Continuo recebendo muitas mensagens de pessoas com dificuldades na configuração de placas de vídeo on-board SiS, embora a maior parte delas já tenha suporte no próprio XFree86. Como não disponho de nenhuma placa desse tipo para realizar testes, tudo o que posso fazer é publicar as contribuições que recebo sobre o assunto.
O leitor killer (killer@andare.com.br) disponibilizou para download um driver para placas SiS, já com o arquivo XF86Config correspondente. Funciona para a versão que ele tem em casa, e talvez você queira testar. O endereço é http://www.geocities.com/SunsetStrip/Pit/4041/SiS620_530.tar.gz, e o arquivo já contém instruções.
Outro leitor querendo dividir o conhecimento adquirido sobre as SiS é o Diogo de Azevedo (thedig@dangerous-minds.com), que nos enviou o texto publicado abaixo. E lembre-se, temos bem mais material sobre placas SiS e sobre configuração de gráficos nas nossas seções de Janelas e de XFree.
Se você é um usuário destas placas você pode ter problemas ao executar o X Window. Muitas explicações de como resolver os seguintes problemas já foram feitas, inclusive no site da Conectiva (www.conectiva.com.br) mas, para mim que sou um usuário da placa de vídeo On-bord SiS 530 o problema não foi resolvido. Vou então explicar como eu rodei o X utilizando o Red Hat 6.
Primeiramente eu atualizei meu X que no caso era o XFree 3.3.3.1 para o XFree86 3.3.4. Você também pode optar pelo mais atualizado(3.3.5). Onde Encontrar ? ftp://conectiva.com.br/pub/conectiva/atualizacoes ou http://www.xfree86.org
Como saber que versão você tem ? Simples:
[root@localhost ~]# rpm -q XFree86 XFree86-3.3.3.1-1cl
Para saber quais os pacotes a serem atualizados é so digitar no seu terminal os comandos :
rpm -qa|grep XFree
E para fazer a atualização, vá ao diretório onde você gravou os pacotes e digite:
rpm -Uvh XFree*.rpm
Agora sua placa já vai estar listada como SiS 530 ou SiS 620. Supondo que seu XFree86 já foi atualizado, basta agora você baixar o suporte para a placa no site da SuSe (http://www.suse.de/de/support/xsuse/index.html#sis). No meu caso foi o XRAGE.RPM
SINTAXE :
rpm -U xrage.rpm
No site está explicado todo o procedimento.
Execute o Xconfigurator para configurar a sua placa de vídeo normalmente, ou o XF86Config para uma configuração mais detalhada.
[root@localhost ~]# XF86Config
Pronto! Seu X vai rodar perfeitamente sem que você precise editar nada.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.