Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Programação )

PROGRAMAÇÃO

Este texto foi originalmente publicado pelo site FirstLinux.com, e traduzido para o Português voluntariamente pelo leitor João Alexandre Lôbo Marques (alexandre@prce.mpf.gov.br).Você encontra os softwares citados no artigo em Freshmeat.net.


Há um grande conjunto de linguagens, bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento para Linux. O próprio sistema Linux já vem com um ambiente de desenvolvimento completo, incluindo compiladores C/C++ e Fortran, ferramentas denominadas de "toolkits" tais como o Qt e linguagens de script tipo Perl, awk e sed. Como comparação, um compilador de linguagem C para Windows custa em torno de centenas de dólares.

Aplicativos de Programação não-comeciais recomendados:

Aplicativos de Programação comeciais recomendados:

Terminologia utilizada neste artigo:

Open Development Model (Modelo de Desenvolvimento Aberto) - é um modelo de estilo de desenvolvimento no qual "snapshots" criadas são tornadas públicas para quem quiser tentar utilizá-las.

Debug - Termo também utilizado em português, significa encontrar erros (bugs) de software ou hardware.

Orientado a Objeto (object-oriented) - é um método de desenvolvimento de software que agrupa dados e funções relacionadas em módulos ou caixas reutilizáveis, chamados objetos.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.