Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Servidores )

SERVIDORES

Este texto foi originalmente publicado pelo site FirstLinux.com, e traduzido para o Português voluntariamente pelo leitor João Alexandre Lôbo Marques (alexandre@prce.mpf.gov.br).Você encontra os softwares citados no artigo em Freshmeat.net; aproveite que está aqui e visite nossa seção de Redes, com artigos sobre vários servidores.

Um servidor é um programa que provê algum tipo de serviço para outros programas (denominados clientes). A conexão entre clientes e servidores é implementada normalmente através de passagem de mensagens (message passing), por meio de uma rede e utilizando algum protocolo para codificar as requisições dos clientes e as respostas do servidor. O servidor deve rodar de maneira contínua (como um programa residente em memória ou daemon), e desta forma ficar esperando requisições para tratar ou pode ser chamado por um daemon de um nível mais alto que controle um número específico de programas servidores.

O Linux funciona como um Sistema Operacional Servidor. Com o Linux você pode hospedar suas próprias páginas Web; compartilhar arquivos com outros computadores na Internet, configurar computadores em rede e muito mais. Qualquer sistema operacional que funcione como um servidor deve ser rápido, eficiente, flexível e muito estável. E o Linux possui todos esses atributos.

Nota do Tradutor: Rodando sob o Sistema Operacional Servidor Linux podem ser configurados diversos outros programas servidores, que executam tarefas específicas em uma determinada rede ou mesmo na Internet. São servidores de WWW (também chamados Web Server), servidores de E-mail, Servidores de FTP, Servidores de Bancos de Dados (ver artigo sobre Bancos de Dados nesta seção), dentre muitos outros.

Servidores recomendados

Terminologia utilizada neste artigo:

SMB (Server Message Block) : é um protocolo cliente/servidor que provê compartilhamento de impressoras e de arquivos entre computadores. Além disso, o SMB pode compartilhar portas seriais ou mesmo ítens abstratos de comunicações, tais como "named pipes" ou "mail slots".

CIFS: É a abreviação do chamado "Common Internet File System" um padrão de sistema de arquivos para a Internet. (Nota do editor: é uma modificação do mais conhecido SMB)

FTP: File Transfer Protocol - é o protocolo de transferência de arquivos da pilha de protocolos TCP/IP.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.