onde o Palm estava conectado, e a velocidade para conexão:

    Em seguida pressionei o botão de HotSync na base do Palm Pilot, e aconteceu exatamente o esperado: o Palm rapidamente transferiu suas informações para o micro, fazendo um backup local de todos os seus dados - sem necessidade de configurações adicionais, sem erros, sem problemas.

    Lendo os memos do Palm através do KPilot

    O KPilot conta ainda com utilitários para editar memos armazenados no seu micro para posterior transferêcia para a memória do Palm, edição de entradas da agenda de telefones, instalação de programas no Palm, transferência de e-mails e diversas outras. Infelizmente várias delas dependem em demasia do KDE, e se você estiver executando outro ambiente gráfico, pode ter problemas.

    Preparando para enviar um programa para o Palm

    De modo geral, entretanto, o KPilot pode ser utilizado facilmente e tem funcionalidade suficiente para integrar o Linux ao Palm Pilot sem precisar recorrer a nenhum tipo de software comercial. Sua interface fácil e direta faz dele uma ferramenta ideal para ser utilizada pelo usuário final, independentemente de conhecimentos específicos de Linux.

    O pacote pilot-link

    É frequente a ocorrência de usuários que não se importam com a facilidade de uso: tudo o que eles querem é funcionalidade, se possível acompanhada de boa dose de flexibilidade. Para esta classe de usuários existe o pilot-link.

    O pilot-link é um pacote de utilitários relacionados ao Palm Pilot para uso na linha de comando (shell) ou através de scripts, sendo portanto adequado a usuários mais avançados. Entre os utilitários incluídos, destacamos:

    addresses: mostra o conteúdo da lista de endereços do Palm

    getrom: faz uma cópia local da ROM do Palm, útil para usuários de emuladores

    install-memo: adiciona memos na memória do Palm a partir de arquivos texto comuns

    install-datebook: adiciona compromissos na memória do Palm a partir de arquivos

    install-todo: adiciona agendamentos na memória do Palm a partir de arquivos texto comuns

    memos: recupera os memos do Palm e grava em formato de uma mailbox

    pi-nredir: agente de redirecionamento de conexões IP para o Palm

    pilot-mail: recebe mail via POP3 e envia através de SMTP, para uso com o mail do Palm

    O pilot-link não tem ambiente gráfico - toda a interação é feita através de comandos de texto, bem ao gosto de usuários de Unix "tradicionais", e de programadores em geral. Seu uso é bastante simples: você seleciona o comando apropriado, executa-o passando os parâmetros corretos, e quando aparecer na tela a requisição, pressiona o botão de hot sync na base do Palm.

    Acompanhe o seguinte exemplo prático que demonstra a instalação de um software essencial no Palm utilizando o pilot-xfer, utilitário integrante do pilot-link:

    brain [~/linux/palm] $ pilot-xfer -i paciencia.prc
    Waiting for connection on /dev/ttyS1
    (press the HotSync button now)...
    Connected
    Installing paciencia.prc... OK
    Install done
    

    O pilot-link também é incluído com as distribuições correntes de Linux. Certifique-se de ler atentamente a documentação, já que este é um pacote com muitas opções, e exigirá portanto algum esforço para poder ser dominado.

    p'mail - seu e-mail local lido no Palm

  • site oficial

    O p'mail é uma ferramenta genuinamente brasileira, escrita em Python (com o toolkit Pyrite), capaz de sincronizar suas mailboxes locais (formato padrão do Unix) com o aplicativo de mail padrão do Palm. É a solução ideal para ler seus e-mails na sala de espera do dentista!

    O autor do p`mail, Lalo Martins, é administrador, consultor e professor em sistemas GNU/Linux, e membro do projeto Debian. Consultado por Linux in Brazil, ele expôs sua opinião sobre a relação entre Linux e Palm:

    Eu comprei meu Palm porque passava muito tempo em trânsito, e esperava usar um pouco desse tempo para fazer alguma coisa útil, como escrever uma apostila na qual estava trabalhando. Eu realmente escrevi uma grande parte da apostila no Palm, mas hoje em dia ele é usado mais pela agenda e o campo minado mesmo ;-) Um dos motivos que me levou a essa compra foi justamente saber que existia uma ampla seleção de ferramentas em Gnu/Linux para a comunicação com a linha Palm.

