Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (LT Winmodem )

Dica: você encontra informações atualizadas sobre este tipo de hardware em http://www.jcmp3.com/, http://www.medres.ch/~jstifter/linux/pctel.html (site do mantenedor do driver PCTel), www.linmodems.org e www.jcmp3.cjb.net. O autor deste site não tem drivers para enviar por e-mail, nem informações adicionais.

Esta dica foi enviada pelo leitor Gilberto Joaquim de Melo (Darvin - darvin@brasilnet.net), e explica como instalar o suporte ao LT WinModem em ambiente Linux.

Como sempre quando se trata deste tipo de hardware, não há condições de testar por aqui, e continuo não recomendando a aquisição de WinModems ou qualquer outro tipo de modem baseado em HSP - modems de verdade são sempre melhores. Mas publico a dica porque pode ser útil a quem já tem este tipo de hardware.

Pelo que entendi, o driver é fornecido na forma de um módulo pré-compilado do kernel; portanto, use-o por sua conta e risco.

Agradeço ao leitor Gilberto que compartilhou a dica com a comunidade.


COMO FAZER UM LT WINMODEM FUNCIONAR NO LINUX

 

Como todos sabem, o Linux é um ÓTIMO sistema operacional, porém existem barreiras para que ele se torne mais fácil, ou seja, os fabricantes de Hardware. Vários fabricantes, desevolvem produtos que usam o mesmo driver no sistema ou seja não precisam gastar com tempo e dinheiro num projeto próprio. O que acaba sendo bom para usuários do Windows9X que tem como usar um driver padrão.

Neste conceito de economizar dinheiro e tempo foram criados os Winmodems. Logo de cara já dá pra perceber que NÃO são modems, pelo tamanho e pelo consumo exagerado de recursos do sistema. Estes winmodems se chamam HSP (Host Signal Processor).

Um destes dispositivos se chama LT Winmodem (modelo 565), é PCI, Plug and Play e tem software proprietário somente para Windows 9X.  Porém um dos funcionários da Lucent passou o código fonte de firmware para o pessoal do Linmodem Project GNU.  

RESUMINDO : Se você tem um winmodem PCI, que possui o Chipset Lucent igual ou parecido com modelo n° 1646T00, que diz que é DSP e Plug and Play (PnP) e tem o driver LT Modem DSP, LT Winmodem, ou LT Modem... PARABÉNS!!!  Este modem funciona no LINUX! Mas estou advertindo que nem eu e o autores dos drivers para Linux e nem o autor do script PPP FÁCIL nos responsabilizamos pelos problemas que poderão ocorrer no seu S.O. Mas creio eu que não vai acontecer nada, pelo menos comigo está tudo ok.

Eu estou utilizando o Conectiva Linux 4.0 já atualizado. Se você tiver outro Linux já vou avisando que o kernel mínimo é 2.2.5 ! Verifique a distribuição que você usa e também o versão do seu kernel. Quem conseguir com outro kernel por favor me mande um e-mail [nota do editor: mande o e-mail para darvin@brasilnet.net].

Os testes foram feitos num PC AMD K6-2 300 Mhz com Placa de vídeo SiS 530, som on-board CMI8338 e uma placa de FAX MODEM DSP LT Winmodem da Lucent Tecnologies. E os testes de conexão foram feitos com a provedora Brasilnet Telecom - Fpolis, usando o script PPP Fácil do Augusto C. Campos. Agora que já contei a história e o mínimo exigido do LT Modem vamos à prática.

Primeiro vá em www.linmodems.org e pegue o driver do LT Modem ele se chama (linx565a.zip), se você não conseguir este arquivo me mande um e-mail que eu envio pra você. =)  

Depois de baixar o linx656a.zip descompacte ele em um diretório de sua preferência (o meu foi /ltmodem).  Agora digite dentro deste diretório o comando

./ltinst

Agora pegue o PPP Fácil, este script se encontra aqui mesmo no site do Linux In Brazil.  PRONTO! O LT Winmodem vai funcionar.  Eu falei que a instalação é mais fácil do que parece, mas tome cuidado. Este driver do LT Winmodem é ALPHA - ou seja, pode ter bugs. Portanto se você seguir à risca como eu não tará problemas.  Depois é só navegar na internet!     Até logo !  E obrigado a todos que me ajudaram no Fórum da Linux In Brazil.  

GILBERTO JOAQUIM DE MELO - DARVIN

darvin@brasilnet.net  


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.