Como prometi na semana passada, esta edição da coluna vai trazer dicas de software coletadas nas edições recentes de revistas internacionais sobre Linux, tais como o Linux Journal, a Linux Magazine e a Linux Format.
Para começar, um software ao mesmo tempo pequeno e útil: o LogTool, cujo único propósito é formatar (e opcionalmente colorizar) as entradas do syslog. Excelente para criar relatórios automáticos via e-mail, ou para manter uma janela no canto da tela exibindo os eventos mais recentes do sistema. Um mecanismo de configuração bastante simples permite que você defina strings ou expressões regulares que definirão com que cor cada linha do log deverá aparecer. Existem muitos softwares neste estilo, mas o LogTool é o que eu uso, e recomendo.
Outro software simples e interessante é o apg, um gerador de senhas
aleatórias pronunciáveis. Se você tem dificuldade para escolher senhas
difíceis de quebrar, ou se pretende educar os usuários de sua rede nas boas
práticas de segurança, este utilitário pode ajudar, acabando com a
dificuldade em escolher uma senha que não conste no dicionário mas que seja
fácil de memorizar. Quem sabe assim eles abandonem o hábito de anotá-las em
um papel e colar embaixo do teclado ;-)
O GKrellm (ilustrado à direita) é a ferramenta "da moda" para monitoramento do sistema, mantendo de maneira ordenada e visualmente agradável as informações sobre os mais diversos itens do sistema. Mas se você usa apenas o console, e quer monitorar a conexão PPP, o PPPStatus pode ser a solução. Ele mostra todas as informações importantes, inclusive a análise do desempenho - atenção para as screenshots!
Administradores de servidores web vão gostar do w3perl, mais um analisador de logs de acesso a websites, capaz de gerar estatísticas incrementais horárias, diárias e semanais, contendo todas as análises típicas deste tipo de programa: quais as páginas mais acessadas, quais os browsers mais usados, quais os clientes mais frequentes, etc. O mais importante: os relatórios são completos, simples de entender, e incluem gráficos. Uma alternativa mais popular, no mesmo estilo, é o webalizer, que também merece sua análise.
Para encerrar, uma dica aos usuários do leitor de e-mail Mutt (e também os do Pine): o Muttprint permite imprimir os e-mails com formatação similar à do Netscape Messenger - com cabeçalhos, negritos, e tudo o mais que você tem direito. Uma beleza!
Continuem escrevendo com suas dicas e sugestões. Até a próxima semana!
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.