Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Análise de distribuição )

Esta análise do SuSE 6.3 foi enviada pelo leitor David Emmerich Jourdain (jourdain@gmx.de), e reproduzida na íntegra. A versão 6.4 do SuSE Linux já foi lançada, e em breve teremos material sobre ela aqui neste mesmo espaço. Agradecemos ao David pela contribuição!


Uma distribuição em Português do Brasil, feita fora do Brasil? Como Assim?

O que você acha de uma distribuição Linux com um Manual de 550 páginas em português, interface de instalação gráfica em português (dividida em 6 CD´s), StarOffice 5.1, Inteface KDE, etc... ? Você provavelmente não imaginaria que esta distribuição viria do frio, não é mesmo? Pois bem, O SuSE Linux (desenvolvido na Alemanha) tem suporte a grande maioria dos hardwares utilizados na America Latina. Com um conteúdo de despertar o "apetite" de todo viciado em Linux (1.550 aplicativos) possui uma incrível diversidade. WordPerfect 8.0, Real Player, Blender, Gimp, NetBeans (Java), entre tantos outros.

Passemos a Instalação.

Instalação

Se você tiver um CD-ROM que permita a inicialização, é bem simples.

1º - Ligue o computador e insira o CD nº 1.

2º - Será inicado o YAST2 (Yet Another Setup-Tool) que permite que todas as configurações necessárias (Teclado, mouse, rede, login, etc..) sejam feitas a partir de alguns cliques. Outra característica muito interessante é que o restante da instalação do Hardware já é feita através de auto-detecção (Plug-and-Play).

3º - Escolhendo o item "Instalação Automática" e, logo após "Sistema Mínimo".

Você precisará apenas de 150 Mb para começar a usar esta distribuição. O espaço utilizado pelas outras opções de instalação são: "Sistema Padrão" (ocupa 500 Mb); "Quase Tudo" (Mais de 6 Gb).

É recomendado 64 Mb de RAM para a instalação. Contudo, após uma tentativa de "Instalação Interativa" (um pouco mais trabalhosa para usuários iniciantes!) em um 486 com 8 Mb de RAM e com 480 Mb de HD que já estava aposentado, fiquei ainda maravilhado como o SuSE Linux continua sendo tão portável.

Interfaces:

Entre as muitas interfaces de trabalho, podemos encontrar inclusas no pacote:

- KDE 1.1.2

- GNOME 1.0 (Edição de Outubro/99)

- Window Maker

- Enlightment

- Icewm

- Blackbox (Minha preferida para máquinas pouco "robustas". Ex.: 486 com 8 Mb.

- Fvwm/Fvwm95

- Afterstep

- Precisa de mais outras?

Emuladores:

- DosEmu

- Atari

- VC20

- ZX81

Podemos observar que o SuSE se preocupa muito com o usuário. Mas e o programador, os nerds como eu? como ficam? Tem diversos ambientes de programação.

- C/C++

- Fortran

- Pascal

- Java

- Perl

Para quem está acostumado aos pacotes RPM, não tem problemas. Todos os pacotes estão nestes formato, que muito facilita a instalação (embora eu prefira .TAR.GZ!)

Possui atualização via FTP (devidamente testado, quando desejei atualizar o XFree86).

Considerações:

Não poderia desconsiderar que a versão em português não seria possível sem a presença da equipe da GeniX informática (Brasil).

Bem, creio que coloquei água na boca de muitos que estão desejando experimentar outras distribuições ou simplesmente migrar para uma distribuição que muito respeita a opinião dos seus clientes, tanto que no seu Site (http://www.suse.de/) encontramos um E-mail só para sugestões.

Mais um detalhe! Um tal de Linus B. Torvalds usa o SuSE. Creio que não precisa falar mais nada. [Nota do editor: Linus Torvalds afirmou em uma entrevista que ele usa o SuSE e o Red Hat].

Caso alguém tenha o interesse de obter mais informações sobre o SuSE Linux, me encontro a disposição através do email jourdain@gmx.de


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.