Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Coluna software )

Software!


edição 7 - 26 de julho de 2001
Augusto Campos - brain@matrix.com.br

Esta semana a coluna não tem tema específico - apenas uma coleção do que mais me chamou a atenção entre os mais recentes lançamentos e atualizações dos sites especializados em software. Divirta-se :)

O Partition Image pretende ser um clone funcional do Symantec Ghost - ou pelo menos de sua função mais básica que é gerar arquivos imagem do conteúdo de discos e partições, permitindo sua posterior recuperação ou reprodução em outro computador. Se você faz instalações em massa, ou se está preocupado com o risco de perder os seus dados, que tal gerar uma imagem compactada de suas partições e gravar em um CD-ROM? O programa inclui ainda disquetes de boot, opcionais, para permitir seu uso em computadores sem o Linux instalado. E se você quer *mesmo* se prevenir, dê uma olhada em três programas que eu já analisei anteriormente (na Revista do Linux): o Timo's Rescue CD set e o TOMSRTBT, ambos muito úteis quando você não está conseguindo dar boot, e o Mondo, que gera CDs de backup bootáveis.

Esta semana encontrei um novo visualizador de imagens, desta vez para o GNOME. Chama-se GThumb, e tem tudo o que você espera de um visualizador: thumbnails, slideshow, etc. Particularmente prefiro a economia de recursos do qiv, mas o objetivo da coluna é comentar as novidades, certo? ;-)

E se você mantém um servidor web e de vez em quando tem que ficar escrevendo pequenas rotinas CGI para manipular formulários HTML de seus usuários, pode querer considerar o Formmail, um script em Perl que manipula automaticamente qualquer formulário, converte os caracteres, e envia por e-mail para quem você determinar. Ensine os seus webdesigners a usá-lo, e você nunca mais terá que criar rotinas novas para cada campo que eles resolverem adicionar. E, ao contrário do que acontece com formulários MAILTO:, o browser dos usuários não precisa estar com o e-mail configurado...

O webmaster que estiver pensando em criar um sistema de weblog (ou 'blog') deve dar uma olhada no Diaweblog, uma interface entre irc e blog - um bot coleta entradas para o weblog e atualiza o site automaticamente. A idéia parece ser boa, verifique.

E para completar a semana, um editor de HTML: o Quanta, feito para o KDE. Ele tem muitos recursos interessantes, veja as screenshots! Embora eu prefira continuar editando com o joe...

Até a próxima!


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.