Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Freesco )

FREESCO

Wagner Stabolito (root@psinfo.com.br)

Dando uma olhada nos artigos da Linux in Brasil, um em particular chamou a minha atenção, mais precisamente o que trata das mini distribuições, pois não menciona uma que uso já faz algum tempo, com ótimos resultados. Trata-se do FREESCO (http://www.freesco.org).

Trata-se de uma distribuição voltada a construção de roteadores, bridges ou para dar acesso à Internet via ppp. O FREESCO, reconhece até 3 placas de rede e dois modems.

Já tenho dois roteadores montados (sem contar com um amigo que já deve ter montado vários deles), um deles trabalhando na minha empresa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo em um simples floppy de 1,44 MB.

Para se ter uma idéia da facilidade de criação do disco de sistema, baixe o arquivo freesco-0.27.zip (pode ser que já exista uma versão mais atual), descompacte-o e execute rawrite.exe freesco.xyz, em modo DOS ou dd if=freesco.xyz of=/dev/fd0, se em Linux. Terminada a gravação, o disco já é inicializavel, e no prompt BOOT, basta digitar SETUP, para entrar no modo configuração. Após terminada a configuração, de acordo com as necessidades, o sistema avisará que as alterações só serão válidas após a próxima inicialização, e o fará automaticamente, sendo que bastará ele deixar iniciar normalmente, para estar operacional.

Existe a possibilidade de se usar um HD, porém, como tudo é feito em memória, apenas o boot será mais rápido - a menos que se pretenda usar o servidor WEB que vem incorporado, não se justifica o uso do HD. O meu roteador está com um HD de 170 MB instalado, porém não uso, pois o roteador não é desligado, não sendo necessário portanto, ficar iniciando a máquina.

Outro problema de se usar o HD, é que ele precisará dar boot em modo DOS, sendo então necessária uma licença do MS-DOS. Isso pode ser resolvido, usando-se o FREE-DOS (http://www.freedos.org), pois basta fazer o fdisk e formatá-lo apenas para dar boot. Um utilitário presente no floppy (move2hd), transfere a imagem do disco para o HD, e no autoexec.bat, inserir o router.bat ( presente na distribuição), que o freesco será carregado. Possui um servidor DNS cache que, segundo o manual, melhora a performance da navegação na Internet. Nos testes que fiz, não notei melhora. Pode ser que no caso de linhas discadas (eu uso Speedy), essa performance realmente aconteça. UM problema, se é que pode-se dizer, trata-se do fato do roteamento ser estático (isso é mencionado na própria página da FREESCO), mas isso não chega a atrapalhar, pois o meu roteador está com a placa de rede eth0 conectada ao modem Speedy e a placa eth1 está conectada ao HUB, portanto, rotas estáticas.

Possui servidor DHCP, que facilita a configuração em estações Windows, podendo ser definido o range de IPs, o que diminui o pool de rede, tornando o roteamento mais rápido. Os IPs, podem ser fixados para hosts da rede, o que significa dizer, uma máquina, apesar de configurada para DHCP, sempre usará o mesmo IP.

Faz redirecionamento de serviços, como servidores WEB, servidores de mail e servidores FTP, pois mapeia as portas padrão do endereço válido para IP's de rede interna (segurança), podendo inclusive direcionar para máquinas diferentes (já testei, funciona muito bem). Possui uma BAN List (lista de banimento), onde se definem máquinas que não acessam a Internet.

Na empresa de um amigo, que foi onde o montei o primeiro, tenho um 486DX4/100 com 16 MB de memória e DHCP, o segundo, o que está na minha empresa, também é um 486DX4/100 MHz, com 32 MB de memória e IPs fixos. Não entrarei em detalhes sobre a configuração, pois apesar de fácil, as opções são muitas.

Apenas um aviso, que me salvou a pele na hora - use placas de rede que possam ser configuradas a partir de seus disquetes de instalação, para verificar e alterar seus endereços de I/O e IRQ's. Acredite, isso poupará muito trabalho, pois a versão que tenho instalada (V 0.27), não detecta as placas de rede automaticamente, pois durante a configuração, ele perguntará qual o I/O e o IRQ usado.

A página do Freesco contém um manual on-line (em inglês),além de versões em rtf para download.

Se você quiser reutilizar aquele velho 386, colecionador de pó, que está encostado, porque vc é como eu, tem pena de jogar ele no lixo, e está precisando de um roteador, use o FREESCO, pois vale a pena.

Wagner Stabolito (root@psinfo.com.br)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.