Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Dicas Linux )

Configurando uma impressora

Esta dica, enviada pelo leitor Guilherme "Self-Destruct" Simoni, serve para configurar impressoras em geral sem usar utilitários de configuração como o LinuxConf, printtool ou o Yast. Impressoras que precisem de drivers (filtros) específicos precisam de detalhes adicionais não cobertos aqui - neste caso, consulte a seção Manuais. Nota: se você dispõe de utilitários de configuração instalados, não precisa passar por toda esta complexidade. Vamos à dica:

1o passo: ls /dev/lp* - Nessa listagem devem aparecer no minimo, normalmente, três devices de impressora ( /dev/lp0; /dev/lp1; /dev/lp2 ).

2o passo: Reinicie seu pc para verificar se seu linux está reconhecendo a sua porta de impressão. Procure na inicialização, algo do tipo lp* at 0x378 (Nota de Linux in Brazil - não é realmente necessário reinicializar a máquina, você pode obter o mesmo resultado utilizando apenas o comando dmesg)

3o passo: Criar uma impressora com o nome de "impressora" (sugestivo, nao?). Abra com qualquer editor de texto o arquivo /etc/printcap

4o passo: Digite:

 impressora:\
    :sd=/var/spool/lpd/impressora:\
    :mx#0:\
    :lp=/dev/lp*:

5o passo: Salve, saia, e crie o diretorio /var/spool/lpd/impressora

6o passo: Mude o grupo, e a permissao do diretório criado, através dos comandos:

chgrp lp /var/spool/lpd/impressora
chmod 755 /var/spool/lpd/impressora

7o passo: Teste sua impressora, usando o comando lpr. lpr -Pimpressora qualquerdoc.txt

[ << NT + Linux ] [ CD Recorder >> ]


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.