Paulo Roberto Magrini (magrini@smo.com.br)
Muito se têm falado sobre "Acesso via rádio" nos últimos anos. Se o provedor for pequeno e possuir algumas máquinas apenas tudo bem, mas a coisa muda quando vc possui uma quantidade elevada de pontos de acesso, podendo em muitos casos, elevar em muito o valor final para cada cliente levando em conta custos de instalação (compra de hardware) e manutenção.
Uma boa idéia nestes casos, tanto em preocupação de manutenção, como valores com hadware é o uso de um sistema Linux baseado em apenas um disquete como roteador wireless.
As duas principais vantagens são:
Como fazer a façanha ?
Bom não vou choramingar dizer como foi difícil, etc etc, e sim tentar passar a comunidade a minha experiência com esse tipo de sistema. Vamos à luta ?
Material necessário:
Sistema que usei para testar:
Para começar você vai precisar da imagem do sistema WRP que você pode baixar em http://nocat.net/ezwrp.html e por favor leia o prefácio quando fizer o download. Lá existem vários pacotes mas você vai baixar apenas os seguintes:
Base(pcmcia.img) - http://nocat.net/download/WRP/legacy/pcmcia.img
Módulo NE(ne.tgz) - http://nocat.net/download/WRP/legacy/netmods/ne.tgz
[Caso prefira podes baixar direto de um de nossos sites uma versão pré-compilada com suporte a FTP] http://cidades.smo.com.br/wrp_smo.img Nota do editor: Caso os arquivos não estejam mais disponíveis nos endereços citados, procure-os no Google.
Agora basta baixar e queimar a imagem no seu disquete, se você estiver no linux digite:
dd if=pcmcia.img of=/dev/fd0 bs=1k
Se você estiver no Windows (DOS) pode utilizar o WinImage, WinIso ou preferencialmente o rawrite3, você pode baixar o último em: http://www.cs.vu.nl/pub/minix/dosutil/.
Depois de "queimar" seu disquete copie o arquivo ne.tgz para a pasta packages, posteriormente basta alterar o arquivo WRP.CFG ou recriar um (que será nosso caso).
Você pode alterar o arquivo WRP.CFG conforme a sua necessidade, aqui faremos uma configuração onde o roteador terá o ip da rede interna(placa ne) 192.168.0.1. O ip do sistema wireless será 192.168.1.10.
Edite o arquivo WRP.CFG e coloque as seguintes regras:
#------------------------ Inicio Arquivo WRP-------------- # Esta linha simplesmente é necessária WRP_CFG=$0 # Aqui você pode alterar o diretório # padrão do pacotes(lembra o módulo ne ?) PACKAGES="/floppy/packages/*" # Interface local ( note que abaixo esta # interface está configurada ) LOCAL_INTERFACES="eth0-static" # Interface externa ( note que abaixo esta # interface está configurada ) EXTERN_INTERFACES="eth1-wireless" # Explico noutra oportunidade #ALLOW_INCOMING="sshd"# Caso o seu rádio não funcione com # a opção i82365 altere para tcic #PCIC=tcic PCIC=i82365 SCHEME=default # # A partir de agora configura-se os dispositivos eth0-static () { DEVICE="eth0" # Dispositivo da rede interna IP_ADDR="192.168.0.100" # Ip rede interna NETMASK="255.255.255.0" # Máscara de sub-rede(interna) BROADCAST="192.168.0.255" # Broadcast rede interna MODULE="ne io=0x300" # Opções dos módulos(podem # ser usadas em qualquer módulo) } eth1-wireless () { DEVICE="eth1" # Dispositivio rede wireless IP_ADDR="192.168.1.1" # Ip da máquina na rede # wireless( se vc usa DHCP têm um # módulo para o uso do mesmo) NETMASK="255.255.255.0" # Máscara da rede BROADCAST="255.255.255.255" # Broadcast da rede GATEWAY="192.168.1.10" # Gateway default do sistema wireless IWCONFIG="nick PjSky" # Aqui altera o nick (ex: nick valor) ESSID="RedeWireless" # Aqui é a rede default MODE="Ad-Hoc" # Pode-se deixar padrão em Ad-Hoc, # mas alguns especialistas garantem que é # inseguro (se vc não souber outra forma não mexer) RATE="" # Se vc definir a Velocidade o faça # assim : # RATE="1M" ( alterando o 1 pela velocidade)
} #------------------------------- FIM arquivo WRP
Prontinho !!!
Agora basta colocar o disquete na máquina que será o roteador e ver os resultados.
[]'s Paulo (magrini@smo.com.br)
Acho importante dar créditos a SMO Internet Provider(São Miguel do Oeste -SC) que me deu apoio neste projeto (trabalho lá).
Paulo Roberto Magrini
magrini@smo.com.br
São Miguel do Oeste - SC (Brasil)
SMO INTERNET PROVIDER
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.