Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Conversão ReiserFS )

Convertendo uma partição para ReiserFS

Augusto C. Campos - brain@matrix.com.br

Os sistemas de arquivos com recurso de journaling (como o ReiserFS, o ext3 ou o JFS) possuem uma série de vantagens em relação ao sistema tradicional do Linux (o padrão ext2). Talvez a mais expressiva delas seja a possibilidade de recuperação rápida após um desligamento sem shutdown - sem necessidade de intermináveis minutos rodando o fsck.

Em tempos de HDs de grande volume, este recurso pode fazer uma grande diferença. Até a semana passada, minhas partições de dados no micro pessoal eram todas baseadas no ext2, totalizando 18GB. A cada vez que faltava luz, o reboot demorava entre 5 e 10 minutos, graças ao fsck obrigatório.

Entretanto, converter estas partições para ReiserFS é simples, e nada traumático. A referência oficial está em reiserfs.org, e você deve consultá-la. Mas vou relatar meus procedimentos, para mostrar o quanto é simples o processo.

Lembre-se que a conversão que vou relatar é destrutiva - ela apaga todo o conteúdo da partição que você estiver convertendo. Portanto, antes faça backups de todo o seu conteúdo, para depois poder regravá-lo. E cuidado para não errar nenhum comando, e acabar formatando a partição errada...

Neste exemplo, vamos considerar uma partição de 4 GB, em /dev/hdb1, montada com o nome de /oldroot. Seu kernel deve ter suporte ao ReiserFS, e os utilitários do mesmo devem estar instalados - muitas distribuições recentes incluem estes recursos por padrão, mesmo que você não tenha nenhuma partição ReiserFS. Veja a documentação, ou informe-se no site oficial. Lembre-se de substituir o /dev/hdb1 em todos os comandos abaixo pelo nome da partição que você quer realmente formatar!

Após mover temporariamente todo o seu conteúdo para outra partição, tive que desmontá-la, pois é impossível formatar uma partição montada. O comando é:

  umount /dev/hdb1

Agora estamos livres para formatá-la com o ReiserFS. Basta um comando, e ele é bastante simples:

mkreiserfs /dev/hdb1

Leia e responda as perguntas do utilitário (no meu caso, a única pergunta foi para confirmar se eu tinha certeza da operação). Após alguns segundos, o comando encerrou com sucesso, e a partição estava formatada. Agora, é só montar, com o comando tradicional:

  mount -t reiser /dev/hdb1 /oldroot

Lembre-se que o diretório /oldroot, ou o nome que você for batizar o seu diretório, já deve existir previamente. Se for o caso, crie-o antes com o comando:

  mkdir /oldroot

Se tudo funcionou, você já pode incluí-lo no /etc/fstab para montagem automática no próximo boot. Sua linha será algo como:

/dev/hdb1       /oldroot        reiserfs        defaults 1 2

E pronto! Agora é só copiar de volta para este diretório o conteúdo que havíamos movido antes da formatação, e começar a usar ;)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.