    Eu listaria como principal ponto positivo da combinação Palm+Gnu/Linux a flexibilidade. Existem utilitários para Gnome, KDE e linha de comando; eu, particularmente, sou um viciado na linha de comando e não conseguiria me adaptar ao conceito de sincronização do Palm Desktop. Hoje em dia minha ``interface com o Palm'' consiste basicamente em pilot-xfer, dtk e p'mail.

    O principal ponto negativo seria o software na ponta Palm. As ferramentas são escassas e inadequadas (em qualquer site você acha centenas de aplicações, mas nenhuma que faça _exatamente_ o que você quer), e geralmente shareware. Como adepto do Free Software, não acredito eticamente em ``comprar'' software; mas mesmo fazendo concessões, não vejo muito motivo para pagar por um programa que não faz o que eu preciso. Eu acreditava que acharia mais programas Free para o PalmOS; achei um campo minado (de longe o programa mais usado do meu Palm) e um editor de texto que não funciona direito.

    Quanto ao p'mail... bem, depois de um tempo comecei a sentir a necessidade de ler mensagens (geralmente longas) em trânsito. Descobri decepcionado que os conduítes de mail só eram capazes de ler mensagens de caixas POP. Mas como conhecia (de trocar mail) o desenvolvedor do kit Pyrite (biblioteca Python para escrever conduítes e sincronizadores), arrisquei escrever meu próprio sincronizador... e foi mais fácil do que eu pensava. Dentro do espírito GNU, eu deixaria essa mensagem a todos os usuários: Não achou o que você queria? Escreva. Só assim podemos superar a escassez de programas.

    O emulador xcopilot

  • site oficial

    O xcopilot é um incrível emulador de Palm III disponível para Linux. Com ele você pode rodar uma espécie de Palm Pilot virtual na tela do seu micro, e realizar todos os testes que desejar - é excelente principalmente para quem está desenvolvendo softwares para o Palm, já que é muito mais rápido transferir seus arquivos para o Palm emulado do que realizar o sync via porta serial com um Palm real.

    Se você não é um desenvolvedor, também pode utilizar o xcopilot como um Palm virtual, sincronizando-o periodicamente com os dados do seu Palm real e utilizando-o enquanto seu Palm real estiver indisponível.

    O conversor gPalmDoc

  • site oficial

    O gPalmDoc é um utilitário capaz de obter uma página na web e convertê-la para o formato do AportisDoc ou TealDoc, permitindo assim a sua posterior visualização no Palm. Assim você terá como ler as notícias do seu site favorito enquanto aguarda na fila do banco...

    O Doc Toolkit

  • site oficial

    O Doc Toolkit é um conjunto de utilitários especializado na tarefa de converter documentos de texto (TXT ou HTML) para o formato DOC que é o padrão de mercado no Palm Pilot.

    O conversor respeita características como alinhamento, títulos, links internos ("bookmarks"), listas com marcadores e caracteres acentuados.

    O formatador SiteScooper

  • site oficial

    O Scooper é uma sensacional ferramenta que acessa os seus sites de notícias tecnológicas favoritos, encontra as novidades e as converte para o formato DOC padrão do Palm (para leitura através do AportisDOC ou Teal), para o formato do iSilo ou até mesmo para texto puro.

    O pacote padrão inclui definição de formatos para os seguintes sites: Slashdot, NTKnow, BluesNews, Linux Weekly News, Wired News BBC News, TBTF, Hacker News Network, Robot Wisdom weblog, Memepool, Jakob Neilsen's Alertbox, Ars Technica, I, Cringely, Kernel Traffic, Linux Today e comp.risks. É leitura mais do que suficiente para encarar qualquer fila de banco!

    p'mail - seu e-mail local lido no Palm

  • site oficial

    O p'mail é uma ferramenta genuinamente brasileira, escrita em Python (com o toolkit Pyrite), capaz de sincronizar suas mailboxes locais (formato padrão do Unix) com o aplicativo de mail padrão do Palm. É a solução ideal para ler seus e-mails na sala de espera do dentista!

