Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Coluna software )

Software!


edição 5 - 11 de julho de 2001
Augusto Campos - brain@matrix.com.br

Esta semana o foco será o usuário doméstico - administradores de sistemas, não fiquem brabos, pois vocês já tiveram sua semana também. Para a semana que vem, estou pensando em um especial sobre conversores de arquivos - aqueles softwares que permitem ler arquivos do Word, Excel, etc. sem instalar um pacote de Office. Você tem sugestões? Manifeste-se!

O ZGV é um programa que já me foi muito útil, embora há muito tempo eu não tenha precisado de seus serviços. Basicamente ele é um visualizador de imagens, repleto de recursos, e baseado na svgalib - o que significa que ele permite que você veja suas imagens em modo gráfico no console, mesmo sem ter o X instalado. Excelente como complemento de browsers em modo texto, como o links, o lynx e o w3m, ou de clientes de e-mail como o mutt e o Pine.

Se a rede que você administra ou utiliza entrou na onda do LDAP, você não pode deixar de conhecer o GQ, um cliente LDAP com recursos específicos para administradores de diretórios, inclusive a possibilidade de editar qualquer entrada (desde que você tenha os direitos de acesso) e de gerar dumps de seu diretório (ou de partes dele) em formato LDIF, para que você possa ceder à tentação de escrever um script simples em AWK para mudar as propriedades de todos os seus usuários de uma vez só, e aí reimportá-los. Já que tocamos no assunto, conheça também o pacote MigrationTools, capaz de pegar as bases de dados do /etc (inclusive passwd, shadow, groups, hosts, aliases, services e muito mais) e convertê-las para o formato LDAP (e alimentá-las automaticamente no seu servidor, se você quiser). O uso é bastante simples, e pode economizar bastante dor de cabeça.

Uma dúvida que eu tenho encontrado frequentemente nos canais de IRC relacionados ao Linux é sobre a possibilidade de criar "salas de bate-papo" em websites, onde os usuários teriam acesso a canais específicos de um servidor de IRC qualquer. De fato existem várias alternativas para isto, e uma que me chamou a atenção pela versatilidade é o CGI:IRC (veja também os screenshots). Infelizmente, a maior parte dos "administradores" de IRC não está acostumada a ler sobre o tema, e eles vão continuar perguntando nos canais (sem obter resposta), por mais que todos os sites especializados tenham a resposta :-)

Converter a sua coleção de CDs de áudio para MP3 pode ser uma medida questionável, mas sem dúvida é bastante prático. O The One Ripper surgiu para facilitar esta tarefa, controlando seu encoders e rippers favoritos (como o bladeenc e o cdparanoia, que já devem estar instalados), acessando a base de dados CDDB para dar nome a cada faixa corretamente, e diversas outras facilidades. Vale a pena experimentar.

Por falar em áudio, o beep.c é um projeto ao mesmo tempo despretencioso e muito mais útil do que parece à primeira vista: ele permite emitir beeps através do alto-falante interno do PC. Assim, seus scripts podem avisar a chegada de um mail importante, ou a presença de alguém no IRC ou ICQ, ou uma tentativa de invasão (quem sabe?) sem interromper a execução de suas MP3, e sem se limitar à mesmice do "echo \a".

E se eu abri a coluna desta semana falando de um visualizador de imagens para console, é justo que eu a encerre com um visualizados para o X11 (modo gráfico): o qiv. Rápido, com bons recursos, é excelente para a sua tarefa: visualizar imagens. É o que eu uso como default. Experimente, e até a semana que vem!

.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.