Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Mitos sobre o Linux )

20 mitos sobre aplicações no Linux

Existem muitos mitos sobre o Linux, e a maior parte deles já foi verdade no passado. Com a popularização da plataforma, o desenvolvimento se acelerou e muitos recursos novos surgiram, mas os mitos permanecem! Se você ouviu algum destes boatos, não perca a oportunidade de conhecer o outro lado da história... E se você conhece mais algum mito, compartilhe conosco!

As respostas aos mitos são curtas e claras, exatamente como devem ser.

Este artigo é uma adaptação livre do Top Ten Myths About Linux. Muita coisa foi alterada e atualizada, e recomendamos que você dê uma olhada no original para ver mais alguns mitos e lendas...

O Linux não tem Napster

Negativo, não vai ser por falta de um cliente que você vai ficar sem trocar suas MP3 com outros usuários do mundo todo...

[Downloads]

O Linux não tem bons emuladores de games

Alguém precisa avisá-lo, já ele insiste em permitir que os usuários se divirtam com seus jogos favoritos de Master System, Nintendo, Super Nintendo, GameBoy, Arcade e muitos outros.

[Downloads]

Não existem revistas sobre Linux

Os autores do tradicional Linux Journal e da brasileiríssima Revista do Linux são os primeiros a discordar!

O Linux não tem software para visualização de thumbnails

Eu poderia apelar e citar o mais do que tradicional XV, ou o multitarefa Gimp com seu plugin Guash, mas vou ficar com o CompuPic, bastante semelhante ao ACDSee do mundo Windows - mas sem as telas azuis causadas por problemas no sistema operacional ;-)

[Downloads]

O ambiente de trabalho do Linux é feio

Você já ouviu falar no KDE? E no Gnome? Talvez no WindowMaker...? Não?

Talvez você goste de algum dos desktops abaixo, então...

[Downloads]

O Linux não tem gerenciadores de download nativos

Tem! E o que é melhor, você não tem uma camada intermediária (como a Winsock) atrasando o seu processamento durante a transmissão.

[Downloads]

O Linux não tem ICQ

Quem disse?

[Downloads]

O Linux não é capaz de fazer modelagem 3D

Então tente explicar a imagem abaixo. E aproveite para me indicar algum outro programa com menos de 1 MB capaz de fazer o mesmo...

Imagem do Blender - Clique para ampliar.

[Downloads]

O Linux não tem ambiente de desenvolvimento visual

Não só tem, como é gratuito! Além do KDevelop mostrado abaixo, a Borland está portando o Delphi, e há vários outros ambientes integrados, para C, Java e até Oracle (como o WebDB)

[Downloads]

O Linux não tem bons pacotes de Office

Tem várias opções! As imagens abaixo são de um documento (no popular formato DOC do Word) e de uma planilha XLS, usando o pacote StarOffice, atualmente sendo distribuído pela Sun.

[Downloads]

Novos usuários de Linux sentem saudades do Explorer

Esse mito é alimentado por gente que considera normal o ambiente gráfico travar e reiniciar. Mas há várias alternativas ao Explorer, como você pode conferir...

[Downloads]

O Linux não tem boas interfaces para conexão dial-up

Este mito já foi verdadeiro. Mas hoje há muitas opções, como o Kppp mostrado abaixo...

[Downloads]

O Linux não toca MP3

Então tente explicar para que serve isto:

[Downloads]

O Linux não tem programas de exibição de vídeo

Tem sim! Em que formato? AVI, MPG, FLI... e muitos outros, basta escolher!

[Downloads]

Novos usuários do Linux sentem saudades do WinZIP

Só se eles não conhecem as ferramentas equivalentes...

[Downloads]

Os browsers do Linux são feios e complicados

Até existem browsers para Linux cuja ênfase não é a beleza e nem a facilidade de uso, mas as versões mais recentes do Netscape sempre estão disponíveis também.

[Downloads]

Os programas de e-mail do Linux são difíceis de lidar

Veja a tela do Balsa, mostrado abaixo, e julgue por si próprio...

[Downloads]

O FTP do Linux é feio e complicado

É difícil sustentar este mito após ver a tela do Igloo FTP (imagem enviada pelo leitor Nivardo Cavalcante - nivardo@zaz.com.br)

[Downloads]

O Linux não tem jogos

Será? Então esqueceram de avisar ao meu computador! O Linux tem muitos jogos que executam nativamente, como o Quake, o Doom, e muitos outros.

Outros jogos funcionam em modo emulado. Você pode jogar muitos dos seus jogos feitos para DOS e Windows (usando o dosemu e o wine), e também jogos da maior parte dos videogames como o Super Nintendo, Master System, Mega Drive, etc.

[Downloads]

O Linux não tem bons editores gráficos

Para fazer processamento de imagem? Que absurdo! Que tal o Gimp?

[Downloads]

O Linux não tem editores HTML

Pode não ter ainda algo no nível dos pacotes da Adobe ou da MacroMedia (quanto tempo será que ainda vai demorar?) mas já tem bons editores sim.

[Downloads]

O irc no Linux é feio e desajeitado

Até pode ser, se você realmente quiser (e, acredite, tem gente que quer). Mas você também pode optar por um cliente gráfico...

[Downloads]

Outros sistemas operacionais fazem coisas que o Linux não faz

Isso não é mito :-)

[Downloads]


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.