Eduardo Brandl da Silva (brandl@globalite.com.br)
Nota do Editor:
Embora o foco do texto do Eduardo não seja relacionado ao Linux, o ADSL Router 812 Office Connect é um método comum de conexão à Internet pelo Linux, e os conceitos de redirecionamento de portas que ele aborda podem ser utilizados para muitos outros fins: redirecione a porta 22, e você poderá dar ssh para máquinas de sua rede interna facilmente. Redirecione a porta 80, e tenha um servidor web - e assim por diante. Ao final, acrescentei um item extra: como fazer o DCC funcionar no KVirc 2.1.2 usando este roteador. Quem tiver dicas adicionais, está convidado a enviar seu tutorial para publicação neste mesmo espaço. -- Augusto Campos
Entre no seu Router (Para entrar pela WEB em seu router, você precisa descobrir qual é o endereço IP de rede interna do mesmo - se for em Windows, rode o winipcfg e veja o endereço do gateway padrão. Em Linux, veja as rotas e encontre qual o gateway da rota default). Feito isso, dentro dele, entre no menu "Configuration" que esta localizado a esquerda da sua tela. Após isto clique na opção "Remote Sites Profiles" e depois clique no botão "Modify"; Irá abrir uma nova janela onde você clicará em "Next"; Outra janela aparecerá e você deve procurar a opção "Static Ports" e clicar em "TCP"; Assim abrirá uma janela onde você clicará no botão "Add" e após isto você colocará em "Public TCP Port" e em "Private TCP Port" a porta 5000 (ou outra que você queira usar para DCC, e que será configurada no seu programa de IRC).
No campo "Private IP Adress" você deve colocar o endereço IP da sua máquina de Rede Interna no qual seu micro estiver ligado ao Router (caso existam duas placas de rede, o IP é daquela placa que estiver ligada na mesma rede do seu ADSL Router.).
Após preencher todos os campos corretamente como descrito acima, clique em "Add".
Em seguida, clique "Prev" e você voltará para a tela principal com o menu "Remote Site IP". Nela você clicará em "Modify".
Após isto, você clicará no botão "Save Configuration" que fica localizado no menu vertical a sua esquerda. Feito isto, salve sua configuração, reinicie o router, conecte-se ao IRC e desfrute novamente do prazer de utilizar do envio e recebimento de arquivos.
Primeiro passo: setar no menu "Connect/local info" do seu mIRC o "lookup method" como "server";
Segundo passo: no menu "Dcc/Options" setar uma porta genérica "5000" em ambos campos do item "DCC ports" - esta porta tem que ser a mesma que foi escolhida na configuração do router;
Obs: esta porta pode ser genérica e ter qualquer valor escolhido por você mesmo. È aconselhável que se utilize portas de valor acima de 2000, pois são portas que o seu computador não utiliza com freqüência e assim não acarreta nenhum problema de colisão.
No menu Options/General Options/DCC/General, localize o campo "Use the following local IP address" e preencha com o endereço IP externo do seu router - é o que aparece no comando "/whois" ou "/dns" do próprio KVirc. Em seguida, em "Use the following range of ports", preencha o número da porta selecionada no roteador (no exemplo, 5000) tanto no campo Min quanto no campo Max. E pronto!
Você pode experimentar com a abertura de mais portas, e até abrir portas diferentes para cada computador de sua rede, mas a lógica é sempre a mesma.
Eduardo Brandl da Silva (brandl@globalite.com.br)
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.