Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Colabore com o br-linux.org!

Como colaborar disponibilizando conteúdo para a comunidade

O site br-linux.org tem por objetivo disponibilizar informação com qualidade e confiabilidade para a comunidade Linux. Inicialmente (até 1999, aproximadamente) o foco deste objetivo era a disponibilização de artigos e tutoriais. A partir daí, houve uma multiplicação de websites nacionais especializados na disponibilização de tutoriais e artigos escritos pela comunidade, e pudemos nos concentrar na divulgação de notícias - que inclui a divulgação da publicação de tutoriais e artigos interessantes em outros sites, em geral por intermédio da submissão de uma sugestão de notícia por parte do próprio autor do texto.

O BR-Linux é mantido por uma pessoa só, e há algum tempo a meta é publicar 8 a 14 notícias relevantes sobre software livre por dia. A publicação de um único artigo (envolvendo as tarefas de leitura, avaliação, verificação ortográfica, etc.) na Seção de Tutoriais toma mais tempo do que a publicação do conjunto de notícias de um dia, o que naturalmente fazia com que a fila para publicação crescesse sem controle. Mesmo a presença de um voluntário para ajudar na tarefa (obrigado, Mike "Fuji" Matsumoto!) não resolveu a situação, embora tenha melhorado bastante.

Considerando o acima exposto, em 1 de janeiro de 2005 resolvi declarar congelada a área de tutoriais do BR-Linux. Os materiais lá publicados continuarão disponíveis, mas de agora em diante a política oficial do BR-Linux com relação a tutoriais é encorajar sua publicação em sites pessoais ou nos demais portais da comunidade.

Se você não dispõe de um site pessoal e acha que não vale a pena criar uma página no seu provedor ou em sites especializados em disponibilizar conteúdo (como o Yahoo Geocities ou o HPG) para divulgar seu material (pense bem, e pense a longo prazo!), o BR-Linux recomenda a publicação no Viva o Linux, especializado neste tipo de conteúdo e mantido com muita seriedade e competência.

Isto significa que o BR-Linux não tem interesse no seu material? Pelo contrário! Embora não estejamos mais hospedando o seu material, temos o maior interesse em divulgá-lo. Quando ele estiver publicado, não deixe de nos avisar, para que possamos incluir uma notícia sobre ele na capa do BR-Linux.

Como enviar pequenas dicas e artigos para a área de notícias

Se, mesmo após ler o texto acima, você acredita que seu material deveria ser publicado integralmente como uma notícia do BR-Linux, não precisa ter receio de entrar em contato. Não é muito frequente este tipo de publicação, mas dependendo do assunto, das características da redação e da correlação do tema com notícias recentes, pode ocorrer. Para sugerir o texto para publicação, envie-o como sugestão de notícia, ná íntegra e já em versão final.

De modo geral tenho o maior prazer em publicar artigos contribuídos pela comunidade, mas você terá muito mais chance de ser publicado rapidamente se o seu texto se enquadrar nas seguintes metas:

Tenho orgulho de sempre privilegiar material inédito e de boa qualidade; veja bem, não basta traduzir arquivos de outros sites, ou digitar artigos de revistas. Estamos em busca de opiniões e idéias originais. Que tal compartilhar seu conhecimento com os demais usuários?

Se você tiver dúvidas, entre em contato para que possamos trocar idéias sobre a sua proposta de artigo.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.