Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (GNU Octave )

GNU Octave

O edifício do software livre é construído com os tijolos de correções enviados pelos participantes da comunidade. É ocaso do texto a seguir, enviado pelo Ricardo Grützmacher (motaba@linuxbr.com.br), estudante de engenharia na UFSC, que apresenta o GNU Octave, complementando o texto sobre programas científicos contribuído pelo João Alexandre Lobo Marques.


GNU Octave é uma linguagem de alto nível, inicialmente desenvolvida para computação numérica.

Ele oferece uma interface de linha de comando para a resolução numérica de problemas lineares e não lineares e também para outras experiências numéricas usando uma linguagem que é na maior parte compatível com o MatLab.

Além do método interativo, o octave também aceito o modo batch, no MatLab representado pelos ".m files" que ele também interpreta na sua maioria

O Octave possui ferramentas extensivas para a resolução de problemas numéricos de álgebra linear, encontrando as raízes de equações não lineares, integrando funções ordinárias, manipulando polinômios e integrando equações diferenciais ordinárias e equações algébrico-diferenciais. É facilmente extensível e customizável através de funções definidas pelo usuário escritas na linguagem própria do octave, ou usando módulos dinamicamente carregados escritos em C++, C, Fortran ou outras linguagens.

O GNU Octave é distribuído sob os termos da GPL. Possuindo uma sintaxe muito parecida à sintaxe do MatLab e oferecendo recursos suficientes à maioria dos usuários, o GNU Octave é a melhor alternativa Free Software para o MatLab.

(Baseado no texto disponível em: http://bevo.che.wisc.edu/octave/ e http://www.che.wisc.edu/octave)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.