Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Heretic )

Heretic II para Linux

por Gabriel Armbrust Araujo (gabriel@ccuec.unicamp.br)

Uma das reclamações de ex-usuários de Windows que recentemente aderiram à comunidade Linux é a falta de bons jogos que estão sempre saindo para o ambiente Windows. Se for depender da Loki Entertainment Software (www.lokigames.com), esse aspecto vai mudar - e já está mudando. A Loki porta os melhores jogos do Windows, para o Linux. E é exatamente sobre um deles que trata esse artigo.

Heretic II é um excelente jogo, Criado pela Raven Software, aonde você assume o personagem Corvus, um elfo, que recentemente voltou para a cidade de Parthoris. No entanto, ele descobre que uma horrível praga consumiu a cidade e tenta agora descobrir oque realmente aconteceu. No inicio a curiosidade o motiva, mas depois ele percebe que se não fizer nada, ninguem mais fará. Para isso, você deve durante o jogo aprender magias de defesa e ataque, assim como aprender a manusear as diversas armas que irá conquistar durante sua aventura.

O demo do jogo pode ser encontrado no site da Loki , aonde também pode ser feito download de outros jogos e pedidos de jogos completos. A instalação do jogo é muito fácil - um shell script de 50MB. Basta executar e pronto para jogar.

A visão do jogo é estilo "Tomb Raider", em terceira pessoa, e os gráficos são em 3D. Mas não se preocupe se você não possui uma placa aceleradora 3D - o jogo possui 2 opções, onde você pode optar por rodar com a placa aceleradora ou com o software disponível do jogo (embora essa opção necessite mais processador).

Um dos pontos positivos do jogo é o tutorial interativo, aquele que o jogador aprende os movimentos básicos, ataques/defesas enquanto joga com o personagem em uma fase-treino. No nosso caso, Corvus treina suas magias e armas em uma galinha amarrada no teto pelos pés (não muito justo :). Além de você não precisar ficar lendo manuais, aprende da forma mais eficaz - na prática.

Além das opções de configurações de teclado, video, mouse e som, você ainda tem o controle da quantidade de violência apresentada no jogo, perfeito para qualquer tipo de gosto.

O jogo também oferece suporte para Multiplayer. Para aqueles jogadores que estão cansados do estilo QUAKE, vale a pena conferir o estilo medieval e fantástico aonde o combate corpo-a-corpo e magias prevalece. Felizmente para os jogadores de Heretic II em Linux, todos os modelos, skins, fases feitas por usuários para a plataforma Windows é prefeitamente compatível com Linux, inclusive em termos de jogabilidade em rede quem independe do OS utilizado - basta ter a mesma versão (1.06).

Caso você se interesse por esse assunto, visite também o site www.linuxgames.com. Vou ficando por aqui, abraços e bom divertimento.

Os requerimentos são:

  • Processador: Pentium 166 MHz (com placa aceleradora 3D) ou Pentium 233 MHz (com software do jogo)
  • Vídeo: Placa de vídeo 800x600; XFree86 versão 3.3.x ou superior;16-bit color
  • RAM: 32 MB ; 64 MB recomendável
  • Som: Placa de som compatível OSS
  • Hard disk: Mínimo 100MB


    O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.