Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Análise de distribuição )

Conectiva Linux 5.0

O Conectiva Linux 5.0 é mais um integrante da série de distribuições lançadas pela Conectiva; embora as primeiras versões do Conectiva Linux tenham sido fortemente baseadas no Red Hat Linux, as edições mais recentes demonstram claramente o desenvolvimento independente, embora mantenham ainda muitas características típicas de distribuições originadas no Red Hat.

O foco do CL5.0 é o novo usuário de Linux. Isto fica evidente através de uma série de detalhes importantes, como o novo instalador completamente gráfico, no reconhecimento automático de uma grande variedade de hardwares, na grande abrangência do suporte (por fone, fax e internet) e na configuração facilitada do desktop.

Recebemos da Conectiva para avaliação a versão completa do CL5, armazenada em uma volumosa caixa contendo os 6 CDs (mais de 1000 aplicativos) da distribuição, guia de instalação (190 páginas), guia do usuário (220 páginas), disquete de boot (para CPUs sem suporte a boot pelo CD) e cartão de registro para o suporte.

Instalação

O processo de instalação chamou a atenção pela sua facilidade. O número de interações com o usuário é extremamente reduzido, em benefício dos usuários novos. Usuários experientes ou avançados poderão preferir iniciar a instalação em modo expert, onde poderão responder à mesma profusão de perguntas típica das versões anteriores do Linux. Particularmente, ao usar o instalador gráfico senti falta de poder escolher o conjunto de pacotes que seria instalado, embora o manual do usuário seja bem claro ao ensinar como utilizar o GnoRPM para acrescentar os pacotes desejados após o término da instalação.

A documentação oficial deixa clara a intenção de facilitar a transição de usuários acostumados a outros sistemas operacionais: "Caso o usuário tenha uma instalação Windows® ocupando todo o disco rígido, o instalador oferece a opção de redimensionamento dessa partição, permitindo assim que o Linux e o Windows® convivam juntos, sem que seja necessária a remoção do primeiro. Adicionalmente, um conjunto seleto de pacotes é instalado na máquina, sem que haja a necessidade de se fazer o particionamento manualmente, ou a seleção individual de quais programas serão instalados."

A instalação de teste funcionou muito bem, e está sendo utilizada para escrever este texto. Precisei instalar manualmente muitos pacotes que costumava encontrar disponíveis por default (pine, jed, bibliotecas de desenvolvimento...) mas compreendo que os novos usuários não precisam tanto deste tipo de pacote. Fica a sugestão para os responsáveis pela distribuição: na próxima edição, incluam a possibilidade de escolher os pacotes na instalação gráfica, ou, no mínimo, criem múltiplos perfis de instalação.

Sugestões à parte, a nova instalação é um processo muito tranquilo. Todas as telas incluem seu próprio texto de ajuda, as opções são poucas e muito claramente descritas, e a escolha de cores e aparência em geral reduz o fator de medo para o novo usuário. A documentação é bastante clara, e o manual com quase 190 páginas em português ajuda a tirar todas as dúvidas.

Os pacotes

A seleção de pacotes instalada automaticamente é bastante reduzida, mas atende bem aos usuários desktop iniciantes. Entretanto, os 6 CDs da distribuição incluem muitos pacotes interessantes e facilmente instaláveis.

Os pacotes são todos otimizados para uso em Pentium. A lista de novidades é extensa, mas inclui:

Os CDs 5 e 6 incluem muito software comercial ou closed-source, como os SGBDs Oracle8i, Sybase, Informix e DB2, os compiladores Acucobol e Flagship, os jogos Civilization e Myth 2, o VariCAD, WordPerfect, Lotus Domino e muito mais. Mas atenção, vários deles são versões restritas e de demonstração.

Como de costume, a Conectiva leva vantagem em relação às distribuições internacionais por incluir ferramentas de criptografia forte, já que não está sujeita às leis norte-americanas de restrição de exportação.

Suporte

O suporte oferecido a quem adquire o produto impressiona pela abrangência; além de responder a perguntas sobre instalação do sistema, a empresa se compromete a responder muitas perguntas adicionais: como configurar modem, placas de som e outros hardwares, como configurar o X, configuração e resolução de problemas com o lilo (sistema de boot), uso do linuxconf, licq, xmms, e muito mais.

A abrangência de suporte vem na forma de um compromisso por escrito, em um encarte que contém um número de registro necessário para poder utilizar o suporte gratuito por 90 dias, via fone (limite de 2 horas), fax e internet. Caso você opte por fazer download do CL5, ou adquirir uma cópia não-oficial, a Conectiva também oferece suporte, nos mesmos moldes do suporte gratuito dado aos compradores do CL5 (90 dias, 2 horas de telefone), mas ao custo de R$ 23,00.

Naturalmente, você pode contar também com a estrutura de suporte gratuito, oferecida pela própria comunidade Linux; entretanto, muitos usuários (incluindo os corporativos) preferem ter uma estrutura de suporte pago a quem recorrer.

Documentação impressa

Neste item, a Conectiva está se tornando imbatível. Alguns usuários podem argumentar que eles não precisam de documentação impressa, nem em português nem em outra língua - e eles podem estar corretos nisto. Mas a experiência demonstra que a maior parte dos usuários valoriza a presença de documentação impressa, com razão: você não pode ler manuais online a não ser que seu sistema esteja funcionando.

O CL5 vem acompanhado de dois livros: o Guia da Instalação e o Guia do Usuário.

O Guia de Instalação, com cerca de 190 páginas, ensina a instalar o CL5 e uma série de softwares opcionais do pacote. O Guia do Usuário ensina os primeiros passos dos ambientes gráficos WindowMaker, KDE e GNOME, e de aplicativos como o StarOffice, Gimp e Netscape, entre outros. Ambos dão ao usuário novo um bom ponto de partida, mas não se preocupam em ensinar técnicas avançadas - e nem é esta a sua função.

Um guia oficial de instalação também está disponível na web, em http://www.conectiva.com.br/produtos/cl5/passo1.html. Você também pode ver o conteúdo completo dos livros no site da Conectiva: Guia de Instalação e Guia do Usuário.

Conclusão

Usuários iniciantes e com pouca experiência em Linux se sentirão à vontade com a instalação simplificada, a abundante documentação em português e o amplo suporte.

Usuários com experiência em Linux podem preferir optar pela instalação tradicional (modo expert), ou gastar um tempo adicional exercitando suas habilidades com o RPM após a instalação.

Ambos terão, após a instalação, um sistema estável e seguro. A distribuição da Conectiva apresenta qualidade internacional, e além disso oferece um nível de suporte local até agora não superado pelas outras distribuições. Um dos computadores utilizado na criação do Linux in Brazil opera com o CL5.0 e deverá continuar assim por um bom tempo - a não ser que a Conectiva lance uma nova versão em breve.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.