Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Economia de energia )

Economizando energia

Augusto C. Campos (brain@matrix.com.br)

O Brasil passa por uma situação em que a economia de energia elétrica deixou de ser apenas uma boa idéia, e passou a ser uma obrigação. Muitos de nós utilizam os computadores como ferramentas de trabalho, e com isto se obrigam a um dispêndio com energia. Entretanto, o uso de energia pode ser racionalizado. Você já pensou em quanta energia é desperdiçada enquanto você deixa o micro ligado e sai para um cafezinho, ou lê uma revista, ou fala ao telefone?

Desligar o computador nem sempre é adequado - é comum deixarmos tarefas sendo processadas, downloads em execução e conexões de rede ativas enquanto não estamos olhando para a tela. Além do mais, o tempo de reinicialização do micro pode ser muito longo, e durante o período desligado, o computador fica indisponível para requisições via rede.

Entretanto, se analisarmos o consumo de cada um dos componentes de um computador pessoal, poderemos facilmente notar que o monitor de vídeo pode ser um grande vilão. No meu caso, por exemplo, a fonte do computador tem um consumo de 120W, e o monitor consome 130W - mais do que a CPU! E o mais interessante é que se desligarmos o monitor (nos períodos de ociosidade), o processamento do computador não se altera.

Mas desligar o monitor manualmente nem sempre é a melhor solução. A maior parte dos sistemas operacionais modernos (o Windows NT é a única exceção que me ocorre no momento) permite que você defina intervalos de tempo para desligamento automático do monitor, e assim o seu monitor desligará automaticamente após 5 minutos (por exemplo) sem movimento do teclado ou mouse, e retornará assim que detectar alguma atividade.

No caso da maior parte dos monitores modernos com suporte ao padrão DPMS, há 3 situações de consumo: ligado, stand-by, suspenso e desligado. No caso do meu monitor, ao entrar no modo stand-by o consumo cai para 30W, e no modo "desligado" o consumo fica em apenas 5W. O retorno do modo stand-by para o ligado é quase instantâneo. Do modo suspenso, há uma demora de cerca de 2 segundos, e do modo desligado demora o mesmo tempo que quando ligo o monitor através do botão liga-desliga.

Para usar estes modos de baixo consumo de energia, é necessário ter suporte no monitor, no sistema operacional (o Linux tem) e na BIOS. O suporte na BIOS é diferente para cada modelo, verifique no manual do seu equipamento, ou tente compreender através da estrutura de menus (em geral é bastante simples, basta ativar a opção correspondente).

A configuração no Linux também é simples. Você pode procurar as opções correspondentes no seu ambiente gráfico preferido (exemplos: GNOME, KDE), ou pode editar os arquivos de configuração. Abaixo veremos duas possibilidades de edição de arquivos, escolha a que lhe parecer mais fácil.

Editando a configuração do XFree

A configuração do modo gráfico do seu computador geralmente fica no arquivo XF86Config, localizado no diretório /etc/X11 ou /etc. Neste arquivo, você deverá localizar a seção "Device" relativa à sua placa de vídeo (atenção, pois você pode ter múltiplas seções Device no arquivo) e acrescentar a linha:

  Option "power_saver"

Em seguida, localize a seção "Screen" e acrescente:

  StandbyTime x
  SuspendTime y
  OffTime z

substituindo x, y e z pelo número de minutos de inatividade que você quer que decorram antes de o monitor entrar nos modos Stand-By, Suspenso e Desligado. Na próxima vez que você iniciar o modo gráfico, as configurações já estarão ativas. (caso a sua versão do XFree seja diferente da minha, digite man XF86Config para detalhes sobre as diversas opções de configuração).

Alterando a configuração através de comandos

Você pode alterar a configuração de DPMS do monitor interativamente, através de comandos na shell. Estes comandos podem também ser incluídos nos arquivos .Xdefaults, .xClients, ou .xinitrc, dependendo da sua configuração, para execução automática no momento em que o modo gráfico se inicializa.

Para começar, vamos aprender como ativar ou desativar o modo de economia de energia. Se você digitar xset -dpms, o seu sistema não irá mais entrar em modo de economia de energia, até que você digite xset +dpms (ou reinicie o modo gráfico).

Você pode também definir os tempos para cada modo atravpes do comando xset, com a seguinte sintaxe:

  xset dpms x y z

substituindo x, y e z pelo número de minutos de inatividade que você quer que decorram antes de o monitor entrar nos modos Stand-By, Suspenso e Desligado. Lembre-se que esta configuração só irá valer até a próxima inicialização do ambiente gráfico.

Você pode ainda forçar o monitor a entrar em qualquer um dos modos, através do parâmetro "force":

  xset dpms force standby
  xset dpms force suspend
  xset dpms force off

Maiores informações

Limitei-me a explicar sobre a configuração de DPMI. Há outras maneiras de configurar o seu PC para economia de energia, inclusive com o desligamento programado de diversos componentes, como os discos rígidos, controladoras de periféricos, etc.

nformações sobre estas tecnologias (incluindo APM, ACPI, etc.) podem ser encontradas em http://mobilix.org/apm_linux.html e no Ecology-HOWTO (http://mobilix.org/Ecology-HOWTO.html).

Este artigo do about.com sobre a configuração de economia de energia também dá muita informação sobre DPMI e monitores.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.