Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Análise de distribuição )

Conectiva Linux 6.0

Atenção, esta é uma transcrição (editada) do press-release da Conectiva. Linux in Brazil ainda não dispõe de uma análise própria sobre este produto, mas publica aqui as informações do produtor como um serviço extra ao usuário, até que nossa própria análise fique disponível.

Entre os novos atributos do Conectiva Linux 6.0 destaca-se a inclusão do Advanced Package Tool, também conhecido como APT. Disponível originalmente apenas para pacotes baseados na distribuição Debian, é a primeira vez que o programa é incluído numa distribuição .rpm. A nova ferramenta torna a plataforma ainda mais fácil e consistente, uma vez que, a partir de um simples comando, executa upgrades de programas .rpm. O APT é um pacote que simplifica a atualização do Conectiva Linux. Ele verifica as dependências entre pacotes, faz download e os instala. Tudo isso de uma maneira simples e transparente para o usuário. Nas corporações, o APT tem importância vital em termos de segurança. Os administradores de sistemas poderão fazer atualizações automáticas com muita facilidade e rapidez. Isso evita o trabalho manual de corrigir furos de segurança que deixam a máquina vulnerável a ataques. O responsável pela conversão do APT-GET para pacotes .rpm é Alfredo Kojima, gerente de sistemas e desenvolvedor da interface gráfica Window Maker.

Outro destaque da nova edição é o KDE 2, a última versão da interface gráfica mais utilizada pelos usuários Linux. Entre os diversos recursos, ideais para desktops, o KDE 2 traz o Konqueror, um ambiente que agrega navegador Web com gerenciador de arquivos, e o Koffice, uma suíte Office com planilha eletrônica, gerador de apresentações, gerador de diagramas e programa de desenho vertical. A interface ainda vem com o aRts, um aplicativo de tratamento de sons que, entre outras funções, executa arquivos MP3 e WAV.

O Conectiva Linux 6.0 também inclui o XFree 4.0.1, a mais nova versão desse servidor gráfico, que agora suporta um maior número de placas de vídeo, inclusive 3D. O maior destaque dessa versão do XFree é a flexibilidade de configuração, podendo utilizar, ao mesmo tempo, vários dispositivos de um mesmo tipo, como por exemplo teclado, mouse ou vídeo. A configuração de vários vídeos pode ser no modo Xinerama, em que todos eles vão se comportar como se constituíssem um único monitor, ou no modo "multihead", em que cada vídeo será um dispositivo de visualização independente. Além disso, o XFree inclui o driver VESA, desenvolvido pela Conectiva, que permite maior compatibilidade com placas sem suporte com drivers específico.

Facilidades da instalação à configuração

Totalmente desenvolvido pela Conectiva, o instalador da nova versão foi remodelado e está ainda mais prático. Disponível nos modos gráfico e texto, a ferramenta teve todos os conflitos de detecção de hardware dos pacotes anteriores sanados. Otimizado, o instalador do Conectiva Linux 6.0 traz diferentes perfis de instalação - mínima, padrão, completa e personalizada. Com suporte a dispositivos USB, o aplicativo tem um particionamento de disco mais poderoso e configuração de RAID mais simples. A ferramenta ainda oferece a possibilidade de não instalar a documentação dos pacotes, característica muito útil no caso de servidores ou instalações com discos pequenos.

Para permitir a inicialização gráfica do Linux, com imagens de fundo e opções de escolha da plataforma (caso exista mais de um sistema operacional instalado no equipamento), a Conetiva incluiu o GRUB como opção padrão para execução de todas estas tarefas. Além disso, permite a edição de parâmetros do kernel logo na inicialização. Outras características importantes do GRUB que não apareciam no antigo aplicativo são o reconhecimento de sistemas de arquivos, suporte a máquinas de boot remoto e interface de menu.

Também não faltam novidades na configuração do sistema. O Conectiva Linux 6.0 traz avanços no Linuxconf, ferramenta de administração da plataforma Linux. Uma equipe de desenvolvedores da Conectiva criou cinco novos módulos que estarão inclusos na nova versão: Postfix, que configura servidor de e-mails postfix; Pslaveconf; para adequar o programa Portslave, utilizado por provedores de acesso à Internet para gerenciar modems; Wineconf, que configura o Wine, programa que converte instruções de Windows para Linux; Amandaconf, para o sistema de backups Amanda; e Grubconf, para fazer configurações no Grub.

Atenção, esta é uma transcrição (editada) do press-release da Conectiva. Linux in Brazil ainda não dispõe de uma análise própria sobre este produto, mas publica aqui as informações do produtor como um serviço extra ao usuário, até que nossa própria análise fique disponível.

