A primeira edição desta coluna deixou a desejar em termos de softwares de aplicação - foquei demais os programas para administradores de sistemas, e esqueci os usuários finais. Esta semana vou corrigir o erro, e aproveitar para agradecer a excelente acolhida que a coluna teve: infelizmente não é possível responder ou publicar todas as sugestões e comentários, mas todas são lidas e verificadas com atenção.
Muitos usuários aceitam as recomendações de configuração de modo de vídeo geradas pelos programas de instalação das distribuições de Linux - alguns por comodismo, outros por simplesmente não saberem como é possível fazer um ajuste fino das configurações (embora exista até um Video Timings HOWTO, cujo objetivo é justamente explicar como gerar as configurações necessárias para conseguir a melhor resolução e desempenho do seu monitor. Agora há mais uma opção: o Gtk modeline, um programa que gera as configurações automaticamente. Você ainda vai ter que "sujar as mãos" editando os arquivos de configuração, mas os cálculos serão todos automatizados.
O XMMS é merecidamente o mais conhecido MP3 player para Linux, e é incluído como default em todas as distribuições comercias de Linux. A sua versão 1.2.5 foi lançada hoje, embora não seja por isso que eu resolvi mencioná-lo. Apesar de sua popularidade, muita gente não sabe é que ele suporta uma série de efeitos visuais capazes de fazer seu monitor ficar parecendo uma das novas propagandas do Macintosh! Pressione Ctrl+V para verificar se a sua distribuição inclui algum plugin de visualização, ou escolha o seu no site. Eu particularmente prefiro o plugin Blursk, que está em plena atividade, aqui ao lado da janela do Joe, enquanto escrevo este texto.
Se você costuma bater papo no IRC (experimente o irc.matrix.net.br!), provavelmente já conhece o X-Chat. Independente disso, visite o site e agende um download e reinstalação, pois o X-Chat está se aproximando da versão 1.8, e muitas das novas opções já estão disponíveis e em teste. E se você não se sente seduzido pela "velocidade" dos scripts em Perl e janelas GTK, experimente também o DusK para BitchX, meu script em português para irc em modo texto...
Se você leu na revista Veja desta semana o comentário sobre os weblogs (mistura de sites pessoais com diários públicos) e ficou com vontade de fazer o seu, há muitas opções no Linux. Experimente o bplog, que exige apenas o Apache com suporte a PHP e o MySQL. Outra alternativa é o Dope, em Perl (exige o Apache com mod_perl e o MySQL). Muitas outras opções podem ser encontradas em uma rápida pesquisa no Freshmeat - se você tem um bom domínio do Linux e algum tipo de conexão permanente à Internet, pode ser possível rodar o seu weblog diretamente a partir do seu quarto - ou então convença seu provedor a instalar estes softs ;-)
Finalmente, este artigo da Linux Gazette está tão sintonizado com o espírito desta coluna, que não pude deixar de acrescentar um link. O autor apresenta uma série de aplicativos simples, úteis e pouco conhecidos. Recomendo a leitura, e aguardo seus comentários e sugestões!
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.