Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (MRTG )

Monitoramento com o MRTG

Augusto C. Campos - brain@matrix.com.br

O MRTG (www.mrtg.org) é um software livre que facilita enormemente a tarefa de acompanhar o funcionamento do seus sistema. Embora o seu foco seja o acompanhamento de componentes de rede através do protocolo SNMP, você pode muito bem utilizar este software para verificar o funcionamento do seu computador doméstico ou estação de trabalho.

O site do MRTG tem muitos exemplos de como monitorar roteadores e outros equipamentos de rede, mas muita gente procura informações sobre a interface do MRTG com programas externos.

Nesta dica demonstrarei como utilizar o MRTG para gerar um gráfico do uso de sua CPU, ocupação da memória e tráfego de dados em uma conexão PPP. As explicações sobre o funcionamento do software ficam para outra ocasião (aguardem ;-), ou para o site oficial do MRTG (www.mrtg.org). Se você tem alguma noção de programação shell, não terá dificuldade em extrapolar os exemplos e monitorar o que quiser e puder.

Para completar, montaremos uma página HTML bastante interessante para deixar como abertura do seu Netscape.

Em primeiro lugar, é preciso ter o pacote MRTG instalado (todas as diostribuições comerciais de Linux o incluem), e o seu kernel deve ter suporte ao pseudo-filesystem /proc habilitado e em operação, pois iremos coletar dados diretamente de seus componentes.

Nossos arquivos de exemplo serão instalados no diretório /home/brain/mrtg, mude de acordo com a sua conveniência.

Os scripts de aquisição de dados

Os scripts para interface com o MRTG se caracterizam por sempre retornarem dois valores, um em cada linha, na saída padrão a cada vez que são executados. Estes valores correspondem às variáveis (sempre duas) monitoradas pelo script.

O script abaixo, bastante simples, extrai dados sobre o tráfego na sua interface ppp0. Grave-o com o nome de pppstats, e torne-o executável com o comando "chmod 755 /home/brain/mrtg/pppstats"). Se quiser que ele grave os dados de sua placa de rede, ao invés do modem, substitua o ppp0 por eth0:

#!/bin/awk -f
/ppp0:/ { $0=substr($0,index($0,":")+1);
          print $1;print $9} 

Este segundo script extrai informações sobre o uso da CPU e da memória, transforma em percentual e repassa ao MRTG. Grave-o com o nome de cpustats, e torne-o executável com o comando "chmod 755 /home/brain/mrtg/cpustats")

#!/bin/sh
mem=$(/usr/bin/free|grep ^-)
cpu=$(grep '^cpu ' /proc/stat)
/bin/awk -v cpu="$cpu" -v mem="$mem" '
BEGIN {
  split(cpu,cpustats)
  print 100-int(100*cpustats[4]/(cpustats[1]+\
        cpustats[2]+cpustats[3]+cpustats[4]))
  split(mem,memstats);
  print int(100*memstats[3]/(memstats[3]+\
        memstats[4]));
}'

Agora, trate de criar um arquivo de configuração para o MRTG, e grave-o com o nome de mrtg.conf:

WorkDir: /home/brain/mrtg
Target[ppp0]: `/home/brain/mrtg/pppstats /proc/net/dev`
Title[ppp0]:"Tráfego na interface PPP0"              
PageTop[ppp0]: <h1>Tráfego de dados no modem local</h1>
MaxBytes[ppp0]:7168 
Options[ppp0]: growright,bits,noinfo                          
#Unscaled[ppp0]:ymwd

Target[perf]:`/home/brain/mrtg/cpustats` Title[perf]:"CPU e memória" PageTop[perf]:"<h1>Uso de CPU e memória</h1>" MaxBytes[perf]:100 Unscaled[perf]:ymwd Options[perf]: growright,noinfo,gauge YLegend[perf]: Percentual ShortLegend[perf]: % Legend1[perf]: Uso de tempo da CPU Legend2[perf]: Uso da memória real LegendI[perf]: CPU LegendO[perf]: Mem

Tudo está pronto! Agora inclua na sua crontab a linha para executar o mrtg a cada 5 minutos, passando como parâmetro o nome do arquivo de configuração que você criou, conforme o exemplo:

*/5 * * * * /usr/bin/mrtg /home/brain/mrtg/mrtg.conf

Após 5 minutos você poderá ver o início dos seus gráficos se formando nos arquivos em formato html que serão criados no diretório /home/brain/mrtg. Antes de 5 minutos, os dados aparecerão zerados, mesmo que você execute várias vezes o mrtg manualmente - isto é uma consequência do modo como ele calcula suas estatísticas.

Usando em uma página de abertura do Netscape

Minha página de abertura do Netscape (configurada através do menu Edit | Preferences) é o arquivo HTML copiado abaixo (com o nome de abertura.html), contendo um formulário para pesquisa rápida no google.com, link para os sites que visito com mais frequência, e inclusão de duas imagens geradas automaticamente pelo MRTG. Para usar o meu arquivo, tudo o que você tem que fazer é colá-lo em um arquivo abertura.html no seu diretório do mrtg, e depois editá-lo até ficar a seu gosto.

Veja a listagem do abertura.html:


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.