O assunto da semana é o SirCam (veja a reportagem do IDGNow), mais um dos muitos vírus/worms que se espalham automaticamente por e-mail e infectam os computadores dos usuários de Windows. Usuários de Linux não precisam se preocupar com esse tipo de ameaça, mas aqueles entre nós que são administradores de sistemas podem ter interesse em configurar seus servidores de correio eletrônico para impedir a propagação deste tipo de attachment em suas redes. Já abordei este assunto várias vezes aqui no Linux in Brazil (veja na seção de Dicas), mas sempre podemos ver mais algumas alternativas. Experimente, por exemplo, o MIMEDefang, que modifica os anexos "perigosos" de e-mail. Ou o Amavis, um vírus scanner especializado em servidores de e-mail (que aliás já está incluso no SuSE Linux 7.2). E não deixe de ver também o pai de todos os filtros de e-mail, o tradicional procmail.
Para ser sincero, o assunto da semana deveria ser outro: eu pretendia falar sobre softwares para a criação de albuns de fotografia virtuais - para aquelas pessoas que precisam ou gostam de montar páginas web com as fotos da turma, ou com coleções de imagens scanneadas ou coletadas na Internet. E não vou deixar o SirCam mudar meus planos ;-)
O primeiro programa da série é o Album, que pega um diretório contendo fotos, cria automaticamente os thumbnails e monta os arquivos HTML necessários, com a aparência regulada por temas. Veja os exemplos.
O PhotoShrink é bastante similar. Feito em Python, ele se encarrega de gerar os thumbnails e os arquivos HTML. Veja o exemplo. E veja também o ThumbNails e o My Photo Gallery.
Criar etiquetas para CD-ROMs é uma necessidade comum, ainda mais agora que os gravadores domésticos de CDs alcançaram preços acessíveis. O KCDLabel cria todas as capas necessárias, inclusive as etiquetas circulares para gravar no próprio CD. Veja os exemplos. Ainda não usei, mas gostaria de saber se ele é compatível com as etiquetas mais comuns no mercado nacional (marca Pimaco). Se você souber, me avise. E veja também o Disc-Cover, que parece não ser tão fácil de usar, mas fornece alguns recursos extras.
O pessoal do IRC poderá gostar do pisg, um programa em Perl que gera estatísticas muito interessantes a partir de logs de bots ou de clientes IRC. Veja este exemplo real. E o autor do pisg tem bastante material interessante até para quem não gosta de IRC, como configurações do Mutt e uma coleção de fotos do Tux interessantes como esta.
Para fechar a semana, um software incomum: o Babytrans, um programa tradutor que utiliza os arquivos .dic do Babylon Translator, um software de tradução comercial para Windows. Ele é bastante funcional, podendo inclusive ser colocado no painel do GNOME - experimente!
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.