Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Análise de distribuição )

Distribuições

Como o Linux é essencialmente um software livre, você pode fazer download dele na Internet sem infringir os direitos de copyright de ninguém. Em geral, os produtores de distribuições em CD-ROM colocam o conteúdo das mesmas disponíveis para download sem cobrar nada por isto - mas claro que neste caso você não vai ter direito a suporte, manual impresso e outras comodidades oferecidas a quem paga um pouco mais pelo sistema.

Justamente por ser um software de livre alteração e distribuição, muitas pessoas e organizações se dedicam a criar pacotes contendo o kernel do Linux e uma série de aplicativos, utilitários, manuais e programas de instalação. Estes pacotes são as chamadas distribuições. Existem distribuições minúsculas, que rodam a partir de disquetes, e existem distribuições que ocupam 5 CDs. Cada uma tem seus pontos fortes e fracos.

Uma pergunta muito comum entre os novos usuários é: "Qual a melhor distribuição de Linux?". Esta pergunta não tem uma resposta única - a melhor é a que atende às suas necessidades. Entretanto, vamos apresentar uma breve descrição de cada distribuição, para que você possa tirar suas dúvidas. Mas lembre-se de que embora você possa fazer o download na Internet, às vezes vale a pena pagar um pouco mais e ter o produto em CD-ROM com documentação e suporte.

Como informação adicional, devo acrescentar: eu particularmente uso o SuSE Linux. Entretanto, não o recomendaria para usuários iniciantes. Se você tem dificuldades com softwares em inglês, opte pela distribuição da Conectiva, em Português. Caso contrário, normalmente a escolha dos iniciantes se limita à trindade Red Hat, Debian e Slackware.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.