Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Virtua )

Cable modem Virtua no Linux

Augusto C. Campos (brain@matrix.com.br)

Sou usuário satisfeito do Virtua no Linux já há alguns meses. Embora a área de vendas da empresa tenha deixado muito a desejar, as áreas técnicas e de suporte sempre me atenderam muito bem e resolveram todos os (poucos) problemas que aconteceram.

A configuração do Virtua no Linux é extremamente simples, e já a testei nas distribuições Conectiva e SuSE (7.0 e 7.1), sempre com um cable modem Terayon ligado diretamente à placa de rede através de um cabo de rede crossover. Os pré-requisitos deste artigo são os seguintes:

Você pode optar pelo caminho simples, e entrar na ferramenta de configuração específica da sua distribuição de Linux (netconf, netconfig, coas, linuxconf, yast ou o que for), e simplesmente habilitar a sua placa de rede com suporte a DHCP. A maior parte das ferramentas de distribuição dispõem desta opção, e é basicamente tudo o que você precisa. Ao ativar a interface, o próprio DHCP se encarregará de descobrir todos os detalhes da conexão: endereço IP, máscara, servidores DNS... Siga as instruções de sua distribuição, e deverá ser mais fácil do que a alteração padronizada no Windows que o técnico do Virtua deve ter feito em sua casa: você não precisará nem dar reboot para ativar!

Quem prefere fazer as coisas diretamente também não terá dificuldade, pois a ativação do Virtua depende de apenas 2 comandos executados pelo usuário root:

  dhcpcd -d
  route add default eth0

É sério, é só isso! após digitar estes dois comandos, você deverá poder navegar, acessar serviços online, etc. O dhcpcd se encarregará de descobrir todos os detalhes da conexão: endereço IP, máscara, servidores DNS, etc - automaticamente. Você precisará dar estes dois comandos a cada boot, a não ser que você os inclua em um dos arquivos de inicialização do Linux - /etc/rc.d/rc.local nas distribuições baseadas no Red Hat, ou consulte o manual de sua distribuição favorita.

Observações


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.