    Pilot Newspaper

  • site oficial

    O Pilot Newspaper é um formatador de notícias para leitura no Palm Pilot que funciona online.Você seleciona as notícias que quer receber, e o site gera para você os arquivos em formato DOC para leitura no AportisDoc ou Teal. As notícias disponíveis são de cunho geral (política, economia, internacional, etc.) e em inglês. Também é possível fazer uma "assinatura" e receber diariamente os arquivos via e-mail.

    O formatador NewsPilot

  • Site oficial

    O NewsPilot é uma ferramenta especializada em obter o conteúdo de sites de notícias tecnológicas da Internet e formatá-los para posterior leitura offline através do Palm Pilot rodando o visualizador iSilo (www.iSilo.com). Um simples script Perl obtém os dados e formata, e depois você precisa apenas transferir para o Palm. A versão avaliada era capaz de obter os dados dos seguintes sites internacionais: Debian Weekly News, Freshmeat, Kernel Traffic, Linux Today, Palmcentral e Slashdot.

    O kit Pyrite

  • Site oficial

    Se você está interessado em desenvolver aplicativos para Linux com interface para o Palm, pode considerar o uso do Pyrite, que é uma extensão da linguagem Python para permitir a sincronização com a plataforma Palm.

    Quem é viciado em informações muitas vezes sente-se angustiado quando percebe que está na fila do banco ou na sala de espera do dentista sem nenhuma leitura interessante; o Palm é a solução ideal para este problema, já que ele permite que você leve literalmente no bolso o conteúdo dos seus sites prediletos.

    Há uma série de softwares prontos capazes de obter o conteúdo de um site na Internet e convertê-lo para leitura no AportisDoc, TealDoc ou iSilo, e eles já foram citados na seção anterior. Mas se você é não-conformista, ou se simplesmente gosta de fazer as coisas a seu modo, talvez goste de analisar o script abaixo.

    Este script acessa a página com as últimas notícias da Agência Estado, e em seguida entra em cada um dos links coletando a íntegra de cada uma delas. Ao final, a informação é consolidada e gravada em um arquivo único, pronto para ser transferido para o Palm e ser lido com o iSilo.

    O script é em bash, e depende dos utilitários wget, lynx e awk (incluídos em qualquer distribuição de Linux) e o iSilo386, que você encontra para download gratuito no site oficial.

    Note que este script está aqui apenas com propósito didático, e que você deve verificar se não está infringindo nenhum direito autoral antes de utilizá-lo. Embora todos os esforços tenham sido tomados para garantir o funcionamento correto do script, não há garantias, e nem suporte. Em caso de dúvidas consulte a documentação do seu Linux.

    Loja virtual da 3Com no Brasil

    Na loja virtual brasileira da 3Com você encontra os modelos Palm III, Palm IIIx, Palm IIIe e Palm V para compra online. O endereço é www.futurestore.com.br.

    Outros links

  • Pilot e Linux
  • Dicas do pilot-link - em português
  • gnome-pilot, em desenvolvimento
  • Links diversos sobre Palm e Linux
  • Coleção de HOWTOs em formato para leitura no Palm Pilot
  • Desenvolvimento de software para o Palm
  • Ferramenta de sincronismo desenvolvida em Portugal
  • Conversor de TXT e HTML para o formato DOC do Palm
  • Perguntas e respostas sobre programação do Pilot
  • AportisDoc Reader
  • Awk FAQ
  • UNIX FAQ
  • PDA Central
  • Palm Pilot Web Ring

  • Site oficial da linha Palm no Brasil

  • Modelos - lista dos modelos disponíveis no Brasil
  • FAQ - Perguntas frequentes
  • Assistência Técnica - Como entrar em contato
  • Onde comprar - lista de revendedores autorizados

    Agradecimentos