Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Coluna software )

Software!


edição 8 - 2 de agosto de 2001
Augusto Campos - brain@matrix.com.br

Esta é mais uma semana sem tema específico, tratando de tudo que me chamou a atenção esta semana nos sites de lançamentos. Recebi algumas mensagens perguntando, então respondo aqui para todos: esta coluna, bem como todo o restante do Linux in Brazil, é editada utilizando o joe, que não é um editor HTML, e sim um editor de texto comum, modo texto. E eu testo a visualização dela utilizando o Opera, um browser comercial.

Tenho estado bastante satisfeito com o software de correio eletrônico mutt (em modo texto). Entretanto, sei que muitos usuários nunca estão contentes com seu e-mail, e por isto sempre dou atenção especial a esta classe de aplicativo. Esta semana, o destaque vai para o Ishmail, um cliente gráfico, com componentes Motif (ou Lesstif), descendente de um produto comercial de alguns anos atrás. Parece ser sólido e cheio de recursos, embora não muito bonito. Veja os screenshots. Ah, e o Sylpheed também lançou versão nova *hoje*.

O Format tem uma proposta interessante, embora possa parecer trivial: ele formata disquetes, tanto nos formatos tradicionais (1400K) como nos formatos incomuns, aproveitando ao máximo a capacidade dos drives mais modernos. As opções de sistemas de arquivos incluem FAT-12, FAT-16, FAT-32, ext2 e minix. Claro que há outras maneiras de realizar esta mesma tarefa, mas mesmo assim este utilitário parece útil para ter no seu kit para emergências...

Outro utilitário despretencioso e muito oportuno é o ^txt2regex$. Produto genuinamente nacional, seu autor é o Aurélio Marinho Jargas, que também é o autor de um livro lançado esta semana sobre expressões regulares (eu vou comprar, e ajudá-lo a ficar milionário!) e de uma coluna mensal sobre o uso do Linux em modo texto. O ^txt2regex$ é uma espécie de Wizard para facilitar a criação de expressões regulares, totalmente feito com builtins do bash. Esta screenshot pode ajudar a entender ;-)

O pessoal da Revista do Linux hoje me avisou que publicou no site deles um artigo meu (inédito!) sobre emuladores de videogames para Linux - bem no espírito desta coluna, certo? E este artigo não vai sair na edição impressa, então se você tem interesse, visite o site :-)

Para encerrar a semana, já que estamos falando em joguinhos, veja o spakes - o popular jogo da cobra, comum em celulares, videogames e computadores de 8 bits ;-) - mas em versão multiplayer, para até 4 jogadores via rede! Talvez não seja um substituto à altura para o Quake, mas talvez você ache divertido...

Até a semana que vem!


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.