Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (apli )

Soft brasileiro de contabilidade para Linux

Certamente uma das áreas em que mais se sente a falta de softwares no Linux é a da automação empresarial. Sistemas como Folha de Pagamento, Contas a Pagar, Contas a Receber, Fluxo de Caixa e outros são básicos para a maior parte das empresas, e se encontram (com níveis de qualidade e preço que podem variar muito) praticamente em qualquer esquina.

Este tipo de software, ainda que existisse no exterior, geralmente tem dificuldades para ser utilizado internacionalmente, por ser altamente dependente da legislação e das práticas comerciais de cada país.

É por isso que ficamos muito felizes em receber o anúncio do lançamento de um sistema de Contabilidade Geral para Linux, pela Brasil Informática em parceria com a Conectiva. Melhor ainda, ele está sendo lançado gratuitamente (embora não seja um free software, pois seus fontes não serão publicados).

O software tem características dos melhores sistemas de contabilidade encontrados em outras plataformas, e roda nativamente em Linux.

Reproduzimos abaixo a descrição do sistema. Veja que interessantes os motivos que levaram a Brasil Informática a passar para a plataforma Linux :-)

Sistema de Contabilidade para Linux

A Brasil Informática, empresa de informática com 15 anos de mercado, está disponibilizando GRATUITAMENTE em parceria com a Conectiva seu sistema de Contabilidade para LINUX.

O sistema será distribuído em conjunto com a nova versão do Conectiva LINUX Edição Servidor - V.4.2, mas também pode ser obtido no endereço http://www.brasil-info.com.br.

Os fontes não são distribuídos, mas não há restrição de qualquer espécie para uso do software. O usuário poderá instalá-lo em quantas máquinas quiser, redistribuir, etc.

Mas não para por aí, está previsto para Janeiro/2000 o lançamento de uma edição do Conectiva Linux com todos os softwares integrados de gestão empresarial da Brasil Informática (Ativo, Contabilidade, Lucro Presumido, Escrita Fiscal, Folha de Pagamento, Financeiro, Faturamento, Estoque), com isso, as empresas de qualquer porte terão, em apenas uma caixinha, tudo o que precisam (sistema operacional para todos os seus computadores, servidor de rede, aplicativos diversos para montar uma INTRANET, softwares de gestão empresarial, etc.) a um preço aproximado de R$500,00. Atualmente estes softwares são comercializados a um preço médio de R$1.200,00 cada.

Ao migrar da plataforma Microsoft para a plataforma Linux constatamos um aumento considerável na estabilidade, o que justifica a redução de preço, pois a grande maioria dos problemas reportados ao nosso suporte são ocasionados pelo mau funcionamento do sistema operacional Windows. A migração só foi possível graças ao FlagShip, conjunto de aplicativos e bibliotecas que converte código CA-Clipper em código C puro (GNU C - gcc). Caso alguém se interesse em conhecer melhor este fantástico software é só acessar o website da Inso Informática, distribuidor exclusivo do software no Brasil no endereço http://www.inso.com.br

Nossa meta para o futuro é disponibilizar versões para banco de dados relacionais (Oracle, Sybase, Ingress, etc.) e também para ambiente gráfico.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.