Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (apli )

Como em um passo de MAGIC

por Ilson Schames (ilson@email.com)

Uma ferramenta campeã em velocidade de Desenvolvimento de Sistemas, criada em Israel começa a ser conhecida por aqui.


Em 1984 um acadêmico Israelense desenvolveu como prova de doutorado um novo conceito de lógica de programação, um novo paradigma, diferente de todos que até então já haviam surgido. A idéia era muito boa, rapidamente conseguiu recursos para torna-la real. Surgiu então uma ferramenta de desenvolvimento de sistemas.

Algumas pessoas influentes, indicaram a solução para o exército de Israel, e isto é a melhor propaganda que pode ser feita para o conhecimento de um produto por lá. Surgiu o MAGIC.

O MAGIC apresenta um conceito de desenvolvimento sobre tabelas, onde colocamos praticamente as Regras de negócio, e não propriamente programamos. Sua execução e depuração é feita praticamente ao mesmo tempo, e por isso o ela não recebe a classificação de um RAD e sim de um RADD(Rapid Aplication Development and Deployment).

Logo, várias empresas em Israel o adotaram como ferramenta de desenvolvimento, e em 1990, a ferramenta emergiu do mercado Israelense, sendo adotada em países Europeus como Holanda, Suiça, França, etc..., Chegando no Japão e EUA.

Em 1993, o MAGIC aportou no Brasil. Apesar de ainda pouco conhecido por aqui, passou a entrar em várias instituições e a ser adotado por várias software Houses.

Hoje o MAGIC é considerada uma das ferramentas de desenvolvimento mais rápidas existentes, tendo recebido até hoje, inúmeros prêmios de reconhecidas entidades. Versátil e completamente independente de plataformas, e bancos de dados, hoje apresenta o mesmo paradigma de desenvolvimento para Cliente/Servidor e WEB.

O MAGIC foi uma das primeiras ferramentas RAD rodando em plataforma LINUX, e hoje está se tornando uma das grandes opções para empresas que procuram desenvolvimento rápido para missões críticas, ambiente totalmente gráfico, rodando os principais Bancos de Dados e.... LINUX.

Como grande incentivador da comunidade MAGIC no Brasil, recomendaria a ferramenta principalmente nos casos de missão crítica, projetos com cronogramas apertados ou que limitassem bem os recursos humanos.

Tendo participado na construção de inúmeros projetos com MAGIC, trabalhado com a ferramenta em Israel, e participado de seu lançamento no Brasil acredito que agora ela será mais uma opção de ferramenta RAD para as pessoas que estão sempre correndo atrás do tempo perdido, afinal como dizem por ai, "sempre há tempo de se refazer". Será?

Quem tiver interesse em se aprofundar, deve visitar o site oficial.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.