Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Coluna software )

Software!


edição 3 - 28 de junho de 2001
Augusto Campos - brain@matrix.com.br

A terceira edição desta coluna semanal está 3 dias atrasada, mas tenho certeza de que vocês irão me perdoar. Esta semana tratarei de correio eletrônico e análise de tráfego, e já adianto que para a semana que vem (possivelmente sem atraso ;-) estarei preparando uma seleção dos softwares analisados por revistas internacionais sobre Linux.

Uma dúvida muito comum entre os administradores de rede recém-chegados ao mundo Linux é sobre como fazer o servidor de correio eletrônico barrar mensagens contendo determinados tipos de arquivos anexo, tais como arquivos .AVI, .PPS, .EXE, .PIF, arquivos muito grandes, mensagens contendo determinados textos no campo Subject, e outras categorias similares. Já abordei este assunto anteriormente em um artigo, mas esta semana descobri outra alternativa interessante, chamada Inflex, e que funciona em conjunto com o Sendmail.

Usuários domésticos também podem instalar seu próprio filtro, mas para eles faz mais sentido verificar o e-mail *antes* de baixá-lo do servidor, para evitar a ocupação de preciosos minutos da linha discada transferindo spams quilométricos. O mailfilter e o popsneaker são duas opções que apagam o spam automaticamente, diretamente no servidor POP de seu provedor, sem antes ter que baixá-lo. Mas cuidado com a configuração, ou você pode acabar apagando o que não gostaria...

Já que estou falando de e-mail, vou aproveitar para mencionar o Sylpheed. Estamos apenas na terceira edição desta coluna, e já recebi 8 mails sugerindo uma análise deste programa. De fato, ele parece ser excelente: suporta múltiplas contas POP3/APOP, mostra corretamente as threads de e-mail, suporta MIME, lê news (nntp), a interface é agradável (GTK), checa mail automaticamente, filtra as mensagens de acordo com regras definidas pelo usuário, e muito mais. Vou ser franco: ele não me agrada. Gosto de baixar mensagens POP através do fetchpop ou do fetchmail, filtrá-las com todo o poder dos scripts do procmail (incluindo aí os excelentes scripts anti-spam disponíveis na Internet), e depois lê-las com o programa mais conveniente no momento: pine, mutt, Netscape... Todos eles compartilham o mesmo formato de mailbox. Já o Sylpheed opta pelo formato MH, menos comum, o que reduz a interoperabilidade. Mas se o que você quer um programa de e-mail para o seu desktop, poderoso, fácil de usar e com uma interface agradável, experimente!


ntop

Para terminar, o ntop é um aplicativo bastante simples de instalar, e que justifica o esforço em qualquer rede onde não se dispõe de ferramentas avançadas de administração. A versão 2.0 beta foi lançada hoje, e dispõe de interface via web ou shell. O ntop captura os pacotes da sua rede local e gera diversas estatísticas interessantes, tais como: uso de rede classificado por protocolo, por origem, por destino, matriz de tráfego, e outras. A interface é simples e permite muitas conclusões úteis sobre o que se passa na sua rede.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.