Destaques para o público corporativo

O Conectiva Linux 6.0 apresenta diversas inovações para os usuários corporativos. Programas e recursos para desktops e servidores foram atualizados ou incluídos para proporcionar maior segurança, performance e estabilidade. O Kernel Enterprise, por exemplo, tem suporte a 4Gb de memória RAM e a arquivos com mais de 2Gb, o que o torna ideal para companhias que necessitam de grandes quantidades de memória para realizar seus serviços, permitindo o aproveitamento máximo de todos os recursos disponíveis. Assim como o Conectiva Linux 5.1, a nova versão do sistema operacional desenvolvido pela Conectiva também traz recursos para alta disponibilidade, que visa manter os sistemas funcionando 24 horas por dia e 7 dias por semana sem interrupções.

Outros recursos interessantes para o público corporativo:

"Casa & Escritório" x "Servidor"

As diferenças entre os pacotes "Casa & Escritório" e "Servidor" ficam por conta do escopo abrangido pelo suporte técnico, dos manuais e dos softwares de demostração presentes nos pacotes. Apesar de programas como a suíte office StarOffice 5.2 e o Netscape 4.76, agora com suporte a Flash, estarem nos dois pacotes, alguns softwares de demonstração que estão na versão para desktop não aparecem na versão para servidores e vice-versa.

Entre as particularidades do pacote Casa & Escritório destacam-se demos de jogos da Loki Entertainment, como: Myth II: Soulblighter, SimCity 3000 Unlimited for Linux, Civilization: Call to Power, entre outros, e softwares multimídia.

Já o pacote Servidor traz o banco de dados Oracle8i e o software comercial JRE-Java Virtual Machine. Entre os programas de demonstração presentes no pacote para servidores destacam-se as ferramentas Flagship, Acucobol e Webintegrator.

A versão "Casa & Escritório" vem com dois manuais: o "Guia Rápido de Instalação", que mostra passo a passo a instalação do Conectiva Linux 6.0, e o "Guia do Usuário", que, em suas 400 páginas, faz uma introdução ao Linux e explica, por exemplo, como utilizar o APT, os gerenciadores de janelas, os aplicativos gráficos e alguns comandos básicos do modo texto, além de ensinar como conectar dispositivos de USB. Já os livros que acompanham o pacote Servidor são: "Guia de Instalação do Sistema", "Guia do Servidor Linux" e " Guia Prático de Instalação"; que reúnem, em mais de 770 páginas, explicações sobre a instalação do sistema operacional em um servidor e instruções para utilizar melhor a plataforma e seus aplicativos, além de trazer conceitos teóricos.

Suporte Técnico

O suporte técnico do pacote "Casa&Escritório" oferece assessoria na instalação e configuração dos recursos básicos do sistema operacional. O serviço abrange, por exemplo, orientações para configuração de hardware e acesso à Internet. Entre os outros itens do escopo do suporte à versão para desktops destacam-se configuração do X, StarOffice, Xchat e gerenciamento de usuários pelo Linuxconf.

Já o suporte técnico do pacote Servidor abrange funções mais avançadas do sistema. Além de todos os itens do suporte ao "Casa & Escritório", quem adquirir essa versão terá auxílio em tarefas como configurar um servidor de e-mail, Samba e DNS. A abrangência completa destas duas modalidades de suporte pode ser consultadas em: http://www.conectiva.com.br/suporte/abrangencia/desktop.php3 e em: http://www.conectiva.com.br/suporte/abrangencia/servidor.php3.

Os dois pacotes do Conectiva Linux 6.0 dão direito a 90 dias de suporte via e-mail e 2 horas por telefone. O atendimento da central de suporte da Conectiva funciona de segunda à sexta, das 8h às 21h, e aos sábados das 9h às 18h. Quem adquirir o Conectiva Linux 6.0 também terá direito a suporte técnico do StarOffice 5.2.

Treinamento grátis

Pela primeira vez, a Conectiva oferece um curso gratuito de Linux via Internet para os usuários do Conectiva Linux 6.0. O treinamento ensina como instalar o sistema operacional e como utilizar o ambiente gráfico do Linux. Para se tornar mais eficaz, o conteúdo estará disponível na Web de forma prática, com testes, comandos e exercícios.

Configurações mínimas para o sistema

"Servidor": Processador Pentium 100MHz ou equivalente, adaptador de vídeo VGA, 32 MB de memória RAM, disco rígido de 300 Mb, unidades de CD-ROM e disquete 3 ½ ´´, interface de rede local 100Mbits.

"Casa & Escritório": Processador Pentium 100MHz ou equivalente, adaptador de vídeo VGA, 32 MB de memória RAM, disco rígido de 600 Mb, unidades de CD-ROM e disquete 3 ½ ´´.

Os dois pacotes do Conectiva Linux 6.0 já estão à venda nas melhores revendas de informática por R$ 88,00 (Casa & Escritório) e R$ 225,00 (Servidor). O sistema também está disponível para download na Internet, em www.conectiva.com.br.

Atenção, esta é uma transcrição (editada) do press-release da Conectiva. Linux in Brazil ainda não dispõe de uma análise própria sobre este produto, mas publica aqui as informações do produtor como um serviço extra ao usuário, até que nossa própria análise fique disponível